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Direção de fotografia: Câmeras Profissionais (Parte 2)
por Léo Miranda
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11/03/2012
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Primeiros ajustes
Na matéria anterior, demos início ao entendimento das câmeras profissionais, vendo como tratá-las e conferindo os primeiros cuidados na montagem. Agora, na segunda parte, veremos os primeiros ajustes que devemos fazer, ou seja, as funções que temos para o ajuste do viewfinder.
Depois de colocar a bateria e ligar a câmera (On), nunca devemos esquecer de regular o viewfinder e seus recursos no menu.
![](/images/geral/11_3_2012_12_11_15_IMAGEM-1.jpg)
O viewfinder, por tradução quer dizer "visor", sendo que este visor das câmeras profissionais tem ajustes para regular a imagem de maneira única e adequada a cada pessoa. Vamos melhorar um pouco este conceito tomando como exemplo um carro.
Quando sentamos num carro que nunca dirigimos, ajustamos a altura e posicionamento do banco, a inclinação do encosto, o espelho retrovisor interno e os espelhos externos de maneira que tudo fique ergonomicamente e visivelmente perfeito para a nossa condução. Com uma câmera que nunca utilizamos não poderia ser diferente: precisamos ajustar o brilho, o contraste, a definição da imagem, o contorno (para melhor visualização da foco), o center-mark, o marker zone e colocarmos informações, visíveis ou não, como zebra, nível de bateria, modo de gravação, modulação do áudio, tally de gravação etc.
![](/images/geral/11_3_2012_12_11_48_IMAGEM-3.jpg)
Todos estes parâmetros que aparecem na tela não são gravados, servindo apenas para nos guiar e ajudar na captura das imagens. Os principais ajustes ficam praticamente em nossas mãos e bem visíveis, como na Foto 4. Para configurar os demais ajustes, devemos acessar o menu, lembrando que nas câmeras semiprofissionais e profissionais de pequeno porte praticamente todos estes ajustes ficam no menu.
![](/images/geral/11_3_2012_12_12_24_IMAGEM-4.jpg)
BOTÕES BÁSICOS E SUAS FUNÇÕES
Peaking - Regula o grau de contorno dos objetos ou pessoas e melhora a visualização de onde estamos focando.
Contrast - Regula o contraste da imagem. Alguns operadores gostam de aumentar o contraste quando captam imagens de pessoas para que fiquem mais nítidos os pontos de brilho e altas luzes.
Bright - Regula o brilho da imagem. Em situações de externa e com muito sol, acabamos perdendo a noção dos detalhes, portanto costuma-se diminuir o brilho nesta situação.
Display - Tem a função de exibir ou não os parâmetros regulados no menu.
Zebra - Na Foto 4 temos apenas um liga/desliga, mas no menu podemos regular esta função, que apresenta listas brancas alternadas com listas mais escuras da própria imagem. A Zebra serve como referência da intensidade luminosa. Por exemplo: se regularmos no menu a Zebra a 70, a imagem irá "zebrar" nos pontos em que atingir 70 IRE (IRE é a unidade de medida de sinal de luminância, sendo 140 IRE = 1 volt; a imagem ideal deve estar entre o nível do preto 7,5 IRE/setup pedestal e 100 IRE pico do branco).
Tally - No centro, fica desligado. Para cima, forte, e, para baixo, fraco. Nada mais é do que ligar e desligar um LED vermelho que aparece acima da câmera quando estamos em modo REC, gravando, ou nos casos em que a câmera está plugada ("no ar") numa unidade móvel ou switcher.
Assign 1 e 2 - Estes dois botões servem para ganhar tempo. Podemos configurar todos os parâmetros que queremos que apareçam previamente. Exemplo: Assign 1 - parâmetros para diurnas; Assign 2 - parâmetros para noturnas.
Mais duas coisas são importantes para que não fiquemos exaustos e com a visão prejudicada após uma jornada de gravação. A primeira delas é que as câmeras profissionais contam com uma rosca de aperto e um trilho deslizante para expandir e encolher o distanciamento do viewfinder em relação ao corpo da câmera. Até mesmo porque existem operadores que preferem utilizar o olho esquerdo ao invés do direito.
![](/images/geral/11_3_2012_12_12_48_IMAGEM-5.jpg)
A segunda é que devemos ajustar a dioptria (unidade de medida da potência de uma lente de correção corretiva - conhecida como "grau"). Mesmo dentro do viewfinder nas câmeras profissionais temos uma lente de correção que pode ser ajustada enroscando ou desenroscando a parte superior, bem próxima à borracha de proteção para os olhos. Caso não necessite da utilização desta lente, basta desenroscar.
![](/images/geral/11_3_2012_12_13_21_IMAGEM-6.jpg)
Começamos a entender um pouco de cada botãozinho e da "sopa de letras" que as câmeras carregam. Estes são os primeiros passos para saber o que queremos e aonde iremos enxergar através do viewfinder.
No próximo artigo, mais funções e recursos. Não percam.
Até o mês que vem!
Léo Miranda é diretor de fotografia e lighting designer.
Há 19 anos atuando na área de iluminação, é especializado
em gravações externas e eventos, já dirigiu a fotografia de comerciais e programas de TV e também ministra treinamento técnico e operacional a grandes empresas.
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