RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
AES Brasil 2013
AES Brasil Expo 2013
Conhecendo os principais lançamentos e destaques do evento
Rodrigo Sabatinelli
Publicado em 22/04/2013 - 17h22
Divulgação
 (Divulgação)
Entre os dias 7 e 9 de maio, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo, será realizada mais uma edição da AES Brasil Expo, feira que reúne, anualmente, alguns dos maiores representantes e fabricantes nacionais e internacionais de produtos voltados para os setores de áudio profissional, vídeo, iluminação e instalações especiais, além de profissionais do setor, como engenheiros de PA, gravação e mixagem, produtores, artistas e músicos, entre outros.

E para que você chegue ao evento sabendo o que irá encontrar por lá, criamos, como de costume, uma espécie de guia de produtos. Nas próximas páginas, estão algumas das novidades a serem apresentadas na feira, que terá, juntamente a ela, o 11º Congresso de Engenharia de Áudio da AES Brasil. No congresso, o público participará de plenárias com temas diversos, ministrados por nomes como Jeff Levison (Técnicas de Mixagem Baseadas em Objetos), Renato Cipriano (Projeto Para as Olimpíadas) e Rodrigo Meirelles (Áudio Para Games/Ferramentas de Processamento de Áudio). Na área externa da feira, ao ar livre, serão demonstrados ainda sistemas de PA de diversos portes e fabricantes.

Mais informações podem ser obtidas no site www.aesbrasilexpo.com.br e por meio do telefone (21) 3269-0970.

ALTO PROFESSIONAL
Como de costume, a Alto Professional leva para a AES Brasil Expo uma grande quantidade de novidades em diversas linhas. Entre os fones de ouvido, o grupo apresenta os novos modelos de fones da Akai: MPC Pro Headphones, MPC Headphones e MPC Earbuds, totalmente construídos em alumínio e aço robustos, com PADs estofados e revertidos em couro. Na linha de samplers, surge com o MPX8, também da Akai, que conta com um teclado controlador de capacidades USB, MIDI e CV, com PADs PMC MAX25. Nas de interfaces de áudio, a Alto demonstra as novas M-Track, M-Track Plus e M-Track Quad USB (foto), da M-Audio.

www.altoprofessional.com.br
AMI MUSIC


Distribuidora dos produtos VocoPro e Renkus-Heinz, fabricantes de microfones e sistemas de sonorização, respectivamente, a AMI Music levará para o evento alguns dos produtos destas duas marcas, entre outras. Na linha de microfones, os destaques VocoPro ficam por conta de kits, como o HHUF-8800 (foto) e UHF-5800.

www.amimusic.com.br

CV AUDIO

Como de costume, no estande da CV Audio serão demonstrados produtos de diversas marcas. Entre eles estarão estantes de voz, guitarra e instrumentos de sopro, além de suportes para monitores de referência, da König & Meyer, microfones dos mais variados modelos da marca CountryMan e antenas da Professional Wireless, entre outros.

www.cvaudio.com.br

DSPRO
A DSPRO apresenta no evento sua nova tecnologia de dupla conversão A/D, que combina pré-amplificadores de alta fidelidade, conversores de altíssima resolução e DSP para oferecer uma grande faixa dinâmica, capaz de proporcionar qualidade nos menores níveis de microfones e nos maiores sinais de linha sem ajuste de ganho. Aliado ao novo driver CoreAudio para Mac, que transforma a placa de rede numa interface de áudio multicanal, o novo conversor - ainda não batizado - é, segundo a direção da empresa, a solução ideal para gravações em estúdio ou ao vivo.

www.dspro.com.br

E.A.M
No estande da E.A.M, fabricante de divisores de frequência processados, serão demonstrados produtos como os direct box PN M3P e PN M3A (foto), respectivamente passivo e ativo HQ, com chaves seletoras de lift/ground; PN M11, um isolador de áudio/split M14, com duas entradas e duas saídas ou L-mono com uma entrada e duas saídas, e o PN M9, phantom power de quatro entradas e quatro saídas alimentado por fonte universal de 90 a 240 VAC. Além disso, no espaço da empresa estarão disponíveis produtos tidos como clássicos, como um distribuidor de microfones para consoles. Construído em uma única unidade de rack, o produto conta com 12 circuitos de entrada de microfones e mic/line inputs acomodados em um conector do tipo DB37 fêmea. Construído em aço carbono 1 mm, o equipamento pesa menos de 3 kg e ocupa somente uma unidade de rack.

