BUSCA
  M&T on-line   em Revistas
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da M&T em seu computador
gravar senha

Edição #239
agosto de 2011
 Revista
Índice da Edição
Audio-Technica AT4080
Coincidindo com esta época em que estivemos falando a fundo dos microfones de fita, tive a felicidade de receber para análise um microfone que justamente usa esta tecnologia, só que com diversos aprimoramentos - o Audio-Technica AT4080.

 Colunas
Lugar da verdade
Trabalhando nas alturas
No seu home studio
Como funcionam os compressores
Plug-ins, etc.
O conceito de plug-in de software - parte 2

 Serviços
Áudio Teste
Downloads
Galeria de Fotos
Cursos
Agenda
Hot Links
Classificados
Loja M&T
Anuncie
Expediente
As novidades da M&T em seu computador

 Enquete
Você tem interesse em utilizar o iPad, tablet da Apple, em suas produções fonográficas?
Sim, pois ele possui recursos que valem ser testados.
Sim, sendo que já utilizei e conquistei bons resultados.
Sim, pois é uma ferramenta útil. Por outro lado, não é autossuficiente.
Não, pois não acredito que poderá acrescentar algo ao meu trabalho.
Não. Jamais utilizaria ferramentas deste tipo.
 
Enquetes anteriores
sexta-feira, 22 de agosto de 2008
 Plug-ins, etc. voltar 
Processamento digital em DAWs por Rodrigo Meirelles
Caros leitores,


Neste mês inauguramos mais uma coluna na versão on-line da M&T. Tenho pessoalmente um carinho especial pela revista, pois foi através de suas páginas que tomei as decisões mais significativas nos primeiros anos de minha carreira profissional. Voltar a publicar artigos na M&T é mais do que realizar uma atribuição profissional. É reativar um projeto pessoal.

Agora, felizmente, tenho a oportunidade de contribuir mais uma vez, junto com os colaboradores desta coluna, não só para com a revista, mas também com a troca de informações, idéias e experiências entre os profissionais e entusiastas do áudio. Utilizar um meio democrático como a internet, não ainda o suficiente em termos de acesso no caso do nosso país, mas no sentido participativo, é abrir portas para a interatividade, hipertextualidade e acesso a mídias como exemplos sonoros, vídeos e animações aos quais não teríamos acesso na versão impressa. Dessa maneira, nos sentimos privilegiados por estarmos utilizando o meio online.

O objetivo desta coluna mensal será, portanto, o de abordar o tema Processamento Digital de Áudio em DAWs, ou seja, estudar as alterações feitas digitalmente via softwares e plug-ins no áudio tanto em situações profissionais como em caseiras. (DAW é a abreviação para Digital Audio Workstations, o que seria equivalente a estações de trabalho de áudio digital.)

Trataremos desde os aspectos mais teóricos, como parâmetros do áudio digital, gerenciamento de buffers, processamento em tempo real e tipos de plug-ins, até os mais práticos, como utilizações de determinadas ferramentas de software e principais parâmetros. Para isso, contamos com uma equipe de colaboradores com engenheiros, pesquisadores e técnicos experientes nas áreas de produção musical, broadcast e, no caso da pesquisa, processamento de sinais. Os três colaboradores fixos, dentre os quais eu me incluo, estão apresentados no fim deste primeiro artigo.

Uma boa notícia é que os leitores poderão participar ativamente de nossa coluna. Criamos um fórum no qual todos podem ler ou fazer a inscrição para postar mensagens. Desse modo, podemos direcionar os assuntos dos meses seguintes de acordo com as expectativas e dúvidas mais interessantes. Publicaremos também as discussões que julgarmos interessantes, preservando naturalmente os nomes e endereços eletrônicos dos respectivos membros.

As mensagens podem ser lidas por e-mail ou diretamente na página do grupo. Para participar do fórum, apenas preencha com o seu e-mail e clique no botão Participe.

Nos primeiros artigos, aprofundaremos a discussão sobre workstations digitais, áudio digital e a utilização de plug-ins em softwares de gravação, edição e mixagem. Após isso, nossa intenção é a de apresentar as principais ferramentas e tipos de processamento de áudio, como reverberação, modulação, time-stretch, controles de afinação, supressão de ruído e simulação. Nesse momento, então, apresentaremos alguns parâmetros, exemplos e dicas, sempre com o referencial teórico e conceitual atrelado.

Sendo assim, reitero o convite para os interessados participarem do nosso fórum, ou que enviem mensagens aos e-mails pessoais dos colaboradores com sugestões e críticas.

Conto com a participação de vocês e até breve!
Rodrigo Meirelles

Saiba mais sobre os colaboradores desta coluna:

Rodrigo Meirelles é engenheiro eletrônico e de computação, formado pela UFRJ, produtor fonográfico e mestrando em Educação da PUC-Rio. Ocupa atualmente a posição de diretor da Ground Control Treinamentos (Digidesign Sponsored School) e é professor do curso de Produção Fonográfica, da Universidade Estácio de Sá. Participou de produções musicais de artistas como Paralamas do Sucesso, Djavan e Forfun; atuou como palestrante em congressos como AES-Brasil, GECOM/UFRJ e Semana da Eletrônica (DEL/UFRJ); ministrou treinamentos corporativos em empresas de televisão e produção musical e participa do Grupo de Pesquisa Educação e Mídia.

Alan Tygel é engenheiro eletrônico formado pela UFRJ. Atualmente cursa o mestrado em Engenharia Elétrica na COPPE/UFRJ, no Grupo de Processamento de Áudio. Tem interesse especial no desenvolvimento de plug-ins VST e publicou artigos sobre seus plug-ins de restauração, equalização e som tridimensional nos congressos da AES Brasil. Além disso, ministrou recentemente um minicurso sobre programação para áudio na UFBA.

Julio Hammerschlag é profissional de áudio há mais de 10 anos. Cursou programação de computadores na PUC-Rio e é autodidata em áudio. Mixou diversos filmes para cinema, televisão e DVD. Sonoplasta de duas edições do Big Brother Brasil, atualmente trabalha na masterização de novelas e séries da TV Globo, além de ser instrutor da Ground Control Treinamentos (Digidesign Sponsored School).
Versão para impressão de
“Plug-ins, etc.: Processamento digital em DAWs” Envie este artigo
para um amigo
 SOBRE O AUTOR
Rodrigo Meirelles é engenheiro eletrônico e de computação, produtor fonográfico e mestrando em Educaçaõ. É hoje diretor da Ground Control Treinamentos e professor de produção na Estácio de Sá.

Para entrar em contato, escreva para plugins@musitec.com.br.

 ARTIGOS RELACIONADOS - PLUG-INS, ETC.
O conceito de plug-in de software - parte 2 - 10/03/2009)
Digital Audio Workstations - onde estamos pisando? - Parte 2 - 03/12/2008)
Digital Audio Workstations - onde estamos pisando? - Parte 1 - 16/10/2008)
O conceito de plug-in de software - parte 1 - 19/02/2009)

Outros artigos publicados em Colunas
Áudio Música & Tecnologia © Copyright 2000 / 2024 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Est. Jacarepaguá, 7655 salas 704/705 - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22753-900 - Telefone: 21 2436-1825