|
 |
|
 |
EDITORIAL: Pitadas e quilos de criatividade
por Elisa Menezes
|
22/08/2008
|
 |
Difícil não sentir uma certa nostalgia - e algum estranhamento - ao saber de mais uma edição do Rock in Rio fora do Rio de Janeiro. Há boatos de que o superfestival voltará em breve ao Brasil, mais especificamente em São Paulo, mas enquanto os boatos não se concretizam, nos resta acompanhar as edições internacionais da festa. O que soava estranho se estabeleceu com força total e chega a sua terceira edição. O Rock in Rio Lisboa virou uma tradição, quem diria, portuguesa. Mas a grande novidade é que a festa mudou de idioma e este ano Madrid, capital espanhola, recebeu sua primeira edição de um Rock in Rio... Madrid.
Por trás da superestrutura, estão artistas brasileiros, como arquitetos e iluminadores, e equipes locais. Palcos futuristas, materiais inusitados, alta tecnologia e milhares de pessoas continuam sendo características marcantes da franquia Rock in Rio que, por isso mesmo, volta a estampar a capa de L&C.
Não apenas em megaespetáculos é possível ser criativo e diferente. Prova disso é o show minimalista de Fernanda Takai, no qual a líder do Pato Fu faz sua estréia solo interpretando canções que foram marcantes na voz de Nara Leão. Iluminador e cenógrafo chegaram a uma beleza delicada com um cenário compacto, de montagem simples e um rider reduzido.
Mas idéias sobre cenografia, iluminação e cenotecnia foram apresentadas no VI Fórum Internacional de Cenografia, Iluminação e Arquitetura Teatral, realizado em São Paulo, como parte das comemorações dos 10 anos do Espaço Cenográfico. O tema dessa edição do Fórum foi Não existe arte sem tecnologia, uma afirmação que dá pano pra manga, sem dúvida, e que lembra a reportagem feita pelo Rodrigo Sabatinelli sobre os bastidores do videoclipe Alice. Filmado em película, com dois diretores, o clipe que marca a estréia da cantora Jullie recebeu efeitos especiais e ilustrações na pós-produção digital. Duas tecnologias distintas que cada vez mais caminham juntas.
Boa leitura!
|
ARTIGOS RELACIONADOS - EDITORIAL |





|
|
|