Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #138
janeiro de 2011
Índice da Edição 138
Editorial
Novos Produtos
Destaque
em Foco
Holofote
Final Cut Pro
Pergunte AO OZ
Galeria

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
em foco: Em foco
por Redação 12/01/2011
RECIFE ILUMINADA

Pelo segundo ano consecutivo, a projetista Jamile Tormann cuidou de toda a iluminação de Natal do Recife. Com o intuito de recuperar a memória da capital pernambucana e do seu povo, em 2010 a arquiteta decidiu concentrar a decoração especial na parte antiga da cidade, mas sem excluir do espetáculo de luzes a Praia de Boa Viagem, principal cartão postal do município.
 
O Rio Capibaribe, que cruza vários bairros e divide em duas a região central do Recife, recebeu as principais atrações da ornamentação natalina. No Cais da Alfândega, foi posicionada a árvore iluminada, com 33 metros de altura. Já perto da Ponte Maurício de Nassau, além de um telão de 11 metros de largura formado pelas águas do próprio curso d'água, foram instaladas 50 bolas iluminadas com lâmpadas de LED programadas para mudar de cor em sincronia com a música executada para acompanhar as projeções no painel líquido.

As avenidas Boa Viagem, na Zona Sul; Agamenon Magalhães, no Centro, e outras pontes da cidade também mudaram de cara para as festas de fim de ano. Em 2009, o trabalho de Jamile já tinha garantido à prefeitura da capital pernambucana uma economia de R$ 204 mil em gastos com energia. Em dezembro passado, a especialista em iluminação cênica repetiu o feito ao priorizar o uso de LEDs na decoração, que, segundo cálculos, deve poupar cerca de R$ 200 mil aos cofres públicos do município.


NEGÓCIO DA CHINA

A Philips inicia o ano ainda mais presente na Ásia. No apagar das luzes de 2010, a gigante holandesa adquiriu a NCW Holdings, companhia privada com sede na ilha de Hong Kong e uma unidade de produção na China continental. A compra, além de ajudar a multinacional a consolidar seu nome no mercado chinês de iluminação, garantirá aos clientes da marca espalhados pelo mundo uma maior variedade de produtos e soluções no ramo do entretenimento.

O catálago da NCW, que desenvolve, fabrica e distribui dispositivos para controle da iluminação e equipamentos convencionais e a LED para teatros, estúdios, shows e eventos esportivos, será incorporado pela Philips e passará a ter seus itens comercializados juntamente com os produtos de linhas como a Vari-Lite.

A aquisição da NCW , que já exportava para países da Europa e da América do Norte, é subsequente a outros investimentos feitos pela Philips no segmento. Em 2009, a companhia já havia comprado a neozelandesa Selecon, também especializada em equipamentos de iluminação profissional.
 

OLHO ABERTO

A Sony, que recentemente lançou sua primeira camcorder profissional digital portátil com sensor 35mm (PMW-F3), também reforça sua atuação no mercado brasileiro de broadcast. De olho nas emissoras e produtoras de televisão que estão atualizando seus portfólios neste momento de transição de tecnologias, a empresa apresenta a câmera PMW-500, o mais novo produto da linha XDCAM. 
Equipada com três sensores de imagem Power HAD FX CCD de 2/3 de polegada, a máquina, também indicada para free-lancers e empresas que alugam equipamentos, armazena as gravações em alta definição num cartão de memória SxS (mídia sólida).
Em meados de dezembro, a Sony também anunciou a extensão da garantia da HXR-NX5N, primeira filmadora AVCHD (formato de gravação em alta definição) profissional da marca. Os consumidores que adquirirem o modelo, que também integra a linha broadcast, contarão agora com três anos de suporte do fabricante, ao invés dos 12 meses habituais. A garantia estendida, porém, só vale para equipamentos comprados em pontos de venda autorizados. Informações em www.sonypro.com.br.

CURSOS DE FÉRIAS

Pensando naqueles que, por opção ou não, passarão o verão sem sombra ou água fresca, alguns centros de ensino e capacitação profissional programaram cursos de férias para os meses de janeiro e fevereiro.

A Escola São Paulo (www.escolasaopaulo.org), na capital paulista, oferece intensivos em diferentes áreas. Quem gosta de cinema e teatro, por exemplo, pode estudar cenografia com Isabelle Van Oost ou figurino com Fausto Viana. Outra alternativa é o curso de video-mapping (com José Luiz Sampaio), indicado para quem aprecia o diálogo entre arte e tecnologia.
Já no Rio de Janeiro, o Iatec (www.iatec.com.br) está com inscrições abertas para o workshop Stage Manager com Leslie Pearce, que acontece de 31 de janeiro a 3 de fevereiro, e para quem quer aprender Iluminação cênica (início em 31/01) ou Projeto e planejamento de infraestrutura para shows e eventos (início em 24/01).


PLÁSTICA VIRTUAL

A Nicolaudie, especializada em controladores de luz, está de site novo. A página eletrônica da empresa foi totalmente reformulada. Além de uma nova categorização para os produtos da casa (Architectural & Building/Show & Entertainment/OEM & Developer kits), ela traz informações mais detalhadas das soluções comercializadas e promete melhoras na navegação.

Para divulgar as mudanças, a companhia adotou uma estratégia agressiva: está oferecendo um produto de graça a todo distribuidor que anunciar em seu site, pelo período de um ano, um dos dispositivos da marca. Para 2011, a Nicolaudie ainda prepara outras novidades, como o lançamento de aplicativos para iluminação a LED próprios para iPhones, iPads e smartphones Google. Detalhes em www.nicolaudie.com.
Versão para impressão de
“ Edição #138:  em foco” Envie este artigo
para um amigo

 ARTIGOS RELACIONADOS - EM FOCO
Em Foco (Edição #132 - 14/07/2010)
Em Foco (Edição #127 - 12/02/2010)
Em foco (Edição #140 - 21/03/2011)
Em Foco (Edição #106 - 19/05/2008)
Em Foco (Edição #104 - 14/03/2008)
Luz & Cena © Copyright 2000 / 2020 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Est. Jacarepaguá, 7655 salas 704/705 - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22753-900 - Telefone: 21 2436-1825