Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #161
dezembro de 2012
Índice da Edição 161
Destaque
Galeria
Holofote
Capa
Final Cut
Iluminando
Direção de Fotografia
Editorial
Em Foco
Entrevista
Media Composer
Produtos
Televisão

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Em Foco: Em Foco
por Redação 09/12/2012
ÁRVORE DE NATAL DA LAGOA APRESENTA UM PASSEIO PELAS ESTAÇÕES DO ANO



Inaugurada no dia 1º de dezembro, a árvore de Natal da Lagoa, no Rio de Janeiro, é um dos monumentos natalinos mais famosos da cidade. Nesta 17ª edição, a iluminação foi composta por 3,1 milhões de microlâmpadas, 120 mil metros de mangueiras luminosas e 100 refletores de LED RGBW, além de seis geradores embarcados, sendo quatro apenas para a iluminação básica da árvore e os outros para serviço e sinalização noturna.

A maior árvore de Natal flutuante do mundo tem 85 metros de altura (o equivalente a um edifício de 28 andares) e suas 542 toneladas foram distribuídas sobre uma base de 810 metros quadrados, composta por 11 flutuadores, que pesam entre 12 e 16 toneladas, interligados por vigas.

Com o tema "Todos os Natais do Mundo", a obra pretende levar seus espectadores a uma viagem por vários países através das quatro estações do ano. O início do espetáculo remete ao outono, feito com uma base de lâmpadas em tons de verde e detalhes de galhos de árvores, que simula a queda das folhas. Em seguida, a árvore fica branca e um efeito simula a neve caindo, para representar o Natal dos países que comemoram a data no período do inverno. A primavera é representada por luzes amarelas e a árvore ganha flores coloridas, em efeito 3D. Já para o verão, conhecido do Natal dos brasileiros, a árvore ganha tons de amarelo com brilho solar e bolas coloridas de diversos tamanhos finalizam o espetáculo. A base da árvore, pela primeira vez iluminada, representa uma toalha de mesa rendada como apoio.

"O outono prepara para o inverno, que é quando acontece o Natal nos países do Norte, a primavera prepara para a chegada do verão, que é quando acontece o Natal nos países do Sul, como no Brasil. Esse ano, um motivo de grande felicidade é poder fazer uma coisa tão bonita de forma mais artesanal. Tem as bolinhas, que são coisas que as pessoas colocam na árvore de suas casas e que estarão presentes na decoração da árvore da Lagoa esse ano", afirmou o cenógrafo Abel Gomes.

IATEC OFERECE CURSOS INTENSIVOS DE ILUMINAÇÃO CÊNICA

Em janeiro de 2013, o IATEC (Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação), que tem base no Rio de Janeiro, irá oferecer dois cursos intensivos de iluminação cênica, ambos ministrados por Francisco Rocha. No primeiro módulo, chamado "Iluminação Cênica I", os alunos terão uma visão geral sobre o assunto, passando pela história desta atividade e o desenvolvimento dos equipamentos e lâmpadas no mercado. Já no segundo módulo, "Prática e Montagem", os alunos sairão da teoria para aprender as técnicas de uma maneira mais prática.

A primeira parte acontece entre os dias 14 e 18 de janeiro, das 10h30 às 17h30, na unidade Centro do IATEC. Serão abordados conceitos como temperatura de cor e índice de reprodução de cor, características da luz e a visão humana, além de eletricidade básica, diferenças entre mesas analógicas e digitais, operação e montagem. O foco das aulas é na iluminação de espetáculos e eventos, sua concepção, escolha de equipamentos e operação. Além das aulas teóricas, os alunos farão visitas a teatros e empresas de iluminação.

Já o segundo módulo começa no dia 21 de janeiro, no IATEC Barra, no horário das 9h30 às 18h30. Destinado aos profissionais da área que buscam uma formação mais estruturada, as aulas são indicadas para aqueles que já cursaram "Iluminação Cênica I" e que pretendem começar na profissão. Entre os temas que serão abordados está eletricidade aplicada, técnicas de montagem, distribuição e alimentação, ética e normas gerais de segurança.

As inscrições já podem ser feitas no site do IATEC - www.iatec.com.br.

CENTRO DE FORMAÇÃO AUDIOVISUAL É INAUGURADO EM SÃO BERNARDO DO CAMPO



A Prefeitura de São Bernardo do Campo, município do ABC Paulista, inaugurou o Centro de Audiovisual no último dia 26 de novembro. O evento apresentou um moderno espaço para a formação de novos profissionais e de difusão de produtos cinematográficos, peças para a TV e animação.

A abertura do Centro tem como objetivo estimular a produção audiovisual na cidade e marca a primeira etapa do projeto de revitalização dos antigos Estúdios Vera Cruz, importante complexo cinematográfico inaugurado nos anos 1950 em São Bernardo do Campo.

Com equipamentos de tecnologia de ponta, o Centro de Audiovisual tem capacidade para atender a 225 alunos em cursos gratuitos, com matérias teóricas e práticas. Os programas Cine/TV e Animação 2D e 3D serão oferecidos em cursos de um ano e meio de duração, divididos em três semestres. Os interessados precisam ser maiores de 16 anos.

As aulas começam em março, com uma turma para apenas 75 alunos, e as inscrições para o processo seletivo já estão abertas no site www.saobernardo.sp.gov.br/cultura/cav.


ERRATA: AMI NA EXPOMUSIC


Estande da AMI na Expomusic: no alto, a ribalta Elar Quad Strip (luz verde); abaixo, o moving head wash com zoom Platinum Wash ZFX Pro (luz vermelha)

Na cobertura da Expomusic, que integra a edição 159 da L&C (outubro), erroneamente informamos que a imagem acima havia sido feita no estande da MR Light. Na verdade, a foto foi tirada no interior do espaço da AMI, onde diversas novidades da marca Elation foram apresentadas, com destaque para os moving lights Platinum Beam 5R (confira na página 12 desta L&C, na seção Destaque, mais informações sobre este item) e 15R Pro.

Vale recordar que os produtos da Elation são utilizados por gigantes da música internacional, como Lady Gaga, Jay Z, Rihanna e Rush, entre muitos outros.
Versão para impressão de
“ Edição #161:  Em Foco” Envie este artigo
para um amigo

 ARTIGOS RELACIONADOS - EM FOCO
Em Foco (Edição #95 - 14/06/2007)
Em Foco (Edição #131 - 27/06/2010)
Em Foco (Edição #117 - 04/04/2009)
Feiras agitam mercado de iluminação (Edição #133 - 12/08/2010)
Em Foco (Edição #160 - 08/12/2012)
Luz & Cena © Copyright 2000 / 2022 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Est. Jacarepaguá, 7655 salas 704/705 - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22753-900 - Telefone: 21 2436-1825