Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #150
janeiro de 2012
Índice da Edição 150
Destaque
Show
Galeria
Capa
Holofote
Iluminando
Direção de Fotografia
Teatro
Editorial
Em Foco
Televisão
Final Cut
Operação de Vídeo

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Holofote: Patrick Villela
por Bruno Bauzer 26/01/2012
foto: Divulgação
Formado em Engenharia Elétrica, Patrick Villela começou a fotografar durante a faculdade, em 2003, com câmeras compactas. Três anos depois, começou a trabalhar na área do petróleo como Engenheiro de Perfilagem, mas sem deixar de lado a fotografia. O vídeo ainda não lhe interessava. Em 2008, Patrick ganhou uma Nikon D40, sua primeira DSLR, que lhe serviu de estímulo para mergulhar de cabeça na arte.

"Comprei uma D90 em 2009, durante um curso de fotografia. Contando com o apoio da minha namorada na época, larguei o petróleo para investir na carreira de fotógrafo. Um pouco depois, no final de 2010, comecei a filmar e, desde então, não parei mais. Continuei sempre estudando, fazendo cursos como o de Direção de Fotografia na AICtv [Academia Internacional de Cinema e TV], no Rio de Janeiro", lembra.

Seu trabalho com vídeo começou por acaso. Fazia filmes de todas as suas viagens, e assim que a Nikon lançou a D7000 Full HD, ele comprou sem pensar duas vezes. No seu primeiro ensaio fotográfico, feitos ao lado de outros amigos fotógrafos, Patrick resolveu não fotografar, mas, sim, filmar. "Como estávamos fotografando com luz contínua, isso foi possível. Foi o meu primeiro filme, um fashion film. Desde então peguei gosto e acabei realizando outros trabalhos nessa parte de moda, como a última campanha da Redley", destaca Patrick.

A referida campanha é um de seus trabalhos mais importantes até o momento, e embora a versão completa não tenha sido utilizada comercialmente, a peça contou com uma trilha original exclusiva criada pelo músico e produtor Wladimir Gasper e o apoio do fotógrafo Demian Jacob e da empresa de marketing jovem EPA! Youth Marketing. Patrick, que atualmente está focado na produção de fashion films e de dois curtas, afirma, categoricamente, que o sucesso depende apenas do profissional.

"Com a grande entrada de câmeras de baixo custo e alta qualidade, o mercado está saturado, mas isso não impede que haja espaço para pessoas criativas e com vontade de saber mais. Essa busca por atualização trará opções de criação e enriquecerá o trabalho que for seja usando os conhecimentos recém-adquiridos ou a carga de informação acumulada ao longo dos anos", analisa o profissional. "E sempre cresce quem sabe escutar as críticas e aprende com elas", encerra Patrick.

Metodologia de trabalho: Gosto de ter boa parte do trabalho planejada, mas me permito criar na execução e na finalização. Acredito no trabalho em equipe e no valor que outros profissionais podem agregar a um material.

Principais influências: Stanley Kubrick, pela dinâmica, e Philip Bloom, pelos conhecimentos e técnicas com HDSLR, entre vários outros que gosto de pesquisar no Vimeo como referência, conforme as minhas necessidades.

Projeto especial que já realizou: Burton's Essence, pelas portas que se abriram

Câmera: Nikon D7000 e Canon 5D Mark II

Lentes: 24-70mm 2.8 Nikkor, 50mm 1.8 Nikkor, 85mm 1.8 Nikkor, 24-70mm 2.8 Canon, 70-200mm 2.8 Canon e 50mm 1.4 Canon

Plataforma de trabalho: Mac Os X Lion

Software de edição: Final Cut Pro 7 e X para edição e FCPX Color para cor, além de After Effects e Photoshop

Gravador de som portátil: Zoom H4n. Estou testando o iPhone com o aplicativo Pro Audio To Go.

Sonho de consumo profissional: Uma câmera RED Epic com kit UltraPrime Zeiss

Planos para o futuro: Realizar alguns curtas, participar de um longa e investir em treinamentos

Dica para quem começa: Sempre estude, pratique muito e mantenha-se sempre próximo a pessoas com mais experiência para que possa estar sempre aprendendo. Além disso, compartilhe os seus conhecimentos com outros profissionais, pois isso o fará amadurecer.
Versão para impressão de
“ Edição #150:  Holofote” Envie este artigo
para um amigo

 ARTIGOS RELACIONADOS - HOLOFOTE
Isabel Paranhos (Edição #127 - 12/02/2010)
Juliana Fernandes (Edição #144 - 21/07/2011)
Dóris Rollemberg (Edição #133 - 12/08/2010)
Altayr Derossi (Edição #152 - 11/03/2012)
Lu Grecco (Edição #155 - 24/06/2012)
Luz & Cena © Copyright 2000 / 2024 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Est. Jacarepaguá, 7655 salas 704/705 - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22753-900 - Telefone: 21 2436-1825