www.eam.com.br

EQUIPO

Distribuidora de importantes marcas como Kurzweil, Sabian, Laney, Waldman e Koss, entre outras, a Equipo chega à AES Brasil Expo 2013 com uma grande variedade de produtos. Dentre os principais itens que serão mostrados ao público estão o equalizador de 15 bandas Phonic GEQ 1502F, que pode ser usado em turnês e instalações fixas e oferece 6 ou 12 dB de corte ou aumento, freqüências centrais padrão ISO entre 20 Hz e 16 kHz e entradas e saídas de ¼" e XLR, e também os microfones Waldman BT-580 (foto), que têm resposta de frequência entre 50 Hz e 16 kHz, sendo indicados para uso em broadcast.

www.equipo.com.br

EROS

A fabricante de alto-falantes Eros demonstra, na feira, os itens que compõem as suas linhas profissional e automotiva. No estande da empresa, sempre bastante visitado, o público irá conferir, dentre outros produtos, o E-815 SDS, de 15", o E-18 Target Bass, subwoofer de 18", e o E-512 NEO, de 12" (foto).

www.eros.com.br

GOBOS DO BRASIL

A Gobos do Brasil levará para a feira toda a linha de produtos da italiana K-Array, hoje carro-chefe em sua distribuição. Na linha de portáteis estarão os sistemas ativos Blueline e Redline. Na linha Concerto, os destaques ficam por conta de sistemas de médio porte, como o KH15, e de grande porte, como os KH4, KS4 e KO70, entre outros. Mas, sem dúvida, no estande da empresa a surpresa será a nova caixa acústica flexível da marca, a Anakonda KAN200 (foto). Projetada para atender a estéticas incomuns, ou seja, em locais nos quais uma caixa acústica jamais pudesse ser instalada, a Anakonda tem dois metros de comprimento e pesa cerca de 1,5 kg. Com 150 W de potência, SPL de 96 dB contínuos e 103 dB de pico, ela faz cobertura horizontal de 160 graus e vertical de 10 graus. Para melhores resultados, pode ser, ainda, ligada a subwoofers.

www.gobos.com.br

No estande da Harman, o público irá conferir o novo console Soundcraft e os novos subwoofers JBL. Apresentada na NAMM 2013, o Si Expression (foto), da Soundcraft, é um poderoso mixer de som ao vivo. Dotado de processadores de sinal BSS e controle remoto ViSi para iPad, o console é considerado, segundo o departamento de marketing da empresa, o mais avançado da categoria. Desenvolvidos especialmente para atender às exigências dos sistemas de reprodução sonora de alta potência em faixas de subgraves, os novos subs da JBL são capazes de suportar de 800 W a 1200 W RMS com grande deslocamento linear dos cones. O modelo 15SW5P tem um alto-falante de 15" com programa musical de 2400 W e resposta de frequência de 38 Hz a 2 kHz, enquanto o 18SW5P tem o mesmo programa musical, resposta de frequência de 37 Hz a 2 kHz e FS de 37 Hz.

www.harmandobrasil.com.br

HPL

Distribuidora dos produtos FBT, a HPL leva para a AES Brasil Expo 2013 algumas novidades, além de produtos já conhecidos do público. Na linha de sistemas para situações ao vivo, o destaque vai para os monitores de chão StageMaxX 12 Ma e para o line array modular Vertus, nos modelos CLA 604A e CLA208SA. Na linha de instalação fixa, destaque para o mad 4ip, nos modelos MMU 4000 (foto), CUW 4000, CUD 4000 e EAC 4000, sistema de automação multimídia anunciado na última edição da feira. No setor de iluminação, mais uma vez a HPL leva para o evento os moving lights fabricados pela italiana DTS. Dentre eles, destaque para os já conhecidos e bastante utilizados Jack Spot e Nick NRG.

