Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #142
maio de 2011
Índice da Edição 142
Editorial
Novos Produtos
em Foco
Holofote
Dir de Fotografia Para Vídeo
Final Cut Pro
Pergunte AO OZ
Galeria

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
editorial: REALIDADE FICCIONADA
por Sandro Carneiro 02/06/2011
Dirigido por Toniko Melo, egresso do mundo da publicidade, o filme sobre Marcelo Nascimento da Rocha, o farsante que ficou famoso ao enganar o apresentador Amaury Jr passando-se por filho do presidente da companhia aérea Gol, faz mais do que retratar o que é contado no livro Histórias reais de um mentiroso, no qual se baseia o roteiro de VIPs, assinado por Bráulio Mantovani. Com a ajuda de Thiago Dottori, foi ele que encontrou o fio da narrativa que Toniko buscava para a produção.

Ao narrar os vários eventos que fizeram Marcelo virar um golpista, a dupla de roteiristas forjou diversos elementos da história de vida do estelionatário, inclusive personagens. Mas sempre com um objetivo em mente: realçar os componentes pscicológicos por trás do comportamento do vigarista, que, desde o princípio, foram o que fizeram o diretor se interessar pela figura do contraventor (e não apenas os golpes dados por ele). 

Na reportagem que Rodrigo Sabatinelli fez sobre o filme, você conhece esta e outras escolhas que o diretor e sua equipe técnica fizeram para contar as aventuras protagonizadas por Marcelo quando assumia outras identidades, entre elas, a decisão de concentrar as filmagens em locações próximas e a opção por uma fotografia camaleônica, que muda juntamente com o protagonista da história, interpretado por Wagner Moura.

Já da 7ª edição do Manhãs Iluminadas, encontro de tecnologia teatral que acontece todos os anos em Curitiba, Sara Bonfim traz um resumo do que foi debatido nos três dias do evento. Além da apresentação de como será a participação brasileira na Quadrienal de Praga 2001, que acontece em junho, outro destaque da programação foi a palestra do diretor italiano Roberto Innocente, que falou ao público sobre o equilíbrio entre a tecnologia e a arte no espetáculo cênico.

Falando em espetáculo, os festivais Planeta Atlântida e Sesc Rio Noites Cariocas, que em fevereiro reuniram milhares de pessoas em torno de suas atrações, prepararam várias surpresas para o público. O primeiro instalou cortinas de LED de alta resolução sobre o palco hexagonal montado para os shows principais. O segundo investiu na iluminação e na cenografia ao estrear um novo formato. Detalhes e fotos destas novidades podem ser vistas a partir da página 32, em duas matérias de Fernando Barros.

É ler, ver e curtir!
Versão para impressão de
“ Edição #142:  editorial” Envie este artigo
para um amigo

 ARTIGOS RELACIONADOS - EDITORIAL
Estamos apresentando... (Edição #137 - 10/12/2010)
Luz social (Edição #160 - 20/11/2012)
Pra quem quiser ver (Edição #123 - 14/10/2009)
Criatividade é a solução (Edição #101 - 18/12/2007)
Um pouco de polêmica (Edição #69 - 01/04/2005)
Luz & Cena © Copyright 2000 / 2024 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Est. Jacarepaguá, 7655 salas 704/705 - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22753-900 - Telefone: 21 2436-1825