Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #155
junho de 2012
Índice da Edição 155
Capa
Galeria
Holofote
Destaque
Evento

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
evento: AES Brasil Expo 2012
Novidades em iluminação em um dos mais tradicionais eventos de áudio profissional da América Latina
por Rodrigo Sabatinelli 28/06/2012
foto: Maurício Angelo/AES Brasil
Nos dias 8, 9 e 10 de maio, por entre sistemas de sonorização, consoles de gravação e mixagem, microfones e uma infinidade de assessórios de áudio profissional, lá estiveram eles, os moving lights e os painéis de LED, entre outros produtos de iluminação, dividindo as atenções do público pelas avenidas do Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo. Era o debut da AES Brasil Expo em um dos maiores espaços de convenções do país, algo mais do que merecido para o evento que chegou à sua 16ª edição com o charme e a organização que são suas marcas registradas.

Na feira, marcaram presença fabricantes como a Star e a Zamin LED, e distribuidores como a ProShows, a Decomac, a Gobos do Brasil e a Hot Machine, que usufruíram da presença recorde de visitação da feira - foram mais de 6.500 visitantes ao longo dos três dias.

Com tanto sucesso acumulado, a AES, que apresentou um considerável aumento em seu tamanho físico, chegando a 7.000 m2, e no número de expositores (foram mais de 70), já tem confirmada as datas de sua próxima edição: dias 7, 8 e 9 de maio de 2013, no mesmo Expo Center Norte, em São Paulo.

CORTINAS, PAINÉIS E MOVINGS SÃO DESTAQUE

A Hot Machine, distribuidora nacional dos produtos SGM, esteve na AES 2012 com um produto que já vem sendo notado em grandes produções nacionais. Trata-se do LED Ball, uma cortina de LED que faz leitura de vídeo e foi utilizada com sucesso na gravação do DVD do cantor Thiaguinho, capa da L&C 154.

De acordo com João Alonso, diretor da empresa, atualmente, a cortina é o carro chefe da Hot Machine. "É o nosso xodó. Estamos fazendo um trabalho de marketing em cima dela pois achamos que tem potencial para ser explorada no mercado nacional. Com a LED Ball, os lighting designers podem promover diversos tipos de efeitos em seus shows, já que ela pode ser montada de muitas maneiras, inclusive tridimensionalmente, dependendo da disposição de suas tiras em varas de sustentação", disse ele. Além da cortina, foram destaque no estande dois modelos de estrobos de LED: o X5 e o CX5. "O primeiro deles é aquele estrobo padrão, branco, com batidas fortes, entre outras características positivas. Já o segundo tem como diferencial a cor, pois é um estrobo RGB. Ambos consomem cerca de 3.600 W e podem ser ligados em série", completou.

Fabricante de uma extensa linha de equipamentos de iluminação, que inclui moving lights e refletores, a Star Iluminação - que, assim como a Hot Machine, tem por costume participar da Lighting Week, feira anual especializada que chegou à sua segunda edição no ano passado - esteve na AES com equipamentos à base de LED RGBW. A tecnologia, segundo Eduardo Orenes, sócio de Harley Orenes na empresa, é responsável por melhores resultados que a tradicional, pois, de acordo com ele, "mistura as cores em vez de usar um LED de cada cor".

FOTOS: 02 STAR + 03 STAR
CRÉDITO: L&C
LEGENDA: O painel flexível da Star e os sócios Eduardo e Harley Orenes

Apesar de presença maciça de movings, foi um painel flexível de LED que roubou a cena no estande da empresa. Especial para uso outdoor, ele tem 20 mm de distanciamento entre pixels e pode ser moldado de acordo com o gosto dos iluminadores. "O iluminador pode usá-lo em perfis côncavos ou convexos, tanto faz, ele é quem vai decidir. O importante é que a flexibilidade do produto permite que ele chegue a essas configurações. Ele é uma evolução bem interessante dos painéis que passaram de tendência à realidade", disse o executivo, que também apresentou uma linha de spots wireless RGBW com bateria, lançada na Expomusic 2011, e uma linha de ribaltas outdoor RBG para uso arquitetural.

No estande da dB Tecnologia Acústica, empresa do Rio Grande do Sul que fabrica sistemas de sonorização, foram demonstrados produtos da Zamim LED, companhia também gaúcha, mas voltada ao setor de luz. Representada por Cid xxxx, seu proprietário, a empresa lançou diversos produtos na feira. Os destaques ficaram por conta dos minibruttes, além de ribaltas e das lâmpadas PAR, ambos de LED. De acordo com Cid, toda a engenharia dos itens é de fabricação própria. A tecnologia, no entanto, é alemã. "Além dos produtos, que também podem ser feitos sob encomenda, a Zamin desenvolve projetos especializados de iluminação para casas noturnas, academias e restaurantes, entre outros estabelecimentos", disse ele, ressaltando a presença, no estande, dos canhões de LED RZ56 e RZ64, entre outros.
 
FOTO: 04 ZAMIN
CRÉDITO: L&C
LEGENDA: Parceira da dB Tecnologia Acústica, a Zamin levou para a feira produtos como moving lights e ribaltas de LED

NOVIDADES PARA DIVERSAS APLICAÇÕES

Outra empresa que chegou à AES Brasil com diversas novidades foi a ProShows. De acordo com Roger Santos, gerente de marketing da empresa, o novo Mac Aura, da Martin, em destaque no estande da distribuidora, é o primeiro moving head de LED tipo wash com recurso de zoom e cores pré-fixadas que oferecem interessantes efeitos de luz aural. O equipamento, indicado para shows e apresentações em teatros, conta com tecnologia RGBW, tem variação de 11 a 58 graus de zoom, trabalha com 2.580 lúmens de potência e tem processador integrado de efeitos.

