Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #146
setembro de 2011
Índice da Edição 146
Editorial
Produtos
Em Foco
Holofote
Direção de Fotografia
Pergunte ao OZ
Galeria

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Em foco: Em Foco
por Redação 13/09/2011
foto: Divulgação
Figurino de O idiota - Uma Novela Teatral, assinado por Joana Porto, concorre ao prêmio
Prêmio Shell de Teatro: lista de indicados é divulgada

A Shell anunciou, na primeira quinzena de agosto, a lista inicial dos indicados de Rio de Janeiro e São Paulo ao 24º Prêmio Shell de Teatro. Concorrerão ao prêmio os espetáculos selecionados nesta etapa juntamente com os presentes na lista do segundo semestre, que tem divulgação prevista para o início de 2012. Os vencedores de cada categoria receberão uma escultura em metal do artista plástico Domenico Calabroni, com a forma de uma concha dourada, inspirada no logotipo da Shell, e uma premiação individual de R$ 8 mil.

Em São Paulo, foram indicados a melhor cenário os cenógrafos Laura Vinci, por O Idiota - Uma Novela Teatral, e Marisa Bentivegna, por O Jardim. Concorrem ao prêmio de melhor figurino as figurinistas Camila Murano, por Luis Antonio - Gabriela, e Joana Porto, por O Idiota - Uma Novela Teatral. A iluminação será disputada pelos lighting designers Alessandra Domingues, por O Idiota - Uma Novela Teatral, e Marcos Felipe e Nelson Baskerville, por Luis Antonio - Gabriela.

No Rio de Janeiro, o espetáculo Crônica da Casa Assassinada, adaptado do livro de Lúcio Cardoso que fala sobre a decadência de uma tradicional família mineira, foi o recordista de indicações na primeira seleção e concorre nas categorias de melhor direção e figurino, com Gabriel Villela; melhor cenário, com Márcio Vinícius, e melhor iluminação, com Domingos Quintiliano.


Abilux apresenta propostas de apoio ao setor

Com o intuito de ver sair do papel um plano que fortaleça as empresas do setor, representantes da Abilux (Associação Brasileira da Indústria de Iluminação) foram a Brasília, no dia 20 de julho, apresentar propostas para o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Iluminação (Padil). A iniciativa visa estimular o desenvolvimento de novas tecnologias e a fabricação de itens que libertem o mercado interno da dependência cada vez maior de produtos importados.

Animado com o programa e sensibilizado com as dificuldades que a indústria da iluminação sofre há anos, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, sinalizou aos interlocutores da associação que se empenhará para tornar realidade os anseios do setor. Ainda segundo a Abilux, por se tratar de um assunto que envolve vários ministérios, ficou estabelecida no encontro a criação de um grupo de trabalho integrado por membros do governo e da Abilux, que se dedicará à elaboração dos documentos que seguirão para apreciação das autoridades competentes.

Além de garantir ao consumidor brasileiro acesso às mais novas tecnologias de iluminação, o Padil prevê a criação de 32 mil postos de trabalho quando implementado. De acordo com Carlos Eduardo Uchôa Fagundes, presidente da Abilux, os fabricantes de luminárias, fontes de luz e controladores associados à entidade têm se reunido regularmente para complementar as soluções incluídas no plano estratégico.

IATEC promove cursos de iluminação

Durante o mês de outubro, o IATEC (Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação) realizará uma série de cursos voltados para a iluminação. O primeiro deles, Iluminação Cênica, terá início no dia 3 e será ministrado por Francisco Rocha sempre às segundas-feiras, das 9h30min às 15h30min, com carga horária de 30 horas.

Destinado a iluminadores, produtores, cenógrafos e todos que têm interesse pelo ramo da iluminação, o curso tem por objetivo oferecer uma visão geral da iluminação cênica, contando um pouco de sua história, o desenvolvimento dos equipamentos e das lâmpadas, além de conceitos como temperatura de cor e índice de reprodução de cor, características da luz e a visão humana. Também serão enfocados temas como eletricidade básica, diferenças entre mesas analógicas e digitais, operação e montagem e o protocolo DMX.

No dia 11 será a vez do curso intensivo LEDs: Projetos de Iluminação para Grandes Eventos. Ministrado pelo lighting designer Naldo Bueno, das 9h às 13h e das 14h às 18h, com carga horária de 12 horas. Por fim, no dia 26, Francisco Rocha retoma as atividades com Iluminação Cênica II Montagem - Prática e Montagem. A oficina visa suprir uma necessidade latente do mercado, que contrata cada vez mais mão de obra capacitada para sanar as possíveis demandas decorrentes das montagens. As aulas serão realizadas às quartas-feiras, das 13h às 19h. A carga horária do curso é de 42 horas.

Mais informações podem ser obtidas em www.iatec.com.br ou nos telefones (21) 2493-9628 e (21) 2486-0629.

Luminaire executa projeto no Hotel Meliá

Em junho deste ano, o arquiteto Gustavo Lanfranchi assumiu a reformulação do hall de entrada do Centro de Convenções Brasil 21, do Hotel Meliá, localizado a poucos metros da Esplanada dos Ministérios, no setor hoteleiro de Brasília.



O projeto, que deu à área um espaço de convivência com praça de alimentação, três restaurantes, um sushi bar e uma pequena área para apresentações ao vivo e vernissages, contou com a participação do lighting designer Alê Rocha, da Luminaire Ass. e Serviços em Iluminação.

Alê utilizou, entre outros equipamentos, 824 pixels RGB customizados, sistema de controle DMX para cinco universos, sistema de controle DMX com fontes para fachada e sancas, 30 ribaltas tri-LED RGB e 90 metros lineares de Strip Led ultra bright RGB. Parte do resultado, que conferiu modernidade e sofisticação ao ambiente, pode ser conferido nas fotos abaixo.
Versão para impressão de
“ Edição #146:  Em foco” Envie este artigo
para um amigo

 ARTIGOS RELACIONADOS - EM FOCO
Em Foco (Edição #101 - 18/12/2007)
Em Foco (Edição #99 - 17/10/2007)
Em Foco (Edição #161 - 09/12/2012)
Prêmio Braskem de Teatro premia os melhores do teatro baiano (Edição #118 - 11/05/2009)
Em Foco (Edição #102 - 21/01/2008)
Luz & Cena © Copyright 2000 / 2021 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Est. Jacarepaguá, 7655 salas 704/705 - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22753-900 - Telefone: 21 2436-1825