Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #117
abril de 2009
Índice da Edição 117
Editorial
Em Foco
Produtos
Destaque
Holofote
Coluna Oz
Galeria

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Em Foco: Em Foco
por Tatiana Queiroz 04/04/2009
Comerciall distribui Wysiwyg e Vivien no Brasil
Em janeiro, Igor Fernando de Oliveira Silva, gerente de vendas para América do Sul da Cast Software, deu um curso sobre os dois programas à equipe técnica da Comerciall para que ela esteja apta a dar suporte aos consumidores. A Comerciall pretende promover workshops demonstrando os produtos em algumas capitais brasileiras.

Inscrições prorrogadas para a World Stage Design 2009

A segunda edição da World Stage Design (WSD), exposição internacional de cenografia, figurino, iluminação e sonoplastia, que será realizada de 19 a 30 de setembro na Coreia do Sul , teve suas inscrições prorrogadas até 15 de abril.

Promovida pela Organização Internacional de Cenógrafos, Técnicos e Arquitetos de Teatro (Oistat) em conjunto com seu núcleo coreano, a WSD é aberta à participação de qualquer artista do mundo.

O propósito é mapear a produção recente nessas áreas de tecnologia teatral, atuando de forma complementar à exposição da Quadrienal de Cenografia de Praga, que adota a representação por estandes nacionais.

Na WSD, todos os trabalhos inscritos são exibidos digitalmente, em telões, monitores de vídeo e terminais interativos. Um júri internacional selecionará, entre 15 e 30 de abril, alguns dos trabalhos para a exposição presencial no evento. Os melhores trabalhos em cada categoria receberão prêmios.

A primeira edição da WSD ocorreu em Toronto, no Canadá, em 2005. Em 2009, a WSD será realizada em Seul, paralelamente ao Congresso Mundial da Oistat, organização representada no Brasil pela Associação Brasileira de Iluminação Cênica (Abric).

Para inscrições e outras informações acesse: www.wsd2009.kr. Para mais informações em português, veja a notícia publicada no site da Luz & Cena sobre a WSD ou acesse o site da Abric: www.abric.org.br.

A mais forte, estruturada em cartaz no Rio de Janeiro

A companhia Teatro da Estrutura está em temporada no Rio de Janeiro com a peça A mais forte, estruturada, de August Strindberg e direção de Marcio Zatta. No espetáculo, através de um conflito aparentemente trivial, vivido por duas mulheres que disputam o amor do mesmo homem, o espectador é levado a se indagar sobre os fatos que são ou não importantes na vida e os caminhos escolhidos. A encenação segue a linha expressionista, onde a direção trabalha com técnicas de Artaud e Grotowski na interpretação dos atores, ambientação, figurinos, sonoplastia e iluminação.
 
O espetáculo está em cartaz aos sábados, às 21h, e domingo, às 20h, na sede da Cia. de Teatro Contemporâneo, na Rua Conde de Irajá 253, Botafogo. A temporada vai até 26 de abril. O ingresso custa R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada).
Informações: (21) 8243 6866 /(21) 7815 1930 ou contato@teatrodaestrutura.com.

HPL muda de telefone
Representante, entre outras, da marcas DTS e MA Lighting, a empresa HPL informa que seu telefone mudou para (11) 2088-9919.

ETC entra no mercado de LEDs

A ETC adquiriu a linha de produtos de LEDs da Selador, que conta com o exclusivo sistema x7 Color. Segundo o fabricante, o sistema possui uma tecnologia que produz luz e cores brilhantes em sete tonalidades superiores aos dos sistemas convencionais. Com um amplo espectro de branco e intensas cores, ele torna pigmentos e tons de pele muito mais naturais ao serem iluminados pelos LEDs. Entre os produtos da Selador, estão o  Paletta e o Lustr, que foram apresentados na LDI 2008.

As mesas da ETC estão capacitadas para controlar os equipamentos de LEDs mais facilmente. As últimas versões dos softwares das mesas Eos e Congo já integraram o controle da combinação de cores, tonalidade, saturação e intensidade dos equipamentos da Selador.

Leia mais sobre o sistema de cores x7 Color em: www.etcconnect.com/Community/blogs/lightminds/

E o Prêmio Shell vai para...

