BUSCA
  M&T on-line   em Revistas
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da M&T em seu computador
gravar senha

Edição #239
agosto de 2011
 Revista
Índice da Edição
Audio-Technica AT4080
Coincidindo com esta época em que estivemos falando a fundo dos microfones de fita, tive a felicidade de receber para análise um microfone que justamente usa esta tecnologia, só que com diversos aprimoramentos - o Audio-Technica AT4080.

 Colunas
Lugar da verdade
Trabalhando nas alturas
No seu home studio
Como funcionam os compressores
Plug-ins, etc.
O conceito de plug-in de software - parte 2

 Serviços
Áudio Teste
Downloads
Galeria de Fotos
Cursos
Agenda
Hot Links
Classificados
Loja M&T
Anuncie
Expediente
As novidades da M&T em seu computador

 Enquete
Você tem interesse em utilizar o iPad, tablet da Apple, em suas produções fonográficas?
Sim, pois ele possui recursos que valem ser testados.
Sim, sendo que já utilizei e conquistei bons resultados.
Sim, pois é uma ferramenta útil. Por outro lado, não é autossuficiente.
Não, pois não acredito que poderá acrescentar algo ao meu trabalho.
Não. Jamais utilizaria ferramentas deste tipo.
 
Enquetes anteriores
quarta-feira, 4 de outubro de 2006
 No seu home studio voltar 
Dicas para gravação de bateria por João Ferraz Filho
No artigo deste mês vou dar algumas dicas pra quem quer gravar bateria mas está tendo problemas para tirar aquele som desejado.
Em primeiro lugar, simplifique. Aprenda a tirar um bom som usando o mínimo de equipamento e, a partir daí, vá evoluindo. Com três microfones bem posicionados, sendo dois como overheads e um no bumbo, já é possível gravar um disco. Há quem diga por aí que quanto menos mics, melhor o som. Obviamente que, com tempo, experiência e dinheiro, você vai testando opções mais arrojadas.
Sempre procure enxergar o projeto como um todo. O som final que você irá conseguir não será somente determinado pelo equipamento e como você o usa, mas também pelo baterista, pela bateria e pela sala de gravação. Tente sempre extrair o máximo de cada um.
Aprenda um básico de afinação e um pouco sobre o instrumento em si, como ele funciona. Para estar bem preparado, é sempre bom ter um pequeno kit à mão com chave de afinação e abafadores.
Sempre procure salas que soam bem. Uma boa sala faz uma enorme diferença no som gravado. Pense em salas largas com pés direitos altos, chão de madeira etc. Talvez a grande sala com chão de tábua corrida da casa da sua mãe pode lhe gerar resultados que você nem imagina (só toma cuidado para seu vizinho não chamar a polícia, devido ao sutil barulho que você vai fazer).
Depois de encontrar a sala, procure nela o melhor ponto para posicionar o microfone. Ás vezes, um posicionamento não muito convencional é a chave do sucesso. Sempre lembrando que o músico tem que estar sempre confortável, pois você depende de uma boa performance dele.
Selecione os tipos de microfones usados: normalmente, os dinâmicos para microfonação de perto, como caixa, bumbo, tons. (reservando os mics de diafragma largo para o bumbo) e condensadores para ambiência, hi-hats etc. Não que isso seja uma regra. Experimentação é sempre bem-vinda. Não tenha medo de tentar coisas diferentes, porque soar bem é o que importa. Um detalhe importante é que, se você for utilizar de microfonação em estéreo, procure usar a regra de 3 para 1* para minimizar a distorção de fase. Outro truque para se livrar de problemas de fase seria angular os microfones em vez de posicioná-los paralelamente à pele, pois a reflexão entre superfícies paralelas é sempre mais complicada.
Como consideração final, diria que para aquela mexida final nos posicionamentos de microfones, utilize os seus ouvidos e não seus olhos. Algo pode lhe parecer bem colocado e não soar bem. Como em todas as situações dentro do estúdio, só muito trabalho e estudo vai nos levar a um estágio acima. Então, mãos à obra pessoal!
Bom trabalho e boa sorte!

* A regra 3 para 1: A distância entre um microfone e seu respectivo par seria a mesma do instrumento, formando assim, um triângulo.
Versão para impressão de
“No seu home studio: Dicas para gravação de bateria” Envie este artigo
para um amigo
 SOBRE O AUTOR
Confira nesta coluna exclusiva dicas sobre como tirar o melhor som no seu estúdio. João Ferraz Filho é engenheiro de som, com formação pela Berklee (EUA), e sócio do estúdio Lontra Music, no Rio.

Para entrar em contato, escreva para joaoferraz@lontramusic.com.

 ARTIGOS RELACIONADOS - NO SEU HOME STUDIO
Enviando seu disco para masterização - 15/05/2007)
Comprando equipamentos - 11/08/2006)
Pré-amplificadores - 22/05/2006)
Fazendo seu bounce soar melhor - 03/04/2006)
Como funcionam os compressores - 18/09/2008)

Outros artigos publicados em Colunas
Áudio Música & Tecnologia © Copyright 2000 / 2024 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Est. Jacarepaguá, 7655 salas 704/705 - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22753-900 - Telefone: 21 2436-1825