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EDITORIAL: O que faz um texto ser clássico?
por Tatiana Queiroz
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06/11/2009
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Difícil de responder à pergunta acima, ainda mais em poucas linhas, mas tratar de temas universais e atemporais pode ser o início de um caminho para a resposta. O despertar da primavera, do alemão Frank Wedekind é um deles.
No texto, o autor aborda os questionamentos e as descobertas, principalmente em relação à sexualidade, vividos por um grupo de adolescentes. Toca em temas como incesto, homossexualismo, suicídio, opressão e repressão dentro da esfera familiar, escolar e da igreja.
Até aí pode parecer nada demais para nós que vivemos o século XXI. Mas Wedekind escreveu a peça há mais de cem anos e na conservadora Alemanha! Isso nos leva a crer que progredimos pouco desde então? Questionador, provocador e corajoso, Wedekind estava à frente do seu tempo. Sofreu, é claro, censura e perseguição.
Se o texto atravessou tantos anos, ainda é encenado mundo afora, arrasta uma legião de jovens e adultos ao teatro, ele definitivamente é atual e clássico. Sendo assim, O despertar da primavera só poderia mesmo ganhar uma trilha rock'n'roll para ser montado na Broadway em 2006.
Ponto para Steven Sater e Duncan Sheik, que fizeram, respectivamente, as letras e as músicas da adaptação. E ponto para Charles Möeller e Cláudio Botelho, que foram os primeiros a conquistar o direito de encenar o musical sem seguir à risca a montagem americana, levando aos palcos brasileiros mais um sucesso de forma brilhante.
Continuando um pouco no mundo jovem, na matéria dos Meus Prêmios Nick, premiação anual do canal infanto-juvenil Nickelodeon, você vai descobrir o que o iluminador e diretor de fotografia Marcos Olívio andou aprontando enquanto não estava no Wysiwyg fazendo projetos de iluminação ou a bordo de uma mesa de luz.
Nesta edição, ainda tem um panorama da 26ª edição da feira Expomusic, que mostrou que a crise está se afastando do mercado de iluminação.
Boa leitura!
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