Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #124
novembro de 2009
Índice da Edição 124
Editorial
em Foco
Destaque
Produtos
Pergunte AO OZ

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
em foco: Em Foco
por Luz & Cena 06/11/2009
Show de Mariana Aydar: em cada cidade, um cenário diferente

Depois de estrear turnê nacional em São Paulo, Mariana Aydar lançou, no dia 7 de outubro, seu segundo álbum, Peixes pássaros pessoas, no Canecão, no Rio de Janeiro. O show tem cenografia do artista plástico Fábio Delduque - também responsável pela maquiagem artística corporal da cantora na capa do disco - e iluminação de Marcos Franja.

Delduque desenvolveu um cenário, que, segundo ele, desconstrói o samba e o carnaval, criando um conceito contemporâneo. O ponto de partida foi a capa do disco, onde desconstruiu uma fantasia feita diretamente no corpo de Mariana Aydar, com maquiagem, barro, restos de bijuterias e penas. "A ideia que eu tive a partir disso foi trabalhar, cenograficamente, as mesmas texturas que fizemos no corpo dela. O primeiro plano do cenário foi feito com tecidos de voal, capazes de reproduzir essas texturas", explica Delduque.

Já o fundo foi preenchido por elementos de carros alegóricos reaproveitados de escolas de samba. No Rio de Janeiro, a Unidos de Vila Isabel cedeu o que sobrou do seu carnaval para compor um cenário único, com objetos em formato de conchas espirais, lembrando o fundo do mar. Em cada cidade, a cada show, a equipe resgata novos materiais para compor a cenografia.

Com a soma desses elementos, criou-se uma paisagem no fundo, banhada pela luz de Marcos Franja. De acordo com o iluminador, a proposta do show permitiu-lhe criar uma luz com mais ênfase na imagem. "Dentro da dinâmica de trazer essa imagem mais definida, como uma silhueta, como um contraste, como uma composição de  um espaço com mais perspectiva visual, e dentro dessa respiração que o show propunha, os movimentos de luz foram se encaixando".

Franja trabalhou com contraluzes e os volumes dos elementos alegóricos e, em alguns momentos, com luzes frontais, usando mais a gama dos brancos. Ele também explorou o universo de cores do mar, por conta do tema do cenário.

O iluminador diz que a mudança de cenário de uma cidade para outra não faz com que ele altere os elementos de luz. Mas algumas modificações podem ocorrer, como um filtro diferente ou uma mudança na afinação do refletor. "De repente, um elipso que está limpo, (eu posso) entrar com uma textura em cima, só para manchar e não trazer a imagem como um todo", exemplifica. (Louise Palma)

Rent All Show adquire a primeira grandMA2 no Brasil

A Rent All Show, locadora sediada no Guarujá, em São Paulo, foi a primeira a comprar uma grandMA2 no país. O dono da empresa, Carlos de Macedo "Pancho", optou pelo modelo grandMA2 light.

"Escolhemos a grandMA2 por duas razões. Primeiro porque a mesa é uma das mais aceitas mundialmente, assim como no Brasil, especialmente a grandMA2 light, que cumpre todos os requisitos necessários em grandes e pequenas turnês. A outra razão é por conta do fantástico suporte oferecido pelo escritório da MA Lighting no Brasil", explica Pancho.

Depois da Rent All, foi a vez da Spectrum Design e Iluminação, do iluminador Marcos Olívio, adquirir a grandMA2 light. A empresa de São Paulo comprou duas mesas, que foram emprestadas para exposição durante a Expomusic 2009. Olívio também adquiriu um processador de vídeo MA VPU (Video Processing Unit).

Jorge Monclar lança livro em evento comemorativo de 10 anos da AICTv

Com mais de quatro mil profissionais formados e 33 curtas-metragens produzidos, a Academia Internacional de Cinema e TV (AICTv) comemorou 10 anos com o lançamento de cinco curtas e do livro Linguagem cinematográfica, de Jorge Monclar, diretor de fotografia e coordenador didático da AICTv.  A festa aconteceu no dia 26 de outubro, no Solar de Botafogo, no Rio de Janeiro, e reuniu o elenco e a equipe técnica dos filmes Conselho de mãe, Cinema na ponta da língua, A última crônica, Conversinha mineira e Conversa de bar.

O livro Linguagem cinematográfica aborda, sobretudo, o emprego das ferramentas da linguagem audiovisual: planos, seu posicionamento e a função de seus movimentos; a continuidade e o eixo dramático; a pessoa narrativa e as figuras de linguagem que determinam a pontuação e o ritmo e a fluidez dramática. A obra é voltada tanto para profissionais do audiovisual quanto para estudantes e pessoas interessadas em conhecer melhor a narrativa cinematográfica.

Monclar tem mais de 20 anos de experiência em TV e cinema e é autor da trilogia composta pelos livros O Diretor de fotografia, O assistente de câmera e O operador de câmera. Formado pela IDHEC, em Paris, trabalhou em comerciais, curtas e longas-metragens, como Garrincha, estrela solitária, de Milton Alencar Jr.

Beto Bruel é medalha de ouro no World Stage Design 2009

O Brasil foi bem representado na segunda edição do World Stage Design, exposição internacional de cenografia, figurino, iluminação e sonoplastia, coordenada pela Organização Internacional de Cenógrafos, Técnicos e Arquitetos Teatrais (Oistat), realizada este ano em Seul, na Coreia. Concorrendo com profissionais de 19 países, o iluminador paranaense Beto Bruel faturou o primeiro lugar na categoria Light Design, com o projeto de iluminação da peça  Não sobre o amor, de Felipe Hirsch.

Erramos: A foto de capa da edição 123 (outubro) é de Fábio Cerati. Na matéria sobre o show de Daniela Mercury, a foto da página 26 é de Célia Santos.

Na matéria sobre Hairspray, edição 122 (setembro), informamos que a locadora Be Light havia fornecido quatro moving lights NEO 700 para o musical O despertar da primavera, que na ocasião da apuração ainda não havia estreado. Entre a data da entrevista com Samuel Betts, dono da Be Light, e a estreia do musical, a locadora Art Light, que fornece todos os equipamentos para O despertar da primavera, adquiriu também os NEOs 700, optando por não mais locá-los da Be Light.

 
Versão para impressão de
“ Edição #124:  em foco” Envie este artigo
para um amigo

 ARTIGOS RELACIONADOS - EM FOCO
Feiras agitam mercado de iluminação (Edição #133 - 12/08/2010)
Em Foco (Edição #150 - 27/01/2012)
Em Foco (Edição #105 - 16/04/2008)
Em Foco (Edição #132 - 14/07/2010)
Em Foco (Edição #101 - 18/12/2007)
Luz & Cena © Copyright 2000 / 2020 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Est. Jacarepaguá, 7655 salas 704/705 - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22753-900 - Telefone: 21 2436-1825