Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #147
outubro de 2011
Índice da Edição 147
Destaque
Galeria
Final Cut
Direção de Fotografia
Pergunte ao Oz
Em Foco
Produtos

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Em Foco: Palestras, workshops e negócios durante o Festival do Rio
por Fernando Barros 19/10/2011
De 6 a 18 de outubro, o Rio de Janeiro sedia mais uma vez seu tão aguardado festival internacional de cinema. Contando com centenas de títulos, mostras especiais, debates e áreas de negócios, o Festival do Rio continua a honrar a cada edição o perfil de cidade cinematográfica, trazendo anualmente o que há de mais significativo no cinema nacional, latino e mundial. Reafirmando o compromisso de trazer ao público as filmografias de diretores reconhecidos, este ano serão realizadas retrospectivas do mestre do terror italiano Dario Argento e do premiado cineasta húngaro Béla Tarr, além de uma homenagem ao documentarista chileno Patricio Guzmán, que receberá o prêmio Fipresci de Personalidade Latino-Americana.

Enquanto a festa acontece nas salas de projeção, o RioMarket congrega profissionais do universo audiovisual do mundo todo. As oficinas, seminários e encontros profissionais serão este ano no Armazém da Utopia, no Cais do Porto. O encontro acontece ao longo de dez dias e irá discutir os mais variados aspectos da indústria cinematográfica. Uma das atrações do Rio Market é o RioSeminars, que contará com mais de 50 palestras, 700 horas de debates e 150 convidados. Entre os temas de relevância para a indústria do audiovisual que serão discutidos, destaque para cinema digital, novas tendências, produção em 3D, pirataria, modelos de negócios e mídias sociais.

O RioMarket oferece ainda um workshop de efeitos digitais com Juan Tomicic e Scott Ross, membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood que trabalhou em filmes como O Exterminador do Futuro II, De Volta para o Futuro II e III e Titanic. Outro workshop na agenda é o inédito Roteiro Para Games, com Patrick Hegarty, responsável pelos roteiros das adaptações para games de sucessos como Ratatouille, Os Caça-Fantasmas e Eragon. É também dentro do RioMarket que acontece o RioScreenings, uma grande oportunidade de mostrar e negociar projetos audiovisuais para cinema, TV e mídias digitais.

Entre a gravura e a arte pública

O Centro Cultural Banco do Brasil do Distrito Federal apresenta de 12 de outubro até oito de janeiro a exposição Bonomi: entre a gravura e a arte pública. A mostra, que tem entrada franca, apresenta um panorama da obra da artista ítalo-brasileira Maria Bonomi, traçando o caminho evolutivo de seu trabalho desde os anos 1950 até a atualidade. São mais de 150 itens, entre gravuras, cenários, instalações e projeções de imagens de obras de grandes dimensões instaladas em espaços públicos no Brasil.

A curadoria da exposição fica a cargo de Jorge Coli. A exposição pode ser visitada no CCBB DF de terça a domingo, das 9h às 21h, nas galerias 1 e 2, Sala Multiuso, Vão Central e Jardins, SCES, Trecho 2, lote 22. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (61) 3108-7600.

DRC e Cadritech anunciam fusão

A DRC e a Cadritech anunciaram recentemente uma união que dá origem a um dos maiores centros de treinamento em computação gráfica do Brasil. O DRC soma mais de 15 anos de mercado, desde o seu nascimento dentro da Apple Brasil, e alia qualidade em cursos nas áreas de 3D, DTP, áudio e vídeo digitais e web ao pioneirismo em treinamentos na plataforma Mac. Com 16 anos de atuação, a Cadritech, por sua vez, traz na bagagem mais de 18 prêmios nacionais e internacionais, entre eles o de Melhor Escola de Computação Gráfica das Américas, sendo a principal referência em ensino 3D no mercado.

Com a fusão, o DRC amplia em 58% a infraestrutura voltada ao aprendizado, com um total de 19 salas de aula e um auditório, distribuídos por suas duas unidades - Itaim Bibi e Santa Cruz -, que recebem cerca de 500 alunos por mês. A união entre as empresas também adiciona seis novos treinamentos ao leque de cursos, que passa a contar com 81 opções. A expectativa é de um crescimento de até 35% no faturamento em longo prazo.

São Paulo é palco do Prêmio Abilux
 
A entrega do Prêmio da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação para Projetos de Iluminação ocorrerá durante a festa do Dia da Iluminação, 20 de outubro, no Clube A Hebraica, em São Paulo. Carlos Eduardo Uchôa Fagundes, presidente da associação, receberá empresários, arquitetos, lighting designers e convidados para a grande celebração do setor.

As categorias premiadas serão Iluminação Residencial; Lojas; Shoppings e Entretenimento; Corporações; Hotéis, Hospitais e Clínicas; Restaurantes e Bares; Vias Públicas e, ainda, Fachadas, Monumentos, Jardins e Espaços Públicos. Haverá também a entrega do prêmio especial Iluminação Eficiente. Os ganhadores conhecidos durante o evento receberão certificados e selos e irão participar de um sorteio, que dará a um deles uma viagem como prêmio extra.


 
Versão para impressão de
“ Edição #147:  Em Foco” Envie este artigo
para um amigo

 ARTIGOS RELACIONADOS - EM FOCO
Em foco (Edição #137 - 10/12/2010)
Em Foco (Edição #154 - 24/06/2012)
Em Foco (Edição #116 - 09/03/2009)
Atrações internacionais marcam a virada do ano em Ipanema (Edição #91 - 12/02/2007)
Em Foco (Edição #117 - 04/04/2009)
Luz & Cena © Copyright 2000 / 2020 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Est. Jacarepaguá, 7655 salas 704/705 - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22753-900 - Telefone: 21 2436-1825