Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #153
abril de 2012
Índice da Edição 153
Galeria
Final Cut
Holofote
Editorial
Iluminando
Destaque
Operador de Vídeo
Capa
Direção de Fotografia
Entrevista
Clipe

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
capa: Garota Iluminada
Luz é destaque na gravação de DVD de banda de forró
por Fernando Barros 16/04/2012
foto: Fabio Nunes
A banda Garota Safada reuniu 18 mil pessoas no Chevrolet Hall de Recife, no último mês de março, para a gravação de seu primeiro DVD, que teve a participação de convidados mais que especiais, dentre eles, a atriz-mirim Carolina Oliveira, protagonista da série Hoje é Dia de Maria, da TV Globo, e os cantores Léo Santana, do grupo Parangolé; Aline Rosa, da banda Cheiro de Amor; Bruno & Marrone e Dorgival Dantas. O DJ João Brasil, que vive na ponte aérea Londres - Rio de Janeiro, também participou da apresentação.

A mega produção, dirigida pela Apple Produções, contou com mais de 100 moving lights da marca Robe, além de dezenas de equipamentos, entre refletores, canhões seguidores, máquinas de fumaça e painéis de LED. Na captação de imagens foram usados equipamentos de alta tecnologia, como, por exemplo, câmeras de cinema.



Francisco Gabriel, o Pincel, que tem em sua bagagem trabalhos com artistas como Rebeldes, Calcinha Preta, Limão com Mel, Malla 100 Alça, Grupo Sou Muleke e Rogério & Regiane, entre outros, foi o responsável pela luz do show. De acordo com ele, que criou as cenas inspirado na mais recente aparição da cantora Madonna, no intervalo do Super Bowl - o maior evento esportivo dos Estados Unidos, transmitido para todo o mundo -, a luz deveria estabelecer relação entre a música, o público e as câmeras.

"Optei por usar muitos contrastes. Moving lights dos tipos spot e beam formaram desenhos, enquanto os wash e LEDs wash 600 formaram 'massas' e deram contrastes no balé e na banda. Para os elementos do cenário e a escada, usamos ribaltas e diversas PAR LED de 3 W", disse, destacando, ainda, a integração de iluminação e cenografia.

"O cenário, criado por Zé Carratu, nos permitia a mudança de cores. Assim, toda vez que a iluminação mudava, ele se 'transformava' em um novo ambiente. Nele, usamos todas as cores possíveis, pois as câmeras HD admitiam a leitura no vídeo com perfeição", explicou.

Moving lights Robe no rider

Algumas semanas antes da gravação, o programador Paulo Lebrão e seu auxiliar técnico, Vinícius, começaram a programar - por meio de um simulador 3D - e a configurar o console que seria usado na ocasião. Juntos, eles formularam as ideias das cenas entre iluminação e imagens, garantindo, com isso, a tranqüilidade da equipe do grupo.

O ponto inovador no projeto foi, segundo Pincel, o uso de 80 ribaltas de LED nas escadas - em pixel mapping -, possibilitando, assim, a transposição de imagens. Outra coisa interessante, de acordo com ele, foi a aplicação de telas ortofônicas pintadas à mão.

"Por trás delas [das telas] havia 10 baterias com seis PAR LED de 3 W, cada. Quando acendiam, elas formavam um visual muito bacana. E quando apagavam, os refletores sumiam, já que estavam atrás do cenário e só a luz passava pela tela", disse.

O lighting designer também ressaltou a importância dos moving lights Robe na qualidade do projeto. Segundo ele, os aparelhos, que são bastante usados em grandes turnês internacionais, mostraram-se, o tempo todo, muito confiáveis, principalmente, por não apresentarem defeitos durante o trabalho.



"Ele possuem bons efeitos, velocidade de movimento, dimmer, CMY e operação silenciosa. A Robe é uma marca que, após algumas tentativas, no ano passado, finalmente, conseguiu entrar no mercado nacional. E, hoje, no Brasil, é possível encontrar equipamentos da marca em grandes shows", disse.

LEDs da New LED também marcaram presença



O projeto de luz de Pincel teve, além da grande quantidade de moving lights, alguns painéis de LED. Ao fundo do palco, por exemplo, havia uma enorme tela de altíssima resolução, com 6 mm de distanciamento entre pixels, enquanto outras duas menores e de menor resolução (10 milímetros entre pixels) preenchiam as laterais, e, do lado de fora da caixa cênica, seis colunas de painéis flex, de 20mm de distanciamento, faziam o complemento.

Todo o conteúdo passado nos painéis de LED foi criado especialmente para o DVD. O servidor de vídeo usado foi o grandMA VPU. Para a transmissão simultânea de imagens, foram usados mais dois painéis de 12 mm, e, fazendo a volta nos camarotes, 140 placas de painel de 18 mm. Todos os painéis foram fabricados pela New LED, marca distribuída no Brasil pela Elo Iluminação.

O chão do palco também foi utilizado pelo iluminador, que o cobriu com piso de LED, de 30mm de distanciamento entre pixels, equipamento jamais usado no Brasil em um DVD de forró, segundo o iluminador, que também rasgou elogios ao grande elevador construído especialmente para a gravação do DVD.

"Com nove metros de altura, ele [o elevador] se encarregou de trazer ao palco o vocalista da banda, Wesley Safadão, que desceu do teto do Chevrolet Hall na abertura do espetáculo. Fizemos isso, justamente, para o início do show ser impecável.Ainda bem que tudo saiu como planejamos", encerrou.



Moving lights:

24 ColorSpot 1200E AT Profile Robe
12 ColorSpot 700E AT Robe
24 ColorWash 1200E AT Robe
10 ColorBeam 2500E AT Robe
14 ColorBeam 700E AT Robe
12 Robin 300E Beam Robe
20 Robin 600 LEDWash Robe


Refletores de LED:

100 Ribaltas de LED New LED
60 PAR LED NewLED
12 LEDBlinder 196 LT Robe


Painéis de LED:

01 Painel de LED 6mm LED SMD de 10m x 4,20m New LED
02 Painéis de LED 10mm LED SMD de 3,20m x 4,40m New LED
06 Colunas em painel flex de 20mm LED SMD de 0,64cm x 6,40m New LED
02 Painéis de LED de 12mm LED SMD de 5m x 4m New LED
01 Piso de LED de 30mm SMD de 55mts quadrados New LED

140 Placas painel de LED de 18mm LED RGB de 0,60cm x 0,60cm New LED

Consoles:

02 consoles grandMA2 Light
03 VPU servidor de video MA Lighting

Canhões seguidores:

04 canhões seguidores MSR-1.200 Holle, de frente
02 canhões seguidor Lycian 400 de contra, na cadeirinha

Maquinas de fumaça:

02 máquinas de fumaça haze Robe
04 máquinas de fumaça faze Robe
Versão para impressão de
“ Edição #153:  capa” Envie este artigo
para um amigo
Luz & Cena © Copyright 2000 / 2020 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Est. Jacarepaguá, 7655 salas 704/705 - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22753-900 - Telefone: 21 2436-1825