www.hpl.com.br

Libor
No estande da Libor, distribuidora dos produtos Studer e TC Electronics, entre outros, uma grande novidade: a mais recente versão das mesas Vista. A Vista 1 (foto), que acaba de chegar ao mercado e será demonstrada ao público, é, segundo a empresa, a mais compacta da série. Com somente um metro de largura, ela conta com 22 faders, 32 entradas de microfone e linha analógicas e um DSP capaz de gerir até 96 canais. Além da Vista 1, é provável que a Libor apresente, ainda, o DB6, da TC Electronics, um conversor para sinal de vídeo com loudness control. Usados por diversas emissoras de TV, esse processador trabalha com até três sinais (SD/HD/3G) em uma unidade de rack e é o mais novo elemento da família DB, que já conta com os modelos DB2, DB4 e DB8.

www.libor.com.br

OVERSOUND

Fabricante nacional de alto-falantes, drivers e twitters, a Oversound leva para a feira toda a sua linha de produtos, que tem, entre os destaques, as linhas OVS-X e Insanno. Esta última com falantes como o 18 2000, que contam com bobinas de 4" (100 mm) em Kapton, enrolamento inside/outside, cone a vácuo de celulose especial e suspensão para suportar grandes deslocamentos, sendo aplicáveis em trios e mini-trios; e o ST 800 15, com bobinas de 2" e 2 1/2".

www.oversound.com.br

PENN ELCOM

Na Penn-Elcom, mais uma vez, serão demonstrados os tradicionais falantes Fane, bastante conhecidos e utilizados na Europa e que, desde 2011, vêm sendo trabalhados no Brasil pela empresa. Com sua linha Sovereign, que tem, entre outros destaques, o modelo 15-600 LF (foto), a Fane terá mais uma oportunidade de mostrar as características de seus produtos para um mercado sempre aberto a itens de qualidade superior.

www.penn-elcom.com.br

PRIDE MUSIC

A Pride Music, como de costume, chegará ao evento com toda a linha de produtos da Shure, uma de suas representações nacionais. Dentre os inúmeros itens que serão demonstrados estarão os sistemas sem fio Axient. Usados, recentemente, na reinauguração do Mineirão, em Belo Horizonte, Minas Gerais, os sistemas têm como característica a troca automática da frequência de qualquer canal que sofrer interferência, incluindo a troca da frequência dos transmissores, e uma maior duração de suas baterias, que oferecem mais de oito horas de funcionamento por bodypack.

www.pridemusic.com.br

PROSHOWS
13 proshows

Distribuidora de grande marcas no setor de áudio e iluminação profissional, a ProShows levará à feira uma grande quantidade de lançamentos. Na linha de headphones para estúdios de gravação e mixagem, por exemplo, terá em seu estande o ATH-M30, da Audio-Technica. Com excelente isolamento, tiaras ajustáveis, conector de 3.5 mm, adaptador para 6.3 mm e cabo ultra-flexível com 3.4 m, o equipamento conta com imãs com estruturas em neodímio e bobinas com tecnologia CCAW. A ProShows demonstrará também o novo multicabo Digital Snake S16 (foto), da Behringer, e os novos amplificadores Powersoft. Enquanto o multicabo conta com 16 pré-amplificadores totalmente programáveis desenvolvidos pela Midas, oito saídas XLR analógicas e portas de rede AES50, compatíveis com a tecnologia SuperMac, da Klark Teknik, os amplificadores se destacam graças ao baixo peso (7 kg), ao fato de usarem somente uma unidade de rack de 19" e à bela sonoridade.

www.proshows.com.br

QUANTA BRASIL

No espaço da Quanta, que distribui produtos de marcas como FZ Áudio, Avid e Neumann, novidades nas linhas de line array, plataformas de gravação e microfones. Da FZ, será demonstrada a nova versão protótipo do line FZ J12A, sistema amplificado e processado, com controle via rede, composto por um alto-falante de 12" e drive, usado em aplicações ao vivo ou em instalações fixas. Da Avid, o destaque fica por conta da nova versão do Pro Tools HD 11 (foto), que, de acordo com o fabricante, redefine os padrões para produção de áudio e música. O lançamento conta com motores de áudio e vídeo de alta potência, arquitetura 64 bit, medição expandida e fluxos de trabalho de vídeo HD diretos, permitindo que os profissionais de áudio trabalhem em produções que exijam performance única, qualidade e alta definição.

