Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #151
fevereiro de 2012
Índice da Edição 151
Holofote
Direção de Fotografia
Destaque
Galeria
Operalção de Vídeo
Final Cut

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Final Cut: Tutorial Final Cut Pro X
Atalhos de Edição
por Ricardo Honório 19/02/2012
Neste tutorial vamos aprender a trabalhar de uma maneira mais eficiente no novo Final Cut Pro X. Para isso, aprenderemos todos os detalhes de ferramentas para edição.

Vamos começar com ferramentas básicas.

Quando você tem na sua janela da esquerda a lista de todos os clipes que você importou, é possível passar o mouse em cima e verificar o pedaço que deseja jogar para a timeline. Após marcar In e Out com I e O (Figura 1) no teclado, ele aparece, com a quantidade em tempo selecionado (Figura 2).



É importante você adicionar esses pedaços marcados a um fichário à parte em Favoritos (Figura 3). Para isso, basta apertar o botão F do teclado - depois de ter selecionado seu clipe -, e, em seguida, apertar o botão E. Com isso, não importa aonde está posicionado o seu cursor na timeline: ele sempre vai colar seus vídeos na sequência do último vídeo do projeto.


Lembrando que, ao começar um projeto, o primeiro material a se jogar na timeline deve ser um vídeo, para que a leitura do sistema automático de verificação de formato seja eficiente. Se não jogar um vídeo em primeiro lugar, teremos problemas com o setup do projeto, a não ser que você tenha certeza do formato e frame rate de seu vídeo (Figura 4).


Bom, chegou a hora de continuar a montagem do nosso filme. Para isso, vou selecionar mais uma figura. Como quero colocar na sequência da primeira, aperto o F para adicionar a Favoritos, e, depois, o E novamente, para colocar na sequência do filme (Figura 5). Repare que não importava a ordem do cursor: ele posicionou automaticamente para o final da cena 1 (Figura 6).



Já para adicionar uma cena por cima da edição primária, basta apertar o botão Q no teclado de connect. Com isso, podemos trabalhar conectados à linha 1 e fazer inserts pontuados nos lugares desejados (Figura 7). Neste caso, a ordem do cursor influencia, sim. Se esquecer o cursor da timeline em lugar errado, ele cola essa cena onde estiver.


Já a tecla W do teclado serve para fazer um insert e não estragar o conteúdo posterior de seu vídeo. Veja o exemplo na figura. Tínhamos duas cenas e queremos colocar uma terceira no meio das duas. Para isso, basta levar o cursor ao ponto que queremos e apertar a tecla W na timeline. Ele se encaixa no meio das duas cenas (Figuras 8 e 9).



No próximo tutorial, faremos a sequência do filme. Para agilizar o processo de edição, você irá conferir ainda mais detalhes úteis sobre ferramentas.

Ricardo Honório é editor de
vídeo e professor do Studio Motion, em São Paulo.
envie suas sugestões e dúvidas para 
ricardo@studiomotion.com.br.
Seu e-mail poderá ser publicado na revista.
Versão para impressão de
“ Edição #151:  Final Cut” Envie este artigo
para um amigo

 ARTIGOS RELACIONADOS - FINAL CUT
Saídas de vídeo com Video Share (Edição #152 - 11/03/2012)
Sincronismo e Multicam (Edição #154 - 24/06/2012)
FCPX 10.0.6 (Edição #161 - 09/12/2012)
Tutorial Final Cut Pro X (Edição #150 - 27/01/2012)
Tutorial Final Cut Pro X (Edição #148 - 27/11/2011)
Luz & Cena © Copyright 2000 / 2020 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Est. Jacarepaguá, 7655 salas 704/705 - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22753-900 - Telefone: 21 2436-1825