Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #132
julho de 2010
Índice da Edição 132
Editorial
Produtos
Destaque
em Foco
Holofote
Teatro
Pergunte AO OZ
Galeria

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
em foco: Em Foco
por Luz & Cena 14/07/2010
Brasileiros tentam lugar em mostra competitiva internacional

A participação brasileira na edição 2011 da Quadrienal de Praga (QP), um dos principais eventos de artes cênicas do mundo, já começou. Os artistas visuais do país que inscreveram trabalhos para o projeto Figurinos Radicais, uma exposição de trajes, fotos e vídeos pensados para espetáculos ao vivo, conhecerão os selecionados para ir à República Tcheca em 30 de setembro.

Simona Rybakova, a curadora geral do Figurinos Radicais - parte da mostra competitiva da QP - é quem avaliará as propostas pré-aprovadas pela coordenação nacional do projeto e pela curadoria brasileira do evento, comandada pelo ator, diretor e produtor Antonio Grassi. No fim do processo, poderão ser escolhidos nenhum ou os cinco trajes apresentados pelo Brasil, já que a exposição internacional terá só de 25 a 30 peças do mundo todo.

De acordo com os pré-requisitos estabelecidos, só passarão pelo crivo dos julgadores os figurinos que fugirem do convencional em termos visuais, tiverem até três anos desde a sua elaboração, utilizarem materiais novos - como fibras nano, papel biodegradável e metais especiais - e apresentarem diferentes conceitos e propostas de uso.

Os trabalhos inscritos até o último dia 20 e que não forem selecionados poderão ainda ser apresentados pelos curadores nacionais na mostra dos países, desde que estejam em conformidade com os critérios da organização. Segundo a coordenadora Rosane Muniz, as melhores propostas brasileiras entrarão para o catálogo previsto para ser lançado em Praga pelo Brasil, que em breve divulgará informações e as datas de inscrições para as mostras Nacional, das Escolas e de Arquitetura.

Organizada pelo Governo tcheco e realizada pelo Instituto de Teatro de Praga, com o apoio da Organização Internacional de Cenógrafos, Técnicos e Arquitetos Teatrais (Oistat), a QP 2011 terá seu foco principal nos trabalhos para teatro, mudança que deu ao evento o subtítulo Espaço e Design Cênico. No entanto, a mostra também abrirá espaço para o design de performances e artes visuais.


Associação de lighting designers anuncia melhores do ano


A associação americana dos profissionais de engenharia da iluminação (IES, na sigla em inglês) anunciou, no mês passado, os ganhadores de sua premiação anual, que, durante uma conferência em agosto, no Canadá, serão publicamente reconhecidos por seu profissionalismo, inventividade e originalidade.

Os premiados já foram definidos e encontram-se distribuídos em três categorias. Na de iluminação para interiores, a loja da grife Armani na 5ª Avenida, tradicional endereço comercial de Nova York, dividiu o reconhecimento à excelência de seu projeto com dois salões de beleza.

Entre os outros sete agraciados, o Hard Rock Café ganhou menção honrosa pela utilização artística da luz e o uso eficiente da energia no projeto Guitar Chandelier, que impressiona com o efeito provocado pelo uso de LEDs e cristais desenhando a guitarra-símbolo da rede. Para ver imagens de todos os projetos premiados, acesse: www.ies.org/programs/ia.cfm.


Workshop de cinematografia digital em HD

Já estão abertas as inscrições para o workshop de férias Cinematografia Digital Data 2K/4K/HD, que ocorrerá de 19 a 24 de julho, das 10h às 17h, na Universidade Anhembi Morumbi (UAM), na cidade de São Paulo.

As aulas, nas quais os alunos operarão câmeras Panasonic HPX 370 e RED, vão ser ministradas por José Augusto De Blasiis, que  trabalhou em filmes como Cidade de Deus, Carandiru e Batismo de sangue, e mais dois professores: Guilherme Bravo e Bruno Ravagnoli.

Além de uma introdução técnica geral, o programa inclui oficinas de operação da câmera RED  e  logagem, fotografia digital, gravação de testes e correção de cor. Já no encerramento, está prevista a exibição em HD dos testes gravados durante todo o workshop. Tudo acompanhado de avaliações dos registros e da aplicação das teorias ensinadas.

A turma do curso, organizado pela UAM em parceria com a Stein Produções, terá apenas 22 vagas. As aulas acontecerão no Campus Centro da universidade, na Rua Dr. Almeida Lima, 1.134, Brás.

Inscrições pelo telefone (11) 2959-6245 ou pelo e-mail stein@steinproducoes.com.br.


Chauvet dá exemplo de consciência socioambiental

No fim de abril, a fabricante americana de equipamentos foi convidada a estruturar parte da iluminação de um show realizado Estados Unidos em comemoração aos 40 anos do Dia da Terra.
Seguindo a temática do evento, que atraiu cerca de 150 mil pessoas e mobilizou os ecologicamente engajados Sting e James Cameron (Avatar), a empresa levou para o palco quase cem peças de baixo consumo de energia, como ribaltas, spots e moving heads de LEDs.

Como se não bastasse, decidiu levantar fundos para a construção de 20 casas no Haiti, país devastado por um forte terremoto em janeiro deste ano. Até meados de junho, graças a 48 doações de iluminadores profissionais, já tinha recolhido pouco mais de R$ 30 mil e dado um novo lar a três famílias haitianas.

Mais informações sobre a iniciativa no site www.foodforthepoor.com/chauvet.


Catálogo mostra aparelhos de iluminação de quase 100 anos atrás

Um mostruário de produtos de iluminação e efeitos especiais da nova-iorquina Universal Eletric Stage Lighting Co., pioneira no ramo, é uma das novidades da coletânea de arquivos para estudo e pesquisa do Laboratório de Iluminação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O documento, de 138 páginas e impresso em 1922, é uma raridade. Reúne os antepassados de spots, refletores e vários outros instrumentos de iluminação atuais, descreve com detalhes as funções e características dos equipamentos e, como ilustrações, traz fotos, desenhos e até sugestões de layout para estúdios.

Disponibilizado pelo lighting designer Valmir Perez, o material pode ser lido ou baixado na íntegra no site do Laboratório de Iluminação da Unicamp (http://www.iar.unicamp.br/lab/luz/), por meio de um link na página de abertura.
Versão para impressão de
“ Edição #132:  em foco” Envie este artigo
para um amigo

 ARTIGOS RELACIONADOS - EM FOCO
MARIO DE SISTI APRESENTA NOVIDADES DE SUA EMPRESA EM EVENTO (Edição #164 - 14/04/2013)
Em Foco (Edição #111 - 17/10/2008)
Prêmio Braskem de Teatro premia os melhores do teatro baiano (Edição #118 - 11/05/2009)
Em Foco (Edição #98 - 10/09/2007)
Palestras, workshops e negócios durante o Festival do Rio (Edição #147 - 19/10/2011)
Luz & Cena © Copyright 2000 / 2020 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Est. Jacarepaguá, 7655 salas 704/705 - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22753-900 - Telefone: 21 2436-1825