RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Lançamento
K-array lança Line Array para Som ao vivo com nova tecnologia
Redação
Publicado em 20/11/2014 - 18h28
divulgação
 (divulgação)
Desde que os primeiros sistemas Line array surgiram no mercado em meados da década de 90, houve grandes avanços em termos de qualidade de áudio, nos níveis de pressão sonora (SPL) e na capacidade de direcionar o som para as áreas onde o há necessidade de cobertura. Ao longo dos anos, artistas, técnicos e o público em geral acostumado a participar de grandes festivais, acabaram aceitando como normais os gigantescos sistemas de PA utilizados por artistas de renome em todo o mundo.
No entanto, o tamanho e a complexidade para montar esses equipamentos, aumentava também seu custo, por isso a K-array começou a pensar num sistema line array que fosse leve, prático, de fácil instalação, e o mais eficiente possível em qualidade e desempenho.

Alex Tatini, presidente da K-array explica: "Quando começamos a projetar o FIRENZE queríamos criar um sistema que representasse o Estado da Arte em termos de qualidade e desempenho, mas que ao mesmo tempo, fosse o mais prático possível em portabilidade, instalação e gestão.".
E continua: "Quando cruzamos todos os comentários dos profissionais do mundo com nossas próprias experiências, o foco passou a ser: devemos tornar a vida mais fácil para todos os usuários de Pró Áudio no dia-a-dia, especialmente em turnês, combinando isso com a necessidade do rápido retorno do investimento do cliente, sem afetar nossa liberdade de sermos criativos.".
O resultado é a caixa KH8 do sistema Firenze, que é o primeiro sistema line array a utilizar a tecnologia "Slim Array Technology (S.A.T.)".

Características da KH8 e do subwofer KS8
O KH8 é amplificado, leve, fino, compacto e seu design é futurista e resistente à intempérie, proporcionando 145 dB SPL. Uma solução criativa e um som da melhor qualidade. É totalmente controlado pelos DSPS integrados para ajuste preciso do alinhamento com a máxima flexibilidade operacional.
O subwofer ativo KS8, compacto e resistente à intempérie é seu aliado, e atinge 148 dB SPL.
Um sistema com 24 unidades do KH8 pode ser montado em apenas 10. Isto é possível, porque não é necessário desmontar todo o conjunto: as caixas estão ancoradas em grupos de três dentro de módulos rígidos, que são interligados rapidamente para criar grandes sistemas com até 24 unidades. Em comparação com os sistemas tradicionais que exigem a fiação e uma conexão mecânica para cada caixa, o KH8 economiza tempo. Cada unidade pode ser inclinada de forma independente para o alinhamento mecânico, e em seguida fazer o alinhamento digital.

A portabilidade e a facilidade de montagem são apenas algumas das vantagens desse sistema. Por exemplo, suponha que você deseja alterar o ângulo de inclinação de uma das caixas quando o cluster já estiver içado: com KH8 não é necessário descer o cluster; uma pessoa é suficiente para alterar a inclinação de uma caixa em poucos minutos. Além disso, a tecnologia "line array reto" necessita de pouco espaço em profundidade, minimizando o volume do cluster, permitindo máxima liberdade no ponto de fixação. O resultado é a obtenção de uma frente de onda que tem a curvatura desejada a partir de um conjunto perfeitamente vertical

Tecnologia Slim-Array
Não é uma banana; você sobe o cluster reto, otimizando o espaço. Cada caixa é projetada para ser inclinada sobre seu próprio eixo horizontal, facilitando o alinhamento e proporcionando uma pressão sonora excepcional, exatamente onde você deseja.

Direcionamento acústico digital
Cada caixa incorpora 8 processadores DSP e tecnologia hiper precisa para direcionar o feixe sonoro, atendendo a qualquer exigência técnica e controle sonoro.

Resistente à intempérie
KH8 & KS8 são sistemas amplificados com grau de proteção IP45. O módulo eletrônico integrado tem grau de proteção IP65, para resistir às chuvas pesadas.

Cobertura das caixas KH8 no Sistema Firenze.
A cobertura de um cluster de caixas KH8 pode ser controlada mecanicamente pelo ajuste dos ângulos entre as caixas e digitalmente, através do direcionamento digital, que é um grande diferencial do sistema. Com o KH8 você pode focar o som em áreas específicas, excluir de outras áreas, verificar a frequência do direcionamento e obter uma cobertura sonora extremamente uniforme.

