Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #125
dezembro de 2009
Índice da Edição 125
Editorial
Produtos
Destaque
em Foco
Holofote
Pergunte AO OZ
Galeria

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
em foco: Torre Eiffel completa 120 anos e ganha iluminação especial
por Luz & Cena 15/12/2009
foto: Sete/C. Bamale
Uma sequência de cores e efeitos marca os 120 anos da Torre Eiffel
Maior símbolo turístico de Paris, a Torre Eiffel comemora 120 anos com um novo espetáculo de luzes, feito por LEDs. Esta é a primeira vez que a fachada da Torre que dá para Trocadero ganha iluminação colorida e dinâmica.

A estrutura metálica do monumento de 325 metros de altura recebeu cerca de 400 aparelhos de LEDs Ilumipod 48 IP RGBW da Iluminarc, empresa subdisiária da Chauvet. Os aparelhos foram fornecidos pela CSI e colocados na estrutura por um sistema mecânico especial, que eliminou as ferramentas tradicionais de fixação em diferentes eixos.

Uma rede de fibra ótica de 1.200 metros foi instalada para controlar os aparelhos. A montagem durou três semanas e envolveu 20 pessoas, entre eletricistas, montadores e riggers. Já a programação e os testes de luz, uma semana.

Concebido por Bernard Schmitt e Jacques Rouveyrollis e implementado pelo Grupo Citelum junto à Magnum, o projeto de iluminação visa recordar os dois anos de construção da Torre, inaugurada por ocasião da Exposição Universal de Paris, em 1889.

Durante todas as noites, até 31 de dezembro, a iluminação habitual da Torre fica acesa por 5 minutos, entre 20h e 23h. Depois ela é apagada para dar início ao show de luzes de LEDs. Com 12 minutos, o espetáculo mostra a evolução da construção da Torre através de mudança de cores, movimentos e efeitos especiais. Além do show de luzes na fachada do monumento, imagens também são projetadas no solo.

Veja as diferentes iluminações que a Torre Eiffel já recebeu desde 1900 no site www.tour-eiffel.fr. Acesse a seção Documentation, depois, em ducuments, clique em Illuminating the Eiffel Tower.


Osram compra ações da fabricante de produtos de LEDs Traxon Technologies

A Osram comprou ações da multinacional alemã Traxon Technologies, tornando-se sócia majoritária da fabricante de soluções em iluminação à base de LED. A intenção da compra, segunda a Osram, é participar ativamente desse setor que, atualmente, movimenta 700 milhões de euros.

"Os benefícios da parceria eram claros: queríamos criar uma oferta integrada em todo o espectro LED com a intenção de comercializar esse produto pela rede de revendas em todo o mundo", explica Roger Michaelis, presidente da Osram do Brasil.

Para o Brasil, a Traxon vai disponibilizar algumas de suas tecnologias de ponta, como as luminárias da linha XB RGB, capazes de produzir luzes multicoloridas para uso interno e externo; as placas PXL RGB, ideais para a reprodução de imagens, e linha PXL STRIP, indicada para a criação de atmosferas personalizadas.

Com experiência nos mercados europeu, asiático e americano, a Traxon Tecnologies vendeu, em 2008, cerca de 17 milhões de euros em produtos de LEDs. A fabricante atua no mercado desde 1995, quando fundou sua primeira fábrica em Berlim. Três anos depois, transferiu sua sede para Hong Kong para aproveitar os recursos e a alta tecnologia disponível no país.


Na exposição Desenhando um filme, Marcos Flaksman revela o trabalho da direção de arte


O Oi Futuro Ipanema, no Rio de Janeiro, abriga até 10 de janeiro a exposição Desenhando um filme, que mostra a essência do trabalho da direção de arte no cinema, na concepção de um dos profissionais mais conceituados da área: Marcos Flaksman. 

Para representar este universo, Flaksman reuniu pequenos documentários sobre oito filmes em que trabalhou e entrevistou diretores, fotógrafos e figurinistas.

Com 40 anos de carreira e mais de 25 longas no currículo, ele também compartilha com o público seu acervo de plantas de cenários, maquetes, desenhos, tabelas de cor, imagens de referência e textos que revelam a condução do trabalho em cada um dos oito filmes apresentados.

A exposição vai até 10 de janeiro, de terça a domingo, das 13h às 21h, no Oi Futuro em Ipanema, rua Visconde de Pirajá, 54, 3º andar.



TV Globo adquire SprintCam V3 HD para transmissão em câmera lenta


A TV Globo adquiriu a nova SprintCam V3 HD, da empresa belga I-Movix, para capturar e exibir imagens em supercâmera lenta nas suas transmissões esportivas e de entretenimento.

O negócio foi fechado na feira Broadcast & Cable 2009, em São Paulo, em parceria com a Video Systems, representante oficial da I- Movix no Brasil.

A SprintCam V3 HD é uma câmera de velocidade elevada com captura e reprodução de imagens em alta definição, com resolução nativa de 1920x1080. A velocidade de captura pode ser ajustada entre 250 e 2.000 fps, com replay instantâneo, produzindo imagens de 8 a 66 vezes mais lentas do que a velocidade normal.

A câmera usa lente Fujinon XA88x8.8BESM-SK, que apresenta avanços tecnológicos, como o assistente de precisão do foco (PF).

"Este produto é fácil de configurar e operar e abre muitas possibilidades criativas tanto para nossas produções ao vivo quanto para as pré-gravadas", diz José Manuel Mariño, diretor de operações de jornalismo e esporte da TV Globo.

ERRAMOS:

Na matéria sobre a Expomusic 2009, edição 124 (novembro), a mesa a qual Vladimir de Souza, proprietário da ProShows, se referiu como grande sucesso na feira Plasa, foi a Avolites Tiger Touch e não a Pearl 2010, como publicamos.
Versão para impressão de
“ Edição #125:  em foco” Envie este artigo
para um amigo

 ARTIGOS RELACIONADOS - EM FOCO
Em Foco (Edição #130 - 12/05/2010)
Em Foco (Edição #123 - 14/10/2009)
Em Foco (Edição #131 - 27/06/2010)
Em Foco (Edição #84 - 19/07/2007)
Prêmio Braskem de Teatro premia os melhores do teatro baiano (Edição #118 - 11/05/2009)
Luz & Cena © Copyright 2000 / 2020 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Est. Jacarepaguá, 7655 salas 704/705 - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22753-900 - Telefone: 21 2436-1825