|
 |
|
 |
Holofote: Patrick Villela
por Bruno Bauzer
|
26/01/2012
|
 |
Formado em Engenharia Elétrica, Patrick Villela começou a fotografar durante a faculdade, em 2003, com câmeras compactas. Três anos depois, começou a trabalhar na área do petróleo como Engenheiro de Perfilagem, mas sem deixar de lado a fotografia. O vídeo ainda não lhe interessava. Em 2008, Patrick ganhou uma Nikon D40, sua primeira DSLR, que lhe serviu de estímulo para mergulhar de cabeça na arte.
"Comprei uma D90 em 2009, durante um curso de fotografia. Contando com o apoio da minha namorada na época, larguei o petróleo para investir na carreira de fotógrafo. Um pouco depois, no final de 2010, comecei a filmar e, desde então, não parei mais. Continuei sempre estudando, fazendo cursos como o de Direção de Fotografia na AICtv [Academia Internacional de Cinema e TV], no Rio de Janeiro", lembra.
Seu trabalho com vídeo começou por acaso. Fazia filmes de todas as suas viagens, e assim que a Nikon lançou a D7000 Full HD, ele comprou sem pensar duas vezes. No seu primeiro ensaio fotográfico, feitos ao lado de outros amigos fotógrafos, Patrick resolveu não fotografar, mas, sim, filmar. "Como estávamos fotografando com luz contínua, isso foi possível. Foi o meu primeiro filme, um fashion film. Desde então peguei gosto e acabei realizando outros trabalhos nessa parte de moda, como a última campanha da Redley", destaca Patrick.
A referida campanha é um de seus trabalhos mais importantes até o momento, e embora a versão completa não tenha sido utilizada comercialmente, a peça contou com uma trilha original exclusiva criada pelo músico e produtor Wladimir Gasper e o apoio do fotógrafo Demian Jacob e da empresa de marketing jovem EPA! Youth Marketing. Patrick, que atualmente está focado na produção de fashion films e de dois curtas, afirma, categoricamente, que o sucesso depende apenas do profissional.
"Com a grande entrada de câmeras de baixo custo e alta qualidade, o mercado está saturado, mas isso não impede que haja espaço para pessoas criativas e com vontade de saber mais. Essa busca por atualização trará opções de criação e enriquecerá o trabalho que for seja usando os conhecimentos recém-adquiridos ou a carga de informação acumulada ao longo dos anos", analisa o profissional. "E sempre cresce quem sabe escutar as críticas e aprende com elas", encerra Patrick.
Metodologia de trabalho: Gosto de ter boa parte do trabalho planejada, mas me permito criar na execução e na finalização. Acredito no trabalho em equipe e no valor que outros profissionais podem agregar a um material.
Principais influências: Stanley Kubrick, pela dinâmica, e Philip Bloom, pelos conhecimentos e técnicas com HDSLR, entre vários outros que gosto de pesquisar no Vimeo como referência, conforme as minhas necessidades.
Projeto especial que já realizou: Burton's Essence, pelas portas que se abriram
Câmera: Nikon D7000 e Canon 5D Mark II
Lentes: 24-70mm 2.8 Nikkor, 50mm 1.8 Nikkor, 85mm 1.8 Nikkor, 24-70mm 2.8 Canon, 70-200mm 2.8 Canon e 50mm 1.4 Canon
Plataforma de trabalho: Mac Os X Lion
Software de edição: Final Cut Pro 7 e X para edição e FCPX Color para cor, além de After Effects e Photoshop
Gravador de som portátil: Zoom H4n. Estou testando o iPhone com o aplicativo Pro Audio To Go.
Sonho de consumo profissional: Uma câmera RED Epic com kit UltraPrime Zeiss
Planos para o futuro: Realizar alguns curtas, participar de um longa e investir em treinamentos
Dica para quem começa: Sempre estude, pratique muito e mantenha-se sempre próximo a pessoas com mais experiência para que possa estar sempre aprendendo. Além disso, compartilhe os seus conhecimentos com outros profissionais, pois isso o fará amadurecer.
|
ARTIGOS RELACIONADOS - HOLOFOTE |





|
|
|