Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #150
janeiro de 2012
Índice da Edição 150
Destaque
Show
Galeria
Capa
Holofote
Iluminando
Direção de Fotografia
Teatro
Editorial
Em Foco
Televisão
Final Cut
Operação de Vídeo

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Editorial: Múltipla convergência
por Marcio Teixeira 27/01/2012
Autor: Título: O ano novo chega trazendo uma Luz & Cena informativa e rica visualmente. Como sempre, vale ressaltar. E como você, prezado leitor, pôde reparar em nossa capa, o "prato principal" é a série Ed Mort, exibida pelo Multishow. A convergência de universos é algo que chama a atenção nesse produto, que além de colocar o humor no sisudo mundo dos detetives particulares (mérito do criador do personagem, o grande Luis Fernando Veríssimo, vale lembrar), mistura a modernidade visual dos cortes rápidos e dos ângulos inusitados à soturna classe noir, que funciona como uma verdadeira ponte para a década de 1940.

Como poderão conferir na matéria de Fernando Barros, a série dirigida por Eduardo Albergaria, que tem Fernando Caruso como protagonista, busca dar essa nova/antiga cara à obra sem descaracterizar as histórias escritas por Veríssimo (lançadas originalmente nos livros Ed Mort e Outras Histórias, de 1979, e Sexo na Cabeça, de 1980), o que dá origem a - novamente, notem as convergências - uma série cômica nacional com qualidade audiovisual internacional que é, ao mesmo tempo, inteligente e popular. Claro, é sempre bom perguntar: quem foi que, afinal, um dia teve a audácia de dizer que o público não é inteligente?

A união de vertentes, dessa vez em forma de multiplicidade profissional, é o centro de outra das matérias da edição. Em Paralelismo, cujo subtítulo bastante explicativo é Iluminador do Restart mergulha em outros projetos durante turnê da banda, o repórter Rodrigo Sabatinelli mostra os dois projetos paralelos que Ricardo Silva, o Rico, conseguiu desenvolver e colocar em prática apesar de sua agenda lotada. De um lado, a criação do mapa de luz utilizado durante as gravações do primeiro DVD de Projota, um dos principais novos nomes do rap tupiniquim. Do outro, a concepção cênica das apresentações da DJ Mayara Leme, algo novo em shows de música eletrônica.
As outras matérias também têm um "quê de múltiplo" em suas linhas. Se em uma os diversos benefícios da tecnologia LED na TV ficam evidentes, na outra conferimos detalhes sobre as cores e formas marcantes de Varekai, mais um mágico espetáculo que sai da fábrica de sonhos Cirque du Soleil para conquistar o mundo.

Agora é partir para o sumário e, de lá, iniciar sua viagem pela Luz & Cena 150, a primeira de 2012, que, se depender da gente, será um ano bem produtivo.

Boa leitura!
Marcio Teixeira
Versão para impressão de
“ Edição #150:  Editorial” Envie este artigo
para um amigo

 ARTIGOS RELACIONADOS - EDITORIAL
Geléia geral (Edição #66 - 01/12/2005)
Dupla de sucesso (Edição #99 - 17/10/2007)
CAMINHOS ALTERNATIVOS (Edição #140 - 21/03/2011)
Renovar é preciso (Edição #118 - 10/05/2009)
Pra quem quiser ver (Edição #123 - 14/10/2009)
Luz & Cena © Copyright 2000 / 2020 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Est. Jacarepaguá, 7655 salas 704/705 - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22753-900 - Telefone: 21 2436-1825