Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #162
janeiro de 2013
Índice da Edição 162
Direção de Fotografia
Vídeo Mapping
Final Cut
Publicidade
Galeria
Holofote
Iluminando
Capa

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Vídeo Mapping: A turnê mundial de Fabrício Peçanha
Video Mapping e alta tecnologia na cenografia criada para o DJ brasileiro
por Fernando Barros 20/01/2013


Em um projeto ousado, Mauro Vicente Ferreira desenvolveu, juntamente com o Studio Os Curva, a iluminação e cenografia da nova turnê mundial do DJ de música eletrônica Fabrício Peçanha. O resultado foi uma enorme estrutura de andaimes forrada com telas especiais, em que são aplicadas as mais novas tecnologia de projeção e mapeamento de vídeo.

INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE

Todo o conceito do projeto exclusivo foi desenvolvido pelo o diretor de arte e cenógrafo Mauro Vicente Ferreira e a equipe Studio Os Curva, que também realizou a montagem. Trata-se de uma estrutura de 20 metros de largura e cinco metros de altura que se torna algo parecido com uma enorme cabine de DJ, onde são projetados os conteúdos de vídeo criados a partir do repertório musical de Fabrício Peçanha. "O material foi elaborado e sincronizado com todas as músicas feitas por Fabrício e mixadas em estúdio na Alemanha especialmente para o projeto", comenta Mauro.

Pioneiro na música eletrônica nacional, em especial na sua cidade natal, Porto Alegre, o DJ é conhecido por sua presença, carisma e empatia com o público. Começando profissionalmente no clube Fim do Século ainda na década de 1990, ele desenvolveu sua carreira participando de grandes festivais, como Skol Beats, SWU, Planeta Atlântida, além de ser o primeiro brasileiro a se apresentar no Creamfields, um dos principais eventos de música eletrônica na Argentina. Suas apresentações são consideradas verdadeiras experiências sensoriais. Por este motivo, nada mais adequado do que um projeto de cenografia à altura.

"Buscamos toda a tecnologia inovadora no berço da música eletrônica e trouxemos para o nosso projeto um misto de modernidade. Motion Graphics e intervenções urbanas fazem parte do nosso conceito criativo", afirma Mauro Vicente.



MULTITALENTO

Arquiteto e cenógrafo com 16 anos de experiência em solo nacional e internacional, Mauro há 14 anos trabalha na criação de cenografia em televisão e teatro, além de executar projetos para arquitetura, produção de festas, feiras e eventos de moda em diversos contextos.

Entre seus projetos destacam-se a cenografia da peça teatral Maratona de Nova York, com direção de Bel Kutner; Casa Cor Manaus, tendo sido convidado pela produção do evento para executar a Boate Seven Club; bares da rede Botequim Informal e Energético Burn no Rock in Rio 2011; bar 00 no evento ArtRio 2012; exposição Geração Eletrônica Oi Futuro, na qual desenvolveu cenografia e conceito de iluminação; direção de arte do evento Feira Rio Music Conference (feira e festa), seguindo para a quinta edição; e direção de arte do restaurante e lounge Café del Mar, sendo responsável pela direção de arte, arquitetura, conceito de luz e decoração.



"Em televisão, cito algumas novelas: Cheias de Charme, Passione, Insensato Coração, Belíssima, Ciranda de Pedra, Como uma Onda, Coração de Estudante e Da Cor do Pecado", destaca o artista. Já no quesito minisséries, Mauro fez parte da equipe de Queridos Amigos, Chiquinha Gonzaga e Presença de Anita, entre outras. No exterior, Mauro realizou trabalhos na França e na Itália, sendo o responsável pela cenografia do evento Samba Festival Coburg - Alemanha, considerado o maior festival de samba europeu, com 20 anos de existência.

SINESTESIA

Mauro conta que para esta turnê mundial foi reunido um seleto grupo de conhecedores do mercado de música eletrônica, incluindo profissionais de áudio, música, vídeo, iluminação, VJ, agentes e empresários. "O meu papel nesta produção foi no desenvolvimento de toda a direção de arte do show agregada a cenografia, tornando o espetáculo algo inédito, com características que remetem à modernidade", pontua.

Para estar em pé de igualdade com o que está sendo feito na música eletrônica em todo o mundo, a equipe passou uma temporada na Europa, visitando os grandes eventos da área. "Também fomos às melhores casas noturnas, exposições, palestras e cursos voltados para o mercado da e-music. Assim, entendemos da melhor forma todas as vertentes culturais que pudessem inspirar a criação do nosso novo produto."

