Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #144
julho de 2011
Índice da Edição 144
Editorial
Produtos
em Foco
Holofote
Dir de Fotografia Para Vídeo
Final Cut Pro
Pergunte AO OZ
Galeria

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
EDITORIAL: Autenticidade
por Sandro Carneiro 21/07/2011
Quando uma banda completa anos e anos de estrada, tem sempre alguém, geralmente um jornalista, que pergunta qual o segredo de uma união tão duradoura ou se, alguma vez, o grupo chegou perto de se separar. Pois o Jota Quest, banda "jovem" do pop rock nacional, responde a estes questionamentos com a autenticidade típica de um adolescente que acaba de completar a sua idade: dando uma grande festa repleta de atrações memoráveis. E assim é a turnê 15 anos na moral, com a qual a banda mineira, liderada por Rogério Flausino, vem rodando o país desde maio.

Para uma comemoração em grande estilo, na qual a participação de DJs e artistas convidados é garantida em cada cidade por onde a excursão passa, o Jota Quest montou uma das estruturas de som, luz e vídeo mais completas já vistas no palco de uma banda brasileira do seu gênero musical. Por trás dela, ajudando no clima de celebração, estiveram profissionais como o iluminador Lino Pereira e o diretor de arte Mateus Araújo, encarregados, respectivamente, do rider de luz e do conteúdo gráfico do show. Nele, como mostra o repórter Rodrigo Sabatinelli mais adiante, um dos destaques é a total interação entre os elementos cenográficos construídos com equipamentos de luz e telões de LED.

Em outra reportagem, Fernando Barros apresenta as sensíveis mudanças que transformaram a cara d'A grande família. O programa, há 11 temporadas no ar, ousou ao reestrear este ano com a estética renovada. Além da fotografia, passaram por ajustes a produção de arte, o cenário e o figurino. As alterações, de acordo com a direção-geral e os chefes de setores do programa, buscam tornar a atração menos fantasiosa e mais próxima do seu público.

Ainda no campo das artes cênicas, a Luz & Cena esteve na estreia da peça De véu e grinalda, em cartaz no Rio desde o dia 1°. O espetáculo teve sua concepção inspirada numa frase do escritor e dramaturgo Nelson Rodrigues (confira a partir da página 22). Produzida de uma maneira muito particular, a montagem não contou com nenhum patrocínio. É fruto de um grande esforço da equipe de produção e criação, da ajuda de amigos e do suporte de um site voltado para o financiamento colaborativo de diferentes tipos de projeto.

E para encerrar, apresentamos as instalações da loja Templuz, referência no mercado mineiro de iluminação. Inaugurado há quase cinco anos, o estabelecimento, localizado num dos pontos mais movimentados de Belo Horizonte, ganhou recentemente um showroom de produtos LED que explora um conceito inovador. Ao invés de exibir os equipamentos em painéis verticais, o espaço os integra ao seu design, em variados exemplos de como é possível aplicar a tecnologia na iluminação. O arrojado projeto, que faz um convite à contemplação, é assinado pela arquiteta de interiores Lílian Kalil.

Não deixe de conhecê-lo!
Versão para impressão de
“ Edição #144:  EDITORIAL” Envie este artigo
para um amigo

 ARTIGOS RELACIONADOS - EDITORIAL
O processo de criação (Edição #117 - 04/04/2009)
525 idéias (Edição #96 - 13/07/2007)
Até logo (Edição #115 - 10/02/2009)
Show de variedades (Edição #139 - 21/02/2011)
Por trás da cena (Edição #94 - 09/05/2007)
Luz & Cena © Copyright 2000 / 2020 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Est. Jacarepaguá, 7655 salas 704/705 - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22753-900 - Telefone: 21 2436-1825