RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Cinema
Painel debate cinema 3D e 4k
Redação
Publicado em 27/08/2010 - 17h26
Divulgação
 (Divulgação)
Com o aumento das telas caseiras e a evolução da tecnologia audiovisual do chamado home video, os cinemas procuram alternativas para se diferenciar e continuar em lugar de destaque. O painel Cinema 3D e 4K, realizado ontem,  26.08, na feira de tecnologia Broadcast & Cable, demonstrou como, ao longo da evolução dos formatos, o cinema sempre ofereceu uma experiência diferenciada ao expectador. Após um breve histórico tecnológico, o painel levantou as principais questões e possíveis caminhos a serem seguidos nos próximos anos pela indústria cinematográfica.

Alex Pimentel, diretor da Casablanca e Teleimage, afirmou que a evolução da tecnologia aplicada nos cinemas é uma das formas de oferecer um diferencial e atrair o público. "Essa indústria se reinventa o tempo todo. Assim aconteceu com o VHS, o DVD, depois a Internet, e, agora, o 3D e também o 4K, previsto para até o final de 2010", comenta.

Ainda não podemos encontrar no Brasil cinemas com telas enormes que operam no sistema 4K, que, com resolução de 4096×2160 pixels, oferece uma imagem 4 vezes mais definida do que a gerada pela tecnologia HD e 24 vezes mais nítida do que a da televisão tradicional. No entanto, já é possível acompanhar grandes eventos desportivos em 3D dentro das salas de cinema. Ainda que de maneira experimental, este tipo de transmissão fora do padrão tradicional das salas multiplex, aponta alternativas de negócios para as exibidoras envolvidas.

Richard Laberge, presidente executivo da Sensio, apresentou sua experiência em transmissão de conteúdos da FIFA durante a copa do mundo da África do Sul neste ano. Sua empresa foi responsável pela veiculação de jogos para 700 salas de cinema em 33 países. "Transmitir a Copa de 2010 foi o maior desafio em termos técnicos e de negócios, porque a experiência comprova que essa indústria tem capacidade de trabalhar também com a produção em 3D", completa.

Tanto Fernando Gueiro, responsável pela logística da TV Globo em grandes eventos, quanto Rubens Fernando Ortiz, diretor técnico da TV Bandeirantes, concordam que o caminho para os próximos anos é aceitar o desafio técnico e logístico para levar aos telespectadores uma visão privilegiada dos eventos na TV aberta.
Comentários (0)
Nenhum comentário foi publicado até o momento.
Deixe seu comentário
nome
comentário1000 caracteres disponíveis
Blogs
Autor: Fábio Henriques
(196 páginas)
R$ 54,00
Pronta entrega
 
Autor: Roberto Gill Camargo
(140 páginas)
R$ 40,00
Pronta entrega
Ofertas