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EDITORIAL: Estamos apresentando...
por Sandro Carneiro
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10/12/2010
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O ano de 2010, com certeza, foi de muitas alegrias para a TV brasileira e o mercado que ela movimenta. Fora os 60 anos da primeira transmissão televisiva em território nacional, celebrados em setembro, o setor pôde comemorar o aumento do seu faturamento, alavancado pela Copa do Mundo e as eleições gerais; o crescimento da TV paga, que se aproxima dos 9,5 milhões de assinantes graças à estabilidade da economia; e a colocação em pauta do Projeto de Lei 116, que, se aprovado pelo Congresso, vai liberar a entrada das empresas de telefonia no mercado de TV por assinatura e estabelecer cotas de programação nacional nos canais.
Atenta a essa evolução, a Luz & Cena, em sua matéria de capa de dezembro, traz detalhes de uma prática que, ao ganhar força entre as emissoras - públicas e de sinal fechado, principalmente -, reflete algumas mudanças nos processos internos de quem faz televisão. Estamos falando da terceirização de soluções e conteúdos para produções televisivas, exemplificada na reportagem pelo cenário que uma empresa carioca criou este ano para o programa Sem censura, da TV Brasil, e pela série multiplataforma que uma pequena produtora, também do Rio de Janeiro, rodou para a Oi TV, dentro do modelo conhecido como pitching.
Outro destaque da Luz & Cena deste mês é a entrevista com o canadense Terry Schmidt, cientista-chefe da Christie Digital, empresa especializada em soluções de vídeo. Conhecido por ajudar a desenvolver e aperfeiçoar vários projetores, o engenheiro elétrico, com 36 anos de carreira, ganhou anda mais renome por causa dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Para o evento, cuja cerimônia de abertura foi realizada no estádio Ninho do Pássaro, os organizadores programaram uma série de projeções em alta definição e tamanho gigante. Terry ficou a cargo da instalação do sistema montado para ocasião. Foi sobre as dificuldades enfrentadas neste projeto e os avanços na área de vídeo que ele conversou com nossa equipe minutos antes de uma apresentação feita no Brasil em novembro.
E como o clima é de festas, aproveitamos para apresentar o projeto arquitetônico e de iluminação da nova filial do Café Del Mar. Recém-instalada na Praia de Copacabana, a casa abriu suas portas disposta a se tornar uma das principais atrações da temporada de fim de ano. Com um salão de restaurantes no andar térreo e um lounge club no segundo pavimento, ela alia a sofisticação característica dos estabelecimentos da rede espanhola ao despojamento e à sensualidade do Rio de Janeiro.
De quebra, nesta edição, estreamos uma coluna sobre direção de fotografia para vídeo. Escrita por Léo Santana, que já assinou a luz e a fotografia de vários comerciais, programas de TV, eventos e estabelecimentos, ela é nosso presente para você, leitor, que durante o ano todo nos brindou com sua atenção e companhia.
Saúde e até 2011!
COLABORARAM NESTA EDIÇÃO
OSVALDO PERRENOUD, LÉO SANTANA E RICARDO HONÓRIO
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