RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Djangos
Djangos termina gravação de cd no estúdio de Yuka
Redação
Publicado em 09/12/2008 - 12h09
Marcelo Yuka finalizou recentemente o CD da banda carioca Djangos no seu estúdio, o Observatório de Ecos. Com produção do próprio Yuka, o CD foi gravado por Daniela Pastore e mixado por Fred Inglez, que fazem parte da equipe do estúdio. Atuaram como assistentes de estúdio o DJ Babão, Carlos Eduardo (Gordo), Rodrigo Diniz e Jomar Schrank.

Jomar tocou teclados, que vão do clássico Fender Rhodes e Farfisa, passando pela escaleta e pelos synths da Moog e da Roland, e os plug-ins de instrumentos dos softwares Fruity Loops e Pro Tools. Além disso, tocou guitarra e fez backing vocals na música "Agora não mais" e ajudou nos efeitos em "Cabra marcado".

A gravação digital foi feita com o sistema Pro Tools HD, na versão 5.1 do software. Para percussões e efeitos vocais, Yuka utilizou os synths Hand Sonic (Roland) e DX 100 (Yamaha) e efeitos Electro-Harmonix nas faixas em que participou, como a música "Operação São Jorge". Amigo de longa data da banda, Yuka ajudou nos traços de dubreggae com seu "arsenal de delays clássicos (de fita e analógicos)", acumulado ao longo de sua carreira.
As diretrizes do CD são marcadas pela influência reggae, devido aos graves, e por guitarras puxadas para o punk, ainda que evitando os power acordes. As baterias e os baixos foram gravados juntos, a fim de criar uma base coesa. A caixa foi captada com um Neumann antigo (KM 86), mas, de acordo com Daniela Pastore, no geral, a bateria foi pouco captada, pois só havia oito canais de entrada.
Foram usados microfones convencionais: Shure Beta 52 no bumbo, SM57 na caixa e Seinheiser MD421 no surdo. Já o baixo foi gravado em linha, passando por um pré-amp Fatman com compressor. As vozes foram gravadas com um Neumann U87 e as guitarras, com um amplificador AC30, microfonado com o MD 421.

A banda, formada por Marco Homobono (vocal e guitarra), Lyle Diniz (baixo) e J. J. Aquino (bateria), escolheu cuidadosamente os pedais usados em cada música. No processamento, foram utilizados os equalizadores API gráfico e Orban paragráfico. Já na compressão, foram usados os clássicos Distressor e o DBX 160.

O CD também contou com a participação vocal do rapper João Xavi, de Amora Pêra, vocalista do quarteto Chicas, e do ex-baterista do Cidade Negra, Lazão. A banda convidou ainda Jomar Schrank, que contribui com guitarras, teclados e backing vocal.

Mais informações: www.myspace.com/observatoriodeecos
Comentários (0)
Nenhum comentário foi publicado até o momento.
Deixe seu comentário
nome
comentário1000 caracteres disponíveis
Blogs
Autor: Fábio Henriques
(196 páginas)
R$ 54,00
Pronta entrega
 
Autor: Roberto Gill Camargo
(140 páginas)
R$ 40,00
Pronta entrega
Ofertas