O 21º Prêmio Shell de Teatro do Rio de Janeiro foi entregue aos melhores da temporada carioca teatral de 2008, em 10 de março, no Oi Casa Grande. Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a homenagem especial à atriz Ida Gomes, que morreu recentemente, por sua grande contribuição ao teatro brasileiro.

A peça Não sobre o amor, da Sutil Companhia, foi a grande vencedora entre as categorias técnicas, premiada por melhor iluminação, de Beto Bruel, e cenário, de Daniela Thomas. No quesito música, excepcionalmente, os jurados optaram por dividir o prêmio entre Delia Fisher e Jules Vandystadt, pelos arranjos (vocal e instrumental) de Beatles num céu de diamantes e Fábio Nin, por É samba na veia, é Candeia.

Em São Paulo, a cerimônia foi realizada em 17 de março no espaço Estação São Paulo. Renato Bolelli Rebouças recebeu o prêmio pelo cenário da peça Arrufos e a dupla Felipe Cosse e Juliano Coelho, pela iluminação de Aqueles dois. Silvana Marcondes, Fernando Sato e Júlio Dojcsar ganharam na categoria figurino, por O santo guerreiro e o herói desajustado.

Confira a lista completa de vencedores do 21º Prêmio Shell de Teatro nas duas cidades:

RIO DE JANEIRO

Iluminação: Beto Bruel, por Não sobre o amor

Cenário: Daniela Thomas, por Não sobre o amor

Figurino: Inês Salgado, por O jardim das cerejeiras

Música: Delia Fisher e Jules Vandystadt, pelos arranjos (vocal e instrumental) de Beatles num céu de diamantes e Fábio Nin, por É samba na veia, é Candeia

Autor: Maurício Arruda Mendonça e Paulo de Moraes, por Inveja dos anjos

Diretor: Ary Coslov, por Traição

Ator: Sérgio Britto, por A última gravação de Krapp e Ato sem palavras I

Atriz: Patrícia Selonk, por Inveja dos anjos

Categoria especial: Charles Möeller e Claudio Botelho, pela expressiva contribuição ao gênero musical no cenário carioca

Homenagem: Ida Gomes, pela contribuição ao teatro brasileiro

SÃO PAULO

Iluminação: Felipe Cosse e Juliano Coelho, por Aqueles dois

Cenário: Renato Bolelli Rebouças, por Arrufos

Figurino: Silvana Marcondes, Fernando Sato e Júlio Dojcsar, por O santo guerreiro e o herói desajustado

Música: Josimar Carneiro, pela direção musical de Divina Elizeth

Autor: Marçal Aquino e Marília Toledo, por Amor de servidão

Diretor: Marco Antônio Braz, por A alma boa de Setsuan

Ator: Domingos Montagner e Fernando Sampaio, por A noite dos palhaços mudos

Atriz: Isabel Teixeira, por Rainha[(s)] - duas atrizes em busca de um coração

Categoria especial: Centro de Pesquisa Teatral do Sesc, pelos 10 anos do projeto Prêt-à-Porter

Homenagem: Professor e editor Jacó Guinsburg, pela contribuição ao pensamento crítico do teatro no Brasil

Esclarecemos:
Em relação à matéria da locadora Novalite, publicada na edição 116 (março) Vicente Vitale, dono da empresa, esclarece que o Oi Noites Cariocas e a Roda Rio 2016 tiveram o desenho de luz feito pela Zuluz Iluminação e execução da Novalite.

 
Versão para impressão de
“ Edição #117:  Em Foco” Envie este artigo
para um amigo

 ARTIGOS RELACIONADOS - EM FOCO
Em Foco (Edição #98 - 10/09/2007)
Em foco (Edição #140 - 21/03/2011)
MARIO DE SISTI APRESENTA NOVIDADES DE SUA EMPRESA EM EVENTO (Edição #164 - 14/04/2013)
Em Foco (Edição #66 - 01/12/2005)
Em Foco (Edição #84 - 19/07/2007)
Luz & Cena © Copyright 2000 / 2020 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Est. Jacarepaguá, 7655 salas 704/705 - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22753-900 - Telefone: 21 2436-1825