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Edição #239
agosto de 2011
 Revista
Índice da Edição
Audio-Technica AT4080
Coincidindo com esta época em que estivemos falando a fundo dos microfones de fita, tive a felicidade de receber para análise um microfone que justamente usa esta tecnologia, só que com diversos aprimoramentos - o Audio-Technica AT4080.

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segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
 Lugar da verdade voltar 
O que pode e o que não pode por Enrico de Paoli
Tanto em e-mails de leitores, como em diversas palestras e workshops, é comum eu ouvir perguntas do tipo "posso usar dois compressores juntos?", "posso usar distorção na guitarra depois dela gravada?", "posso gravar com reverb e delay?", "posso insertar compressão ou EQ no master da mix?". etc.

Vale lembrar que em engenharia de música, existem dois tipos de "podes e não podes". Um deles é o técnico, matemático e físico. O outro é o simplesmente musical. Ambos são bastante fáceis de serem respondidos; vamos lá.

 Posso fazer o bounce da minha mix em 16 bits? - Resposta: NÃO. Mesmo que sua sessão tenha sido gravada em 16 bits, todo o processamento do software ocorre em resoluções muito superiores a esta. Tanto nos plug-ins quanto no próprio mixer virtual. Então, o ideal é ter o arquivo final da mix em 24 bits, para que o mesmo chegue na masterização com a maior bitagem possível.

 Posso inserir compressão e equalização no master fader da minha mix? - Resposta: DEPENDE. Esta é uma questão que fica entre as decisões musicais e matemáticas. Você pode, sim, inserir o que desejar no master da mix. Afinal, a mix é sua, e é você que decide como ela deve soar. Se inserir um compressor ou EQ faz sua mix toda ganhar mais vida, vá fundo. Porém, lembre-se que se você comprimir demais o master da sua mix, depois não tem volta. Se você está com os ouvidos cansados ou não tem plena confiança na sua sala, talvez seja inteligente deixar essa decisão final por conta do masterizador. Lembre-se também que a função da master é justamente fazer as músicas ficarem sonicamente coerentes dentro de um disco. Se você apertar tanto a mix, pode não restar muito espaço pra o trabalho. Lembre-se ainda que, se você usar um limiter do tipo L2, não ditherize sua mix pra 16 bits. Veja a pergunta anterior.

 Posso enviar minhas mixes para masterização em um CD Audio? - Resposta: NÃO. Poder pode, se não houver outra alternativa. Porém, o CD Audio, além de ser um formato de 16 bits, é uma mídia de codificação e playback em tempo real; com isso, erros ocorrem tanto no momento de gravação quanto no de leitura do disco. Os players têm software de correção de erros, logo o arquivo escutado não é mais idêntico ao arquivo gravado. Um CD ou DVD data consegue transportar e manter os arquivos das mixes idênticos aos originais, e é mais indicado para ser a mídia de transporte dos seus arquivos. Um HD, pendrive, ou até mesmo envio online também podem ser usados.

 Posso usar mais de um compressor em um canal? - Resposta: SIM. Lembre-se também que você pode não usar nenhum compressor. Compressores são ferramentas que modificam a dinâmica do áudio e com isso modelam a música. As vezes pode acontecer de você ter chegado num resultado quase perfeito com um compressor. Mas, se você modificar os ajustes do mesmo pra chegar onde quer, perderá o ponto onde já chegou. Sendo assim, pode ser mais fácil você fazer o que está faltando com outro compressor logo após este primeiro.

 Posso inserir um plug-in de reverb no canal da voz? - Resposta: NÃO. A natureza do reverb é a reflexão somada ao som direto de uma fonte. Quando falamos, nossa voz chega no ouvinte somada às reflexões do ambiente onde estamos. O reverb não substitui a voz, e sim se soma a ela. Em uma mix, devemos manter o reverb num track auxiliar. Enviamos a voz pra esse track através de um bus ou effect send. Então, esse track auxiliar conterá o som das reflexões da voz seca. Lembre-se de manter o parâmetro Mix do plug-in em 100% Wet, de forma que você não some voz direta neste track também. A voz direta fica só no canal original dela, e a reverberação neste canal auxiliar. Misture a gosto !

 Posso mixar de fone? - Resposta: SIM. Não existe uma regra dos monitores que você usa. Nem tampouco que eles sejam totalmente flat. Monitores em estúdio não são chamados de referência à toa. Eles são seu guia. Você precisa gostar e confiar no que ouve. Fones têm a desvantagem de não permitir que você ouça um pouco de reflexões naturais do ambiente. Mas nem sempre sua sala é perfeita no caso de um home studio. E, os fones lhe mostram muita definição por estarem tão próximos aos ouvidos. Lembrese que uma mix não deve apenas soar bem nas caixas ou fones que você usa pra mixar, e sim, deve soar coerente em qualquer sistema que a reproduzir.

 Posso mixar em volumes altos? - Resposta: NÃO. Claro que isso é uma questão particular, pessoal. Porém, os nossos ouvidos têm uma compressão natural. Quando ouvimos música em volumes altos, os próprios ouvidos comprimem a mix. Logo, você passa a ter dificuldades de perceber se alguns elementos sobram mais altos do que deveriam na mix. Além do fato de que altos volumes cansam os ouvidos em pouco tempo e causam perda da audição.

Essas são algumas de infinitas perguntas. Porém, no fim, independente do que você faça, o que importa é chegar a um resultado musicalmente incrível. Quando a música está pronta, ninguém sabe o que fizemos, tanto quando fica bom, ou quando fica ruim. As pessoas gostam ou não. A música emociona, ou não. E é isso o que importa.
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 SOBRE O AUTOR
Enrico De Paoli é engenheiro de gravação e mixagem ou sound designer. Agora com seu INCRIVEL MUNDO das MIXAGENS, recebe projetos de todo o país para serem mixados, de forma que o cliente fica online

Para entrar em contato, escreva para cartas@enricodepaoli.com.

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