Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #160
novembro de 2012
Índice da Edição 160
Destaque
Direção de Fotografia
Editorial
Galeria
Holofote
Iluminando
Em Foco
Produtos

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Em Foco: Em Foco
por Redação 08/12/2012
Snow Patrol se apresenta no Rio com projeções inspiradas em flocos de neve


Pouco mais de um ano depois de sua apresentação no Rock in Rio III, o Snow Patrol voltou ao Brasil para uma série de três shows. A turnê Fallen Empires, que começou no Rio de Janeiro, no dia 9 de outubro, e seguiu para São Paulo e Belo Horizonte, surpreendeu com suas projeções em uma tela que cobria toda a extensão do palco.

Davy Sherwin, que assina não só as projeções, mas também a iluminação da turnê, afirma ter se inspirado no floco de neve, símbolo da banda, para suas criações. Com um rider genérico de spots e washes, ele adaptou a iluminação posicionada no chão aos equipamentos fornecidos pela produção local.

"Eu projetei uma versão simples do nosso show para a América do Sul, considerando os equipamentos disponibilizados. A iluminação superior foi feita com uma plataforma aérea básica de spots VL3K, Mac 2K Wash e Alpha Beam 700S. No chão, mantive a iluminação usada desde o início da turnê, com spots VL3KS, Sharpys e Showgns", explica ele, que utiliza uma Whole Hog Full Boar para controlar a luz.

As imagens que ilustram o repertório do show foram feitas pela agência Atticus Finch, com exceção das animações para as canções This Isn't Everything You Are, New York, Chasing Cars e In The End, feitas pela Knifedge.

Vídeo Guerrilha acontece em novembro em São Paulo


Entre os dias 22 e 24 de novembro, a Rua Augusta, em São Paulo, vai ganhar novos ares, com projeções e vídeo-arte espalhadas por suas esquinas. O Vídeo Guerrilha, uma intervenção urbana que estimula a produção artística na arquitetura e no espaço público das cidades, levará obras de diferentes artistas às paredes dos prédios desta rua que é ícone da cidade e polo de arte e cultura.

Promovido no local desde 2010, o projeto é realizado coletivamente por artistas de várias partes do Brasil, promovendo, assim, um intercâmbio artístico, cultural e profissional de realizadores. O festival, que tem como meta rodar por diversas cidades do país e do mundo, no próximo ano deverá passar pelo Rio de Janeiro entre os dias 24 e 26 de janeiro. Em Brasília, o Vídeo Guerrilha deve acontecer nos dias 20 e 21 de abril.

Em 2011, o projeto foi premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como "Melhor Iniciativa em Artes Visuais".

Círio de Nazaré utiliza fibra ótica na iluminação da berlinda de Nossa Senhora


O Círio de Nazaré, que acontece anualmente na cidade de Belém, no Pará, foi realizado no dia 14 de outubro. Para iluminar a berlinda de Nossa Senhora de Nazaré pelos 3,6 km de procissão, que levou cerca de dois milhões de fiéis até a Basílica Santuário, um projeto luminotécnico com fibra ótica foi desenvolvido pela lighting designer Thaiza Dias.

Segundo Thaiza, usar a fibra ótica foi primordial para garantir a segurança durante o trajeto, obtendo um resultado satisfatório e protegendo a imagem do superaquecimento. Foram utilizados diferentes modelos de terminais, cabos óticos de diâmetros variados, além de um misto de fontes de iluminação halógenas e vapores metálicas específicas para fibra ótica da Fasa.

Na parte externa da berlinda, a temperatura de cor utilizada foi de 2.900 K, e, em seu interior, de 4.200 K. Houve, ainda, uma redução no número de baterias, de seis para três unidades.

IATEC oferece palestra gratuita sobre bateria e luz

No dia 22 de novembro o IATEC irá promover a palestra Bateria e luz: mitos e verdades, às 19 horas, em sua unidade do Centro, no Rio de Janeiro. O evento, apresentado por Ricardo Kauffmann, CEO da empresa Energia, esclarecerá as dúvidas dos interessados em baterias e iluminação para fotografia e broadcast.

Além de abordar os diferentes tipos de baterias, Ricardo irá comparar as NiCd/NiMeH com a Li-Ion, mostrando detalhes como tempo de uso e custo operacional de cada uma. Entre os assuntos de destaque em iluminação estarão a quantidade e a medida da luz, a relação de contraste e a sensibilidade das câmeras.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente no site do IATEC (www.iatec.com.br).
Versão para impressão de
“ Edição #160:  Em Foco” Envie este artigo
para um amigo

 ARTIGOS RELACIONADOS - EM FOCO
Em Foco (Edição #115 - 11/02/2009)
Em Foco (Edição #119 - 15/06/2009)
Feiras agitam mercado de iluminação (Edição #133 - 12/08/2010)
Em Foco (Edição #105 - 16/04/2008)
Em Foco (Edição #149 - 17/12/2011)
Luz & Cena © Copyright 2000 / 2020 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Est. Jacarepaguá, 7655 salas 704/705 - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22753-900 - Telefone: 21 2436-1825