BUSCA
  M&T on-line   em Revistas
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da M&T em seu computador
gravar senha

Edição #239
agosto de 2011
 Revista
Índice da Edição
Audio-Technica AT4080
Coincidindo com esta época em que estivemos falando a fundo dos microfones de fita, tive a felicidade de receber para análise um microfone que justamente usa esta tecnologia, só que com diversos aprimoramentos - o Audio-Technica AT4080.

 Colunas
Lugar da verdade
Trabalhando nas alturas
No seu home studio
Como funcionam os compressores
Plug-ins, etc.
O conceito de plug-in de software - parte 2

 Serviços
Áudio Teste
Downloads
Galeria de Fotos
Cursos
Agenda
Hot Links
Classificados
Loja M&T
Anuncie
Expediente
As novidades da M&T em seu computador

 Enquete
Você tem interesse em utilizar o iPad, tablet da Apple, em suas produções fonográficas?
Sim, pois ele possui recursos que valem ser testados.
Sim, sendo que já utilizei e conquistei bons resultados.
Sim, pois é uma ferramenta útil. Por outro lado, não é autossuficiente.
Não, pois não acredito que poderá acrescentar algo ao meu trabalho.
Não. Jamais utilizaria ferramentas deste tipo.
 
Enquetes anteriores
quarta-feira, 3 de agosto de 2011
 Lugar da verdade voltar 
Trabalhando nas alturas por Enrico de Paoli
Parece que existem momentos específicos em que a humanidade avança significativamente no assunto tecnologia. Claro que a evolução é uma constante, porém, às vezes, esse salto é bem nítido. Em outros, a mudança não chama tanta atenção: apenas altera lentamente o modo de as pessoas viverem, pensarem e trabalharem.

Desnecessário dizer que o surgimento da internet foi um desses marcos. Mas, como todo aparecimento de nova tecnologia, a internet surgiu engatinhando, e eu ouso dizer que ainda está. E é durante essa "infância" que surge algo chamado clouds, ou. nuvens. E muito mais do que um "lugarzinho pra você guardar seus arquivos" ou um disco virtual, o conceito de clouds vai discretamente mudar o jeito de trabalharmos e até de lidarmos com a internet e com nossos computadores.

Obviamente, nem todas as tecnologias surgem com o áudio em mente, mas elas deixam a gente pegar emprestado! Como "trabalhar nas nuvens" poderia, por exemplo, ser útil para nós, da música e do áudio? Bem... Imaginem o seguinte cenário: você está trabalhando em uma música em parceria com outro produtor. Este outro produtor está, digamos, do outro lado do planeta. Você mantém a sua sessão num cloud. Tudo o que você faz nela é automaticamente uploaded para esse espaço virtual que se chama. cloud. A parte bacana dessa história é que esse espaço pode ser compartilhado. Ou seja, enquanto se está gravando, editando ou afinando, todas as alterações que você faz aparecem lá, do outro lado do planeta, sem que se preocupe em enviar arquivos pra ninguém. Da mesma forma, sua "pastinha virtual", onde está sua sessão, também é atualizada sempre que o outro produtor mexer nela. Parece incrível, né?

Pois então. Hoje já existem serviços que possibilitam isso. Um deles se chama Dropbox. Você se cadastra gratuitamente e instala um aplicativo na sua máquina, que pode ser tanto Mac quanto PC. O sistema coloca uma pasta no seu HD, e ela se comporta exatamente como uma pasta que você criaria. Porém, qualquer pasta que você criar dentro dessa outra chamada Dropbox poderá ser compartilhada com alguém. Uma vez compartilhada, tudo o que você coloca, tira ou atualiza nessa pasta compartilhada reflete de forma idêntica no computador de lá do outro lado do mundo (contanto que ambos estejam conectados à internet).

Bem, ainda não sei exatamente como um sistema como o Pro Tools se comportaria trabalhando assim, com uma sessão sendo lida (e atualizada) diretamente da pasta Dropbox, mas, claro, vale o teste. O que importa é que a tecnologia está aí. "Redonda" e otimizada para as nossas necessidades ou não, o fato é que já conseguimos ver nitidamente como será nosso futuro próximo.

Enrico De Paoli é engenheiro de música. Mixa e masteriza em seu Incrível Mundo Studio e viaja com seu projeto de palestras e treinamentos Mix Secrets. Créditos vão de Djavan a Ray Charles. Site: www.EnricoDePaoli.com
Versão para impressão de
“Lugar da verdade: Trabalhando nas alturas” Envie este artigo
para um amigo
 SOBRE O AUTOR
Enrico De Paoli é engenheiro de gravação e mixagem ou sound designer. Agora com seu INCRIVEL MUNDO das MIXAGENS, recebe projetos de todo o país para serem mixados, de forma que o cliente fica online

Para entrar em contato, escreva para cartas@enricodepaoli.com.

 ARTIGOS RELACIONADOS - LUGAR DA VERDADE
A era dos mestres - 01/06/2008)
Cuidado com o compressor (ele é um amigo traiçoeiro!) - 10/07/2011)
Automação de compressores - 01/04/2011)
Cuidado com o Murphy - 03/01/2011)
Gravando do avesso - 29/10/2007)

Outros artigos publicados em Colunas
Áudio Música & Tecnologia © Copyright 2000 / 2017 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Est. Jacarepaguá, 7655 salas 704/705 - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22753-900 - Telefone: 21 2436-1825