Todo o processo durou mais de um ano de muita dedicação e pontes aéreas no Brasil e exterior, segundo Mauro. "Desde sua concepção até a finalização, o desenvolvimento deste projeto se deu através de muita pesquisa, inúmeras reuniões com a equipe de criação, bem como com o Fabrício Peçanha e o empresário Gustavo Rassi. Formamos uma perfeita sintonia e todos tiveram uma grande contribuição com suas vivências e conceitos formados durante anos de carreira."



O conceito básico do projeto partiu da premissa de sincronizar luz e som de forma harmônica. Para Mauro, esta foi justamente a característica mais inovadora do projeto.

"Tivemos que sincronizar som, vídeo, iluminação e música harmonicamente. Cada faixa tem um conceito criado e tratado de forma única, fato este que nos fez viver praticamente um ano seguido debruçados sobre o projeto. Para isto, utilizamos toda a gama de cores e intensidades possíveis. Fizemos um mix de cores de acordo com a sintonia estudada para cada música", afirma, antes de revelar o principal desafio enfrentado.

"A integração entre a luz, projeção e estrutura foi o grande desafio do nosso projeto. Estudar faixa por faixa, entendendo todas as sensações das músicas, e criar um conceito para cada uma aliado à iluminação, de modo que pudéssemos ter a estrutura como suporte", revela Mauro.





ESTRUTURA MUTANTE

Um dos grandes diferenciais do projeto foi a construção da estrutura de andaimes, pois foi tratada como uma instalação artística onde foi centralizada a cabine do DJ. "A partir disto, tiramos partido de todas as tubulações. As mesmas foram forradas por tela específica da Rosco e serviram de guia para mapearmos a instalação."

A estrutura completa conta com equipamentos de iluminação, fumaça, servidor de vídeo, mesa Avolites e dois projetores da marca Barco com 20 mil lumens. Um fato interessante é a não utilização de painéis de LED, muito comuns nas produções atuais.

O projeto pode ainda ser escalonado para diferentes locais de apresentação. "Nossa estrutura foi adequada para três tipos de palcos diferentes. Fizemos três conteúdos completos e diferentes para cada música, seguindo de acordo com cada palco utilizado", destaca Mauro.



O primeiro show da nova instalação será realizado no próximo mês, no enorme Space B.Camboriú, no Balneário Camboriú, Santa Catarina. "O desafio deste projeto será eterno, pois em cada praça será um novo trabalho. Estaremos sempre nos aprimorando e buscando novas tecnologias para apresentarmos um produto inovador e com vida", conclui Mauro Vicente Ferreira.



_____________________________________________________________________

RIDER DE ILUMINAÇÃO

Turnê mundial Fabrício Peçanha


20 Moving head Beam CMY
22 Mini bruttes de 04 lâmpadas
08 Strobo Martin Atomic 3000
04 Par LED RGBW 03 Watts
24 Canais de dimmer
04 Máquinas de fumaça
01 Mesa Avolites Tiger Touch
02 Projetores da marca Barco 20 mil lumens
01 Media Server para sincroniza áudio e iluminação com os vídeos produzidos
________________________________________________________________________________

FICHA TÉCNICA FABRÍCIO PEÇANHA LIVE

Direção de arte/cenografia: Mauro Vicente Ferreira
Cenógrafo assistente: Rogerio Chieza
Criação: Mauro Vicente Ferreira/Studio Os Curva
Execução: Studio Os Curva
DJ/Produtor musical: Fabrício Peçanha
Manager: Gustavo Rassi
Produtor: Osmar Novaes Filho (Fafo)
Light Jockey: Erick Krau Kurtz
VJ: Fábio Arida (Toshiro)
Diretor de áudio: Wilton Rodrigues (Bombeta)
Mídias Sociais: Marco Meirelles
Agente (Plus Talent): Edo Van Duyn
Agente (Plus Talent): Luiz Eurico Klotz
________________________________________________________________________________
Versão para impressão de
“ Edição #162:  Vídeo Mapping” Envie este artigo
para um amigo

 ARTIGOS RELACIONADOS - VÍDEO MAPPING
Faça-se a luz! (Edição #162 - 20/01/2013)
Natural como o amor (Edição #153 - 18/04/2012)
A Banda Mais 3D da Cidade (Edição #151 - 19/02/2012)
Luz & Cena © Copyright 2000 / 2022 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Est. Jacarepaguá, 7655 salas 704/705 - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22753-900 - Telefone: 21 2436-1825