Entre os itens presentes no estande da ProShows, Roger destacou alguns outros, como o moving 575, da Martin. "É um clássico da indústria", afirmou. Outro equipamento de peso que marcou presença no espaço da companhia foi o Titan Mobile, uma versão móvel da Tiger Touch, da Avolites, quem contém servidor de mídia integrado, dez playbacks com controles programáveis, 20 acessos diretos e quatro universos DMX, que podem ser expandidos, via Ethernet, a 12 universos. Roger também traçou um perfil do XP-5R, da Acme. "Trata-se de um poderoso moving head de 189 W, que faz um paralelo entre o spot e o beam e tem disco de gobo de 17 opções fixas, disco de cor de 14 opções fixas e efeito de estrobo com ajuste de velocidade", afirmou o executivo. No estande, também puderam ser conferidos os painéis PH-4,6, que, nas palavras de Roger, "são um dos mais badalados produtos da Pro LED, com altíssima resolução de imagem, que trabalha com LEDs SMD três em um".

FOTO: 05 Proshows
CRÉDITO: L&C
LEGENDA: No detalhe, o 575, da Martin, empresa distribuída no Brasil pela ProShows

Com o estande cheio por conta de pequenos e até minúsculos sistemas de sonorização, a Gobos do Brasil também levou ao evento alguns itens de sua linha de moving lights de LED, e, claro, painéis de LED. Apresentados por Esteban Risso, diretor comercial da empresa, os destaques foram os movings iLED nos modelos Fox Beam90, que contam com disco de gobo, disco de cor, prisma rotante, 15 canais DMX, pan e tilt em 16 bits e efeitos frost, e o Fox Spot90. "Os Fox Spot90 são compostos por dois discos de gobos: sete gobos rotatórios intercambiáveis, sendo três deles metálicos e quatro em cristal, além de outro disco com nove gobos estáticos", explicou.

Na Equipo, Everton Waldman apresentou diversos produtos da marca Glow, fabricante de consoles e lâmpadas PAR e movings de LED. Dentre os destaques esteve a mesa de controle Manager 360 X. O produto, segundo o CEO, é o carro-chefe da Glow e divide as atenções com as PAR GMP3 e 64 1W, ambas de LED, e com o Wash 84B.

FOTO: 06 EQUIPO
CRÉDITO: L&C
LEGENDA: O console DMX Manager 360 X, da Glow, foi destaque no estande da Equipo

Especializada em iluminação, porém com uma divisão de áudio, pela qual representa sistemas de sonorização, a HPL esteve na AES exclusivamente para demonstrar seus produtos desta linha, fabricados pelo grupo FBT. A opção por não levar equipamentos de luz da italiana DTS, que distribuem com exclusividade no Brasil, foi justificada por Danielle Moraes, que responde pelo marketing da empresa. "Foi uma decisão da direção da HPL, que nos últimos dois anos participou ativamente da Lighting Week Brasil", afirmou.

A AMI Music, de Octavio Brito, é bastante conhecida por sua incursão no universo do áudio. No entanto, desde a Expomusic de 2011 a empresa vem investindo no mercado de iluminação. Dentre os produtos apresentados na ocasião e que foram novamente demonstrados na AES 2012 estiveram uma máquina de fumaça e um aparelho que é um mix de moving head com painel de LED. Por sua vez, a Decomac, de Guilhermo Di Stefano, distribuidora de produtos de marcas como American Pro, Antari, Neo e Geni, foi à feira com alguns de seus produtos, muito embora, na ocasião, a empresa estivesse mais focada no mercado de áudio. Destaque em eventos passados, o Neo 2500 Beam, da American Pro, esteve novamente em evidência. Conhecido por oferecer todas as funções de um moving light convencional, o equipamento tem como diferencial um sistema de mixagem de cores variável.

ESTRUTURAS TAMBÉM SÃO DESTAQUE

Especializada em estruturas metálicas, a Auratec aproveitou a AES Brasil 2012 para divulgar sua badalada linha de produtos. De olho no mercado de profissionais de médio e grande portes, a empresa mostrou ao público itens como o AL-30, um módulo de sustentação resistente, durável e visualmente atraente. Fabricado inteiramente em liga estrutural e com capacidade para suportar até 3.300 kg de equipamentos, o acessório dividiu as atenções do público com algumas novidades da fabricante, dentre elas os chamados "pés-de-galinha": estruturas recém-desenvolvidas pela equipe de projetos da Auratec para afixar caixas de som.

 
Versão para impressão de
“ Edição #155:  evento” Envie este artigo
para um amigo

 ARTIGOS RELACIONADOS - EVENTO
Manhãs Iluminadas (Edição #142 - 02/06/2011)
Difundindo conhecimento (Edição #131 - 28/06/2010)
Dez anos de Espaço Cenográfico (Edição #109 - 22/08/2008)
V Jogos Mundiais Militares (Edição #145 - 18/08/2011)
Natal Luz de Gramado (Edição #113 - 16/12/2008)
Luz & Cena © Copyright 2000 / 2020 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Est. Jacarepaguá, 7655 salas 704/705 - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22753-900 - Telefone: 21 2436-1825