Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #148
novembro de 2011
Índice da Edição 148
Destaque
Em Foco
Galeria
Holofote
Iluminando
Produtos
Mercado
Final Cut

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Holofote: Glaucio Ayala
por Rodrigo Sabatinelli 21/11/2011
foto: Glaucio Ayala
Baterista profissional, Glaucio Ayala tornou-se fotógrafo e videomaker há alguns anos. Com uma câmera digital Canon, de trás da bateria, entre uma música e outra nos shows do grupo Engenheiros do Hawaii - do qual fez parte por cerca uma década - ele clicava instrumentos, seus companheiros de estrada e até mesmo o público. Mal sabia que o lazer em meio ao trabalho, em breve, se tornaria uma profissão.

"Comecei a fotografar e a gravar os shows em vídeo. Nada profissional, somente como hobby, mas, aos poucos, senti que poderia fazer tudo aquilo profissionalmente. Era só uma questão de tempo", lembra o músico, que hoje é dono de uma produtora em Botafogo, no Rio de Janeiro, e, eventualmente, toca com artistas como Danni Carlos, Marjorie Estiano e Padre Fábio de Mello.
 
De olho no mercado de conteúdo para a internet, Glaucio tem gerado diversos produtos, tais como making of de gravações de CDs, gravações de DVDs ao vivo para artistas independentes, clips e mini-documentários. "A música faz parte do meu dia a dia e o contato com outros músicos e outros artistas me dá a oportunidade de realizar trabalhos como esses", conta ele, referindo-se, indiretamente, a Roberto Frejat, Oswaldo Montenegro, Tito Marcelo e Isabella Taviani, entre outros para os quais já trabalhou.

"Acho que minha história na fotografia e na produção de vídeos vai ser um 'espelho' da minha carreira na música. Sempre me perguntam o que mais gosto de tocar e eu nunca consigo responder à pergunta. Gosto de tudo que toco, tento fazer o melhor dentro de cada estilo e consigo enxergar riqueza em todos eles. Na fotografia e no vídeo não é diferente, afinal, cada um tem seu encanto e particularidades", conclui.

Metodologia de trabalho: Sempre que vou começar um projeto, gosto de, antes, pesquisar o que já foi feito na área. Se é em equipe, tento passar para as pessoas o que vejo de interessante nesse projeto e o que eu gostaria de receber de um fotógrafo se eu fosse o dono da empresa. Mas gosto também de receber o que as pessoas têm pra oferecer e tento balancear com o briefing.

Influências: Milton Guran, Anton Corbijn, Alexander Landau, Daniel Mattar e Jacques Dequeker

Um projeto especial que já realizou: Orfeu Negro

Câmera: Canon 5D Mark II, para foto e vídeo

Lentes: Zeiss 50mm 1.4, Canon 50mm 1.4, Canon 70-200 2.8, Canon 24-70 2.8, Canon 100mm Macro 2.8L e Canon 24-105 4.L

Plataforma de trabalho: iMac e Macbook Pro

Software de edição: Final Cut

Gravador de som portátil: Zoom H4N

Sonho de consumo profissional: Não sei. Talvez uma [câmera digital] Alexa [fabricada pela ARRI].

Planos para o futuro: Continuar tocando e fotografando

Dica para quem começa: Pensar em saber fazer antes de querer comprar o melhor equipamento. Hoje existem equipamentos baratos e de alta performance que não são os "melhores".

 
Versão para impressão de
“ Edição #148:  Holofote” Envie este artigo
para um amigo

 ARTIGOS RELACIONADOS - HOLOFOTE
Leonardo Detomi (Edição #154 - 15/05/2012)
Marks Almeida (Edição #93 - 18/04/2007)
Mauro Leite (Edição #143 - 20/06/2011)
Rui Cortez (Edição #139 - 21/02/2011)
Pablo Enriquez (Edição #115 - 10/02/2009)
Luz & Cena © Copyright 2000 / 2024 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Est. Jacarepaguá, 7655 salas 704/705 - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22753-900 - Telefone: 21 2436-1825