Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #150
janeiro de 2012
Índice da Edição 150
Destaque
Show
Galeria
Capa
Holofote
Iluminando
Direção de Fotografia
Teatro
Editorial
Em Foco
Televisão
Final Cut
Operação de Vídeo

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Final Cut: Tutorial Final Cut Pro X
Animação dos filtros
por Ricardo Honório 27/01/2012
No tutorial deste mês vamos aprender a manipular e a editar os filtros com keyframes. Tal procedimento permite ainda animar quando for preciso que o filtro mude em movimento. Para isso, vamos até a aba Filtros para utilizar um deles.

APLICANDO UM FILTRO

Na aba Effects, que pode ser acionada através do atalho "command + 5" ou por meio de um clique no botão Effects, escolha o filtro "50s TV", que simula a imagem de um televisor antigo. Feito isso, arraste este filtro para cima da imagem que deseja modificar. Note que a aplicação será realizada na imagem como um todo.

Agora precisamos ligar o inspector para poder editar mais facilmente. Então, selecione a imagem, que ficará marcada em amarelo, e clique no botão inspector para editar o filtro. Repare que o primeiro ajuste que aparece é o filtro que você escolheu - 50s TV -, e à frente dele há uma porcentagem que se refere à quantidade do filtro que foi aplicada. Neste caso, ele vem com 50%.

Vamos zerar esse número. Primeiro, coloque o cursor no começo da imagem e, em seguida, marque um keyframe no começo da timeline da imagem na qual você aplicou o filtro. Observe que os botões para criar um keyframe ficam ao lado do número da porcentagem do filtro. Quando você marca, ele ganha a cor laranja.

Pronto! Ande com o play da timeline para o meio da imagem selecionada e, em seguida, marque um novo keyframe e mude o ajuste para 50%. Repare que, dessa maneira, a imagem vai sendo envelhecida aos poucos.

Feito. Com isso aplicamos um filtro e editamos o tempo que ele entra. Se quiser repetir no final, faça o mesmo procedimento: posicione o cursor no final da cena e marque um keyframe; agora passe o ajuste que está em 50% para 0% e pronto - ele voltará ao normal.
Para resetar os ajustes de keyframe, basta clicar na seta. Essa função reseta todos os ajustes. Outra opção é clicar no botão de luz azul, que desliga o filtro. Por último, para apagar o filtro é só clicar nele e deletar usando o botão delete do teclado.
Basta seguir os mesmos passos para testar esse procedimento de keyframe em outros filtros. Experimente, ainda, combinar efeitos diferentes e ajustá-los.

 
Versão para impressão de
“ Edição #150:  Final Cut” Envie este artigo
para um amigo

 ARTIGOS RELACIONADOS - FINAL CUT
Trabalhando com RED nativo no FCPX (Edição #162 - 20/01/2013)
Sincronismo e Multicam (Edição #154 - 24/06/2012)
Tutorial Final Cut Pro X (Edição #149 - 18/12/2011)
Tutorial Final Cut Pro X (Edição #148 - 27/11/2011)
Tutorial Final Cut Pro X (Edição #151 - 19/02/2012)
Luz & Cena © Copyright 2000 / 2020 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Est. Jacarepaguá, 7655 salas 704/705 - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22753-900 - Telefone: 21 2436-1825