Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #154
maio de 2012
Índice da Edição 154
Destaque
Galeria
Iluminando
Final Cut
Produtos
Em Foco
Editorial

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Em Foco: Em Foco
por Redação 24/06/2012
CONHECIDOS OS VENCEDORES DO PRÊMIO ABILUX DESIGN DE LUMINÁRIAS 2012



Foram conhecidos no dia 24 de abril, em São Paulo, durante cerimônia realizada na 13ª Expolux, os ganhadores do Prêmio de Design de Luminárias 2012, promovido pela Abilux (Associação Brasileira da Indústria de Iluminação). Uma das edições mais concorridas desde a sua criação, o Prêmio teve número recorde de inscrições: 147 produtos. Em mais de 90% das luminárias apresentadas foi possível identificar que designers e indústrias apostaram em tecnologias para o uso de LEDs.
Os participantes concorreram em 12 categorias, sendo que os três primeiros colocados em cada uma delas receberam troféu, certificado e selo (troféu, certificado e selo para o primeiro lugar e certificado e selo para os segundos e terceiros lugares). Entre os vencedores, foram premiados Calix 1220, da Vertex, na categoria "Vias Públicas", Emma LED, da Soneres, na categoria "Públicas para Jardins e Praças", e o holofote Super L, da Directlight, na categoria "Monumental"

Em tempos de conscientização quanto aos recursos naturais disponíveis no planeta, o Prêmio Especial "Conservação de Energia" foi entregue à equipe de Engenharia e Produto e P & D da Intral, que conquistou a honra com a Luminária Pública LED Maestra. Entre os features do produto está o gerenciamento térmico Thermal Foldback, que utiliza sensores de temperatura junto aos LEDs para limitar a potência fornecida a eles caso a temperatura exceda um limite de segurança estipulado.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA FESTIVAL DE CINEMA LATINO-AMERICANO DE FLANDRES



As inscrições para o Festival de Cinema Latino-Americano de Flandres estão abertas até o dia 1º de agosto. O festival, que acontece em diferentes cidades belgas entre 15 e 25 de novembro, também levará mostras secundárias às cidades de Xalapa (México), Cuenca (Equador) e Pitrufquén (Chile).

Serão aceitas as inscrições de documentários e filmes de ficção que reflitam a realidade cotidiana dos países latinos do continente americano que tenham sido finalizados entre 2010 e 2012. As obras devem estar com legenda em português e têm duração livre. Cada participante pode inscrever um ou mais filmes.
 
Haverá competição nas categorias longa-metragem de ficção, longa-metragem documental e curtas-metragens de ficção, de animação e documentais. As inscrições são gratuitas. Mais informações em www.latinofilmfestival.be.

FESTIVAL DE POPOLI ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS

Outro festival tem inscrições abertas: o 53° Festival Internacional de Documentários de Popoli, que recebe, para a mostra competitiva, até o dia 15 de junho filmes concluídos antes de 30 de abril de 2012. Obras que ainda estão em fase de produção e que serão concluídas após 30 de abril podem ser inscritas até 30 de junho. Cópias do filme em DVD devem ser enviadas com uma sinopse em inglês, filmografia do diretor e roteiro de pós-produção para o endereço discriminado no regulamento que pode ser conferido em www.festivaldeipopoli.org.

O festival, que tem base em Florença, Itália, e acontece entre 10 e 17 de novembro, contará com três mostras competitivas para estrangeiros: Competição Internacional de Documentários, onde competem os filmes com mais de 40 minutos; Competição Internacional de Documentários Curtos, para filmes com até 40 minutos; e Prêmio da Audiência, em que competirão os filmes escolhidos na categoria Competição Internacional de Documentários. Um júri especializado formado por membros da indústria cinematográfica e cultural escolherá os filmes que serão premiados nas duas primeiras categorias.
O júri também pode selecionar filmes que receberão menções honrosas. O público irá selecionar um filme para receber o Prêmio da Audiência, sem valor monetário atribuído, diferentemente dos prêmios das outras categorias.


Centenário de Doisneau é comemorado com exposição inédita no Brasil



O ano de 2012 marca o centenário de nascimento de Robert Doisneau, um dos maiores nomes da história da fotografia mundial. Para celebrar, a Aliança Francesa traz para o público brasileiro uma exposição inédita no país com a obra do lendário fotógrafo cujos retratos foram eternizados como postais e até hoje estão presentes na vida dos franceses.

Em março, foi inaugurada Simplesmente Doisneau, no Centro Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro, com 152 imagens do fotógrafo e exibição do documentário Robert Doisneau: Tout Simplement, de Patrick Jeudy. Com entrada franca, a mostra fica em cartaz até 17 de junho. A curadoria é de Agnès de Gouvion Saint-Cyr.

Ao longo da carreira, o trabalho de Doisneau foi publicado em mais de 20 livros. Foi tema de cerca de nove filmes, incluindo o curta-metragem Le Paris de Robert Doisneau (1973) e Bonjour Monsieur Doisneau (1992), realizado pela atriz Sabine Azéma. Entre os prêmios destacam-se o Grand Prix National de la Photographie (1983), o prêmio Kodak (1947), o prêmio de Balzac em 1986 (Honoré de Balzac) e o Prêmio Niépce, conquistado em 1956 (Nicéphore Niépce).

 
Versão para impressão de
“ Edição #154:  Em Foco” Envie este artigo
para um amigo

 ARTIGOS RELACIONADOS - EM FOCO
Prêmio Braskem de Teatro premia os melhores do teatro baiano (Edição #118 - 11/05/2009)
Em Foco (Edição #106 - 19/05/2008)
Em Foco (Edição #119 - 15/06/2009)
Em Foco (Edição #145 - 18/08/2011)
Em foco (Edição #141 - 26/04/2011)
Luz & Cena © Copyright 2000 / 2018 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Est. Jacarepaguá, 7655 salas 704/705 - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22753-900 - Telefone: 21 2436-1825