www.quanta.com.br

ROYAL MUSIC

No espaço da Royal serão demonstrados diversos itens da marca Soundex, fabricante de microfones profissionais, dentre eles True Vocal (foto), True Headset, True Lavalier, Double Vocal e Double Vocal Headset. São sistemas sem fio UHF com displays em LCD, sensores infravermelhos, indicadores de níveis de bateria e saídas de áudio balanceadas. Além dos produtos Soundex, que acompanham cases e fontes bivolts, a Royal levará para a feira itens de marcas como KRK, Monster Cable e Zoom.

www.royalmusic.com.br

STANER

Fabricante de sistemas de sonorização, consoles de mixagem, microfones, sistemas wireless e amplificadores para instrumentos musicais, entre outros, a Staner levará ao seu espaço na feira produtos que, nos últimos meses, vêm fazendo enorme sucesso. Lançados no ano passado, os sistemas ST-1300 e ST-903 (foto) são alguns dos que estarão em destaque no estande da empresa, que também deve apresentar o CrossFour XM, um crossover eletrônico com entradas e saídas balanceadas com conectores XLR e filtro passa-alta Butterworth.

www.staner.com

STUDIO R/NASHVILLE

Tradicional fabricante de amplificadores de potência e caixas amplificadas, a Studio R/Nashville lança, na AES Brasil Expo 2013, o amplificador V22 (foto), mais novo modelo da Série V. O produto permite operação em até 1 ohm, ou seja, nada menos do que 12 falantes em paralelo, sendo seis por canal, em um só modulo. Com a potência total de 22.000 W senoidais contínuos, o V22 pode enviar até 1.833 W individualmente para cada um dos 12 falantes em suas saídas. Outra novidade é o Sky Sound Bass - 1800, um subwoofer ativo, amplificado e processado, composto por um falante de 18" Fane, de 1.200 W de potência. Compacto, tem 65 cm de largura e 55 cm de comprimento, pesando somente 47 kg. Mais um produto que merecerá especial atenção do visitante do estande é o Sky Sound Array R590, um line ativo, processado e tri-amplificado, com driver ribbon de neodímio e que conta com um sofisticado sistema de tri-amplificação processada interna, no qual cada transdutor possui seu próprio amplificador e processamento individual exclusivo.

www.studior.com.br

YAMAHA

No estande da Yamaha serão demonstrados mixers para todos os gostos. Na linha de analógicos, os destaques ficarão por conta dos consoles da série MGP, nos modelos 12X, 16X, 24X e 32X, que têm, entre outras características, playback digital via iPhone, iPad e iPod e efeitos como REV-X e SPX. Na linha digital, mais uma vez estarão à disposição do público os consoles CL, nos modelos 5 (foto), 3 e 1, além do LS9 16 e do 01 V96i. Conhecida por sua amplitude, a linha CL, que tem consoles de 64 a 88 canais, 16 CDAs e 32 auxiliares, também traz como diferencial o pacote Premium Rack de efeitos VCM, com a tarimba de Rupert Neve. Na linha de caixas acústicas, destaque para as StagePAs 400i e 600i, com potências de 400W e 600W, respectivamente, eliminadores de microfonias, efeitos SPX e equalizador master de 1-knob, e para as DXR8, 10, 12 e 15, que oferecem alta pressão sonora (de 129 dB SPL a 133 dB SPL) e contam com processamento via DSP 48 bits.

www.yamahamusical.com.br
Comentários (0)
Nenhum comentário foi publicado até o momento.
Deixe seu comentário
nome
comentário1000 caracteres disponíveis
Blogs
Autor: Fábio Henriques
(196 páginas)
R$ 54,00
Pronta entrega
 
Autor: Roberto Gill Camargo
(140 páginas)
R$ 40,00
Pronta entrega
Ofertas