Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #140
março de 2011
Índice da Edição 140
Editorial
Novos Produtos
em Foco
Holofote
Dir Fotografia Para Vídeo
Final Cut Pro
Pergunte AO OZ
Galeria

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
em foco: Em foco
por Luz & Cena 21/03/2011
NOME DO NORDESTE 

O cineasta e diretor de fotografia Walter Carvalho, que começou a carreira trabalhando com realizadores do porte de Glauber Rocha e Nelson Pereira dos Santos, é a mais nova personalidade a ter a carreira reconhecida pelo Centro Cultural Banco do Nordeste, que periodicamente registra em DVD a história dos principais nomes da cultura regional.

O novo produto da série Nomes do Nordeste, que já abordou as histórias de vida e as trajetórias profissionais de artistas como o dramaturgo Aderbal Freire-Filho e o cantor Raimundo Fagner, traz a entrevista que Walter Carvalho, nascido na Paraíba, concedeu ao jornalista João Carlos Moura em 9 de dezembro de 2009, durante o 5º Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro.

No DVD, além de contar como construiu a fotografia dos filmes Abril despedaçado (Walter Salles) e Madame Satã (Karim Aïnouz), o cineasta fala da sua experiência como diretor-geral em Janela da alma (2001), documentário que marcou sua estreia na função, e Budapeste (2009), ficção baseada no romance homônimo escrito por Chico Buarque.

Premiado dentro e fora do Brasil, Walter Carvalho dirigiu a fotografia de grandes sucessos do cinema nacional. Para saber como solicitar o material sobre o diretor, cuja cinematografia inclui Central do Brasil, de Walter Salles, e Lavoura arcaica, de Luiz Fernando Carvalho, visite www.bnb.gov.br.


TRIPULAÇÃO REFORÇADA

A Barco contratou um executivo de vendas para o mercado de entretenimento latino-americano. E ele é brasileiro. Graduado em eletrotécnica, Daniel Monteiro atuou por mais de dez anos na On Projeções, empresa na qual ocupou os cargos de técnico, supervisor técnico, gerente de produção e executivo de vendas.

Na filial da companhia no país, onde, além de um escritório, mantém um laboratório técnico e uma base de engenharia em São Paulo, ele será responsável pela venda de soluções de entretenimento para toda a América Latina (com exceção do México).

A Barco (www.barco.com) fabrica e desenvolve soluções de visualização para uma série de mercados. Como empresa global de tecnologia, está presente em mais de 90 países e tem cerca de 3.300 funcionários no mundo inteiro. Além disso, possui unidades de produção, P&D, Vendas/Marketing e Atendimento ao Cliente espalhadas por Europa, América do Norte e Ásia-Pacífico.


SHAKESPEARE NO PARQUE

Durante o mês de fevereiro, o espetáculo Shakesparque, concebido e dirigido por Paulo Reis, levou ao Parque Lage, um dos mais belos cenários do Rio de Janeiro, trechos das mais importantes peças de William Shakespeare.

A montagem, que conquistou o segundo lugar numa recente premiação do Fundo de Apoio ao Teatro (Fate) e teve como objetivo principal democratizar a obra do dramaturgo, reuniu atores como Alexandre Barillari, Claudia Alencar, André Mattos, Samara Felippo, Jandir Ferrari, Tereza Seiblitz e Amir Haddad.

Em volta da piscina da Escola de Artes Visuais (EAV), que funciona dentro do parque, o elenco encenou atos de famosas peças do autor inglês, incluindo Ricardo III, Romeu e Julieta e A Tempestade. Já a ligação entre uma cena e outra ficou a cargo do grupo Dirigíveis e Digeríveis e da Banda do Bardo.

Responsáveis pela apresentação de jograis e a execução de sonetos musicados, eles ajudaram o público a entender melhor expressões que as obras de Shakespeare tornaram célebres. Outro atrativo do espetáculo foram a luz, o cenário e o figurino. Assinados por Rogério Emerson, José Dias e Marcia Pitanga, respectivamente, estes elementos foram desenvolvidos em parceria com alunos da EAV, que desde novembro participaram de oficinas gratuitas.


NOVO SHOWROOM


A Multiled (www.multiled.com.br) que distribui produtos de iluminação profissional para shows, teatros, emissoras de TV e casas noturnas, abriu uma segunda loja. Assim como a matriz, o novo espaço de vendas fica no bairro Santa Ifigênia, tradicional centro comercial da capital paulista.

Agora, locadoras, Djs, iluminadores, produtores, arquitetos e cenógrafos clientes da marca têm como opção de compras, além do ponto antigo - localizado à Rua dos Gusmões, nº 183 -, a filial recém-inaugurada, que ocupa os números 348 e 356 da Rua dos Andradas, conhecida pela grande movimentação. Com a nova loja, a Multiled espera atender melhor à sua clientela e ter mais espaço para expor seus produtos, cuja linha pretende aumentar.


LUZ DE FUNDO

A alemã GLP (German Light Products), proprietária da  G-Lec, desde fevereiro opera uma nova divisão. Lançada em fevereiro, ela é voltada ao desenvolvimento de equipamentos capazes de garantir modernos efeitos de iluminação nas atuais produções do mundo do entretenimento.

Com uma linha de produtos baseados na tecnologia LED, a Scenex Lighting distribui dispositivos que, de maneira elegante e suave, permitem o aproveitamento melhorado de elementos cenográficos e sua integração a componentes do rider de luz.

Exemplos dessas soluções são as tiras de LED com revestimento rígido ou flexível, disponíveis nas mais variadas cores e temperaturas, e o truss toner retangular com 12 LEDs RGB de 3W e fachos espessos de 10º de angulação, ambos já em comercialização. Detalhes em www.germanlightproducts.com.


O "QUERIDINHO" DAS ESTRELAS

Desde o começo do mês, os iluminadores brasileiros contam com uma nova opção de equipamento para incrementar seus riders de luz: o moving light Vari-Lite 3000 Spot, com lâmpada HMI de 1.200W, 6.000K de temperatura de cor, fluxo luminoso de 20 mil lumens, strobo de alto desempenho, roda de seis cores e três gobos rotatórios com efeito, entre outras características.

Fabricado pela Philips e tido como o "queridinho" dos lighting designers gringos - ele está sempre presente no grid de iluminação de artistas como a cantora Madonna e o ex-Beatle Paul McCartney -, o dispositivo chega ao país distribuído pela Companhia da Luz, do Rio de Janeiro, e pela Dimmer Light, de São Paulo.

A importação do moving light é fruto de uma parceria estratégica entre as duas empresas. Elas, que há vários anos se dedicam à locação, venda ou manutenção de equipamentos de luz, se preparam para o grande número de shows e eventos internacionais que o Brasil realiza partir deste ano, a começar com o Rock in Rio. Para mais informações, acesse site www.vari-lite.com.
Versão para impressão de
“ Edição #140:  em foco” Envie este artigo
para um amigo

 ARTIGOS RELACIONADOS - EM FOCO
Em Foco (Edição #111 - 17/10/2008)
Em Foco (Edição #108 - 09/07/2008)
Torre Eiffel completa 120 anos e ganha iluminação especial (Edição #125 - 15/12/2009)
Em Foco (Edição #149 - 17/12/2011)
Em Foco (Edição #127 - 12/02/2010)
Luz & Cena © Copyright 2000 / 2020 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Est. Jacarepaguá, 7655 salas 704/705 - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22753-900 - Telefone: 21 2436-1825