Direcionamento Acústico Digital
Direcionamento acústico é uma técnica que permite dirigir o feixe de som das caixas através da interação de vários alto-falantes. O potencial desta técnica pode realmente ser maximizado apenas quando existe um sistema que permite controlar com precisão e de forma independente cada elemento do array. Um poderoso software de cálculo otimiza todos os parâmetros a fim de obter o resultado acústico desejado. O sistema KH8 tem essa capacidade.
Cada caixa KH8 possui 8 canais de DSP incorporados, a fim de controlar os componentes internos de forma independente. Cada um dos 8 canais é projetado para otimizar filtros FIR e delay, alcançando o melhor dos resultados com um alinhamento de alta precisão.


Cabos:
Apenas dois cabos são necessários para montar o sistema. Um multi-cabo com conectores LK25 para enviar sinal analógico, digital e dados, e um multi-cabo com conectores Socapex para enviar energia. Alimentação e sinais são separados para evitar interferência de ruído e risco de danos graves em caso de corte acidental de cabos.

Configuração automática:
Significa que você pode projetar suas configurações fora do local e sincronizar com o sistema quando estiver montado.
Um software dedicado permite que você faça o projeto de acordo com todos os requisitos do local.
Simplesmente pressionando um botão, o software pode sugerir o ângulo mais preciso para cobertura ideal na área de audiência. Pressionando outro botão, o software vai calcular os melhores ajustes de filtros FIR para atender todas as necessidades de uma cobertura sonora exigente, inclusive excluindo o som de áreas específicas se for o caso.


Quantas pessoas são necessárias para içar um PA com 12 caixas KH8 de cada lado?

O estado da arte em sistemas de rigging permite que uma única pessoa monte 12 unidades em menos de 10 minutos!
Isto é possível porque não é necessário montar e desmontar todo o conjunto: as caixas estão ancoradas em grupos de três dentro de gabinetes de pré-cabeados. Cada gabinete é colocado sobre uma robusta plataforma fornecida para garantir a praticidade do transporte.

Quantos KH8 cabem em uma plataforma de transporte?
Cada plataforma pode transportar dois gabinetes pré-cabeados com 3 caixas KH8 cada. (6 KH8 no total).
As plataformas de transporte possuem capas semi rígidas de proteção.

O KS8 utiliza a tecnologia IPAL de amplificação, incluindo um poderoso módulo com um sensor de pressão diferencial, um DSP com "latência zero" e dois alto-falantes de 21 polegadas projetados especificamente para trabalhar com alta eficiência, proporcionando excepcionais 148 dB SPL.

A tecnologia IPAL permite corrigir as incertezas intrínsecas do sistema acústico em tempo real, para o estado da arte em performance sonora. A linearidade do sistema é garantida por uma correção de feedback baseada em um método de controle de pressão diferencial. O DSP integrado garante surpreendentes 10 µs (microsegundos) de latência, permitindo uma abordagem "analógica" com um poderoso DSP.

Os subwoofers KS8 também estão integrados ao software de alinhamento, dando infinitas possibilidades de configuração, como por exemplo, cardioide ou arcos.

Posso içar os subwoofers KS8?
Com certeza. Você pode içar ou estaquear o KS8. Pode também conectá-lo a um gabinete com três KH8 e levantar um cluster com KS8 no topo e KH8 na parte inferior.

O sistema Firenze tem alguma limitação em aplicações ao ar livre?
Absolutamente não. KH8 e KS8 são sistemas IP45 com um gabinetes eletrônicos integrados IP65, para resistir até mesmo às chuvas mais pesadas.


Qual o software ideal para o Sistema Firenze?

Um sistema inteligente como o Firenze, requer um software dedicado para realizar com facilidade o projeto, a configuração e o alinhamento; e, igualmente, oferecer ao usuário opções para trabalhar. Em parceria com AFMG®, os desenvolvedores do software de maior sucesso no mercado de áudio profissional, desenvolvemos e implementamos o primeiro FIRmaker real, onde os usuários tem o poder de criar seus próprios filter-sets FIR, otimizados para cada configuração onde utilizarem seu sistema.

Uma demonstração do software FIRmaker


Mais informações:
www.k-array.com
Comentários (0)
Nenhum comentário foi publicado até o momento.
Deixe seu comentário
nome
comentário1000 caracteres disponíveis
Blogs
Autor: Fábio Henriques
(196 páginas)
R$ 54,00
Pronta entrega
 
Autor: Roberto Gill Camargo
(140 páginas)
R$ 40,00
Pronta entrega
Ofertas