Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #148
novembro de 2011
Índice da Edição 148
Destaque
Em Foco
Galeria
Holofote
Iluminando
Produtos
Mercado
Final Cut

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Final Cut: Tutorial Final Cut Pro X
Aplicando e customizando looks no FCPX
por Ricardo Honório 27/11/2011
Neste tutorial vamos aprender a aplicar looks prontos, que vêm na biblioteca do Final Cut Pro X, e também a ajustar e salvar looks.Para começar, selecione a imagem à qual deseja aplicar um look específico (figura 1), mas, antes, vamos entender que looks são setups de cores que você pode aplicar em uma imagem ou em um grupo de imagens. Esses setups mudam as características reais da cena, acrescentando ou tirando elementos de cor e luz.

Isso serve para você associar a imagem ao passado, criar um clima de sonho ou um efeito de imagem de deserto, por exemplo. São muitas as aplicações possíveis para se montar, e, definitivamente, os looks são ferramentas de mudanças significativas no roteiro e na maneira de se contar uma história.

Clique na imagem desejada, abra o menu filtros com command + 5 no teclado ou clique no botão "filtros". Serão abertas as opções "all effects" - entre elas, escolha a opção "Looks" (figura 2) com a opção da ferramenta "skimming" ligada. É possível ver em real time como fica a imagem com o filtro aplicado: basta passar o mouse (figura 3) em cima do filtro selecionado ou dar play e você tem o preview da imagem com o filtro. Esse recurso é muito importante no FCPX. Na versão anterior do software, teríamos que aplicar o filtro, renderizar e apagar para ter uma noção de como ficaria.

Continuando, agora que escolhemos o look específico, basta arrastar o filtro para a imagem desejada (figura 4). Eu, por exemplo. arrastei e apliquei o 50s TV. Para editar este filtro você clica no botão "I" Inspector; em seguida, na aba "Video", aparece "Effects" em primeiro lugar, opção que permite a você modificar o filtro, criar key frames (figura 5) e combinar filtros.


Para apagar os filtros, é só clicar sobre o filtro na janela Inspector e apertar o "Delete" no teclado. Repare que a posição original do filtro parte de 50%. Se você diminuir ou acrescentar mais do filtro, a mudança é visível direto na tela.


Para salvar um setup, clique em Color, Correction 1 e seta. Há um botão no canto no qual você deve clicar, escolhendo a opção "Save Preset" (figura 6).

Pronto: agora renomeie e você terá um preset configurado que pode ser aplicado em outros pedaços do vídeo ou em grupos inteiros de uma só vez.

Ricardo Honório é editor de vídeo e professor do Studio Motion, em São Paulo.
Versão para impressão de
“ Edição #148:  Final Cut” Envie este artigo
para um amigo

 ARTIGOS RELACIONADOS - FINAL CUT
Trabalhando com RED nativo no FCPX (Edição #162 - 20/01/2013)
FCPX 10.0.6 (Edição #161 - 09/12/2012)
Sincronismo e Multicam (Edição #154 - 24/06/2012)
Saídas de vídeo com Video Share (Edição #152 - 11/03/2012)
Tutorial Final Cut Pro X (Edição #150 - 27/01/2012)
Luz & Cena © Copyright 2000 / 2020 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Est. Jacarepaguá, 7655 salas 704/705 - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22753-900 - Telefone: 21 2436-1825