Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #149
dezembro de 2010
Índice da Edição 149
Destaque
Direção de Fotografia
Em Foco
Final Cut
Galeria
Iluminando
Entrevista
Operação de Vídeo
Produtos
Capa
Holofote
Show

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Em Foco: Em Foco
por Redação 17/12/2011
LIGHTING WEEK E EXPOMUSIC JUNTAS EM 2012

A Abrip (Associação Brasileira de Iluminação Profissional), organizadora da Lighting Week Brasil, e a Francal Feiras, responsável pela organização da Expomusic para a Abemúsica (Associação Brasileira de Música), anunciaram para 2012 a realização conjunta dos dois eventos.
"Compartilhando esforços na mesma direção, vamos atingir o objetivo de unir em um local setorizado os profissionais que antes tinham que se deslocar entre as duas feiras", destacou João Alonso Álvares, diretor da Abrip. Já Wanira Salles, gerente de negócios da Francal Feiras, afirmou que a união dará origem a resultados concretos e de sucesso. "Juntos e somando forças que vêm do conhecimento e da experiência, trabalharemos para o crescimento do mercado", acrescentou a executiva.
A terceira edição da Lighting Week ocorrerá entre os dias 19 e 23 de setembro de 2012. O evento será realizado no Pavilhão Branco do Expo Center Norte, em São Paulo, ao lado dos pavilhões vermelho e azul ocupados no mesmo período pela Expomusic. O lançamento comercial da LWB 2012 está marcado para o próximo dia 6 de dezembro, a partir das 10 horas, na sede da Francal Feiras, na capital paulista.
 
NOVO LED CONSOME DUAS MIL VEZES MENOS ENERGIA



Uma pesquisa recentemente publicada no conceituado diário online Nature Communications divulgou a criação, nos Estados Unidos, de um LED duas mil vezes mais eficiente, no que diz respeito ao consumo de energia, do que os dispositivos similares já existentes.
O aparelho foi desenvolvido por uma equipe da Universidade de Stanford e pode transmitir dados a 10 bilhões de bits por segundo. O consumo de energia é de apenas 0.25 femto-joules por bit - milhares de vezes menor do que os dispositivos semelhantes, que consomem 500 femto-joules por bit.
Liderados pelos cientistas Gary Shambat e Jelena Vuckovic, os pesquisadores criaram o dispositivo em nanoescala, o que pode ajudar na próxima geração de chips. O LED é um tipo especial de diodo, composto eletrônico semicondutor, que emite luz mais ou menos em uma única frequência e se assemelha a um laser.
O coração do aparelho é feito de pequenas ilhas de material (arseneto de índio) que, com pulsos de eletricidade, produz luz. Essas ilhas são cercadas por cristais que servem como espelhos, rebatendo a luz ao centro do aparelho, confinando-a dentro do LED e forçando uma única frequência de ressonância.
Menor do que uma moeda, o dispositivo contém centenas de LEDs em um único chip. Em comparação a outros aparelhos existentes, este diodo combina transmissão de luz e modulação em um mesmo aparelho, reduzindo drasticamente o consumo de energia.
 
EVENTO DE VIDEO MAPPING EM SÃO PAULO



Entre os dias 8 e 17 de dezembro, São Paulo será palco do Passport VJ University, um projeto que encherá o Memorial da América Latina de imagens e música no maior video mapping já feito na cidade. Promovido pela marca de uísque escocês Passport em parceria com o coletivo United VJs, o evento tem incluídos em sua programação workshops que serão realizados na escola de produção audiovisual Trackers Tower, com curadoria do premiado VJ Spetto e de grandes artistas internacionais.
Na noite de encerramento, está programada uma série de video mappings que serão projetados nos espaços do Edifício da Biblioteca e no Salão dos Atos. De acordo com informações divulgadas pela organização do evento, o espetáculo visual cobrirá totalmente as fachadas dos dois edifícios.
Todas as informações sobre o projeto, incluindo detalhes sobre a distribuição de ingressos, podem ser encontradas na Fan Page do Passport Scotch Brasil no Facebook (www.facebook.com/PassportScotchBrasil). Os interessados nos workshops devem se inscrever no site www.passportvjuniversity.com.br.
 
NOVOS CURSOS DE ILUMINAÇÃO NO IATEC



O Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação (IATEC) anunciou, para o início do ano de 2012, novos cursos de prática e técnica em iluminação. Serão três cursos oferecidos: Iluminação Cênica Intensivo, Programa Especial de Treinamento em Iluminação Cênica e Iluminação Cênica II Intensivo - Prática e Montagem. Os dois primeiros começam em 09/01, enquanto o último será iniciado uma semana depois, no dia 16.
O curso intensivo de Iluminação Cênica terá aulas teóricas em sala de aula, com experiências sonoras e ampla discussão dos temas que integram o programa do curso, cuja carga horária é de 30 horas. Já o Programa Especial de Treinamento em Iluminação Cênica é voltado para o treinamento direcionado, sendo formado por módulos livres. Ao todo, são 96 horas de curso.
Por fim, o curso de Iluminação Cênica II Intensivo - Prática e Montagem tem como público alvo profissionais da área em busca de uma formação mais estruturada. Entre os outros perfis para os quais a ação é voltada estão iniciantes que já cursaram Iluminação Cênica I e que pretendem iniciar na profissão e, ainda, profissionais de outras áreas do espetáculo interessados em compreender as técnicas de montagem e acabamento. A carga horária é de 42 horas.
Mais informações podem ser obtidas em www.iatec.com.br. Para os que decidirem pela participação nos cursos, as matrículas podem ser feitas de forma fácil e rápida no próprio site.
Versão para impressão de
“ Edição #149:  Em Foco” Envie este artigo
para um amigo

 ARTIGOS RELACIONADOS - EM FOCO
Em Foco (Edição #101 - 18/12/2007)
Em Foco (Edição #99 - 17/10/2007)
Em Foco (Edição #102 - 21/01/2008)
Em Foco (Edição #93 - 11/04/2007)
Torre Eiffel completa 120 anos e ganha iluminação especial (Edição #125 - 15/12/2009)
Luz & Cena © Copyright 2000 / 2022 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Est. Jacarepaguá, 7655 salas 704/705 - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22753-900 - Telefone: 21 2436-1825