Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #144
julho de 2011
Índice da Edição 144
Editorial
Produtos
em Foco
Holofote
Dir de Fotografia Para Vídeo
Final Cut Pro
Pergunte AO OZ
Galeria

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
em foco: Em foco
por Redação 21/07/2011
Design de ouro

O Brasil encerrou sua participação na Quadrienal de Praga 2011 (www.pq.cz) da melhor maneira possível: repetindo o êxito que obteve em 1995, quando foi agraciado com a medalha Golden Triga, prêmio máximo do evento, o maior do mundo dedicado ao design cênico e de performance. 

Ao todo, 62 países concorreram à distinção. A representação brasileira derrotou todos com a mostra Personagens e fronteiras: Território cenográfico brasileiro. Organizada sob a curadoria de Antônio Grassi, a exposição focou as direções para as quais a cenografia contemporânea aponta no mundo fragmentado e inquietante de hoje.

Os jurados que escolheram a mostra do Brasil como a melhor da PQ 2001 disseram que os brasileiros venceram porque, além de aliarem talento e sensibilidade, foram espirituosos ao apresentar a cenografia como uma arte provocadora, capaz de se estabelecer como uma fronteira pulsante de linguagens.

"A exposição transmite o quanto a identidade dos brasileiros é viva e o espírito vital de criatividade que infla o país, uma corrente que flui de suas raízes culturais e se expande espontaneamente até abrir novos horizontes cenográficos", declarou o júri ao justificar a decisão.

A medalha Golden Triga, no entanto, não foi a única conquista do Brasil em Praga este ano. O grupo Teatro da Vertigem também foi premiado. O espetáculo BR-3, montado pela companhia em 2005 e famoso por usar o rio Tietê como cenário, venceu na categoria Melhor realização de uma produção. Já dentro da mostra Figurinos radicais, que contou com participação de quatro trajes brasileiros, a medalha de ouro foi para a neozelandeza Emma Ransley, autora do figurino Inhabiting dress.

Antena ligada

O Grupo Bandeirantes de Comunicação inaugurou, no mês passado, a nova iluminação da sua torre de transmissão, construída segundo os mais modernos conceitos de engenharia. O encarregado do projeto, idealizado para valorizar e embelezar a região onde ficam as instalações da rede, foi o lighting designer Peter Gasper, que estudou a pintura e o formato da estrutura antes de planejar as mudanças em sua luz.

Localizada nos arredores da Avenida Paulista, no bairro da Consolação, a torre da Band transmite os sinais de rádio e TV do grupo desde 1996. Para tornar a estrutura um ponto de referência na cidade, famosa pelo horizonte acinzentado, Peter destacou seu corpo, erguido com 212 metros de ferro e aço; criou uma espécie de "ponteira" no topo, onde ficam presas as antenas, e instalou um sistema para a troca das cores e da intensidade da luz em dias de eventos e datas festivas.

A nova iluminação, visível a um raio de até cinco quilômetros de distância, explora os recursos de três modelos de projetores Philips. O DecoFlood é usado com lâmpadas de vapor metálico azuis, o ColorReach colore o topo da estrutura e o ColorBlast ilumina as laterais. A potência instalada do projeto é de aproximadamente 168kW. Mais informações em www.philips.com/newscenter.

AES Brasil Expo 2011

A AES Brasil Expo 2011 (www.aesbrasil.com.br), misto de convenção e exposição de produtos tecnológicos nas áreas de áudio,vídeo, iluminação e instalações especiais, recebeu 6.500 visitantes no fim de maio, quando ocupou o Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo. Durante três dias, o evento foi palco de debates, lançamentos e oportunidades de negócio, inclusive para empresas estrangeiras. Prova disto foi o corredor dedicado a produtos chineses, batizado de China Pavilion.

Um dos ocupantes do espaço foi a empresa FDL, que, segundo a diretora Brenda Jon, busca penetração na América Latina, especialmente no Brasil. "O Brasil é um mercado muito grande, sobretudo agora com a realização de eventos como a Olimpíada. Além de ver nosso sistema de iluminação de palco nestas produções, gostaríamos que nossos produtos também fossem utilizados nas obras de engenharia que estão em curso", afirmou à L&C.

Já Michael Bock, gestor de marcas da brasileira Proshows, identificou um novo comportamento entre os profissionais e locadores de áudio que passaram pelo evento. Boa parte deles demonstrou interesse por soluções que integrassem som, vídeo e iluminação, de acordo com o funcionário, que apontou o moving head IM 700 Beam, da Acme, como um dos destaques do seu estande. "É o melhor custo-benefício da categoria no Brasil", garantiu.

Quem também marcou presença na feira foi a HPL. Segundo a representante Danielle Moraes, a novidade que a distribuidora levou à AES foi o moving head LED Nick Wash, da italiana DTS. O produto é uma aposta, tanto que, em setembro, será destaque na Lighting Week Brasil. A Star e a Gobos do Brasil, por sua vez, deram bastante espaço aos dispositivos equipados com os chamados tri-LEDs, que reproduzem três cores (RGB). A primeira apresentou o refletor Source Four PAR LED Zoom. A segunda encheu o estande de ribaltas iLED.

Guia de bolso

A Robe pega carona no sucesso comercial dos produtos Apple com o lançamento do aplicativo Robe Product Reference, gratuito para iPhone e iPod Touch. O programa, além de reunir informações e estatísticas dos equipamentos da fabricante, traz um catálogo completo com dados técnicos essenciais das soluções Robe, distribuídas no Brasil pela Elo (www.eloiluminacao.com.br).

Disponível para download desde o mês passado, o aplicativo foi desenvolvido para servir de fonte de consulta para lighting designers, programadores, técnicos e operadores. As informações fornecidas por ele podem ser usadas de diversas maneiras, como na criação de um projeto, na elaboração de um rider, na solução de problemas e até durante a programação da luz de um espetáculo.

Ao lançar o programa, a Robe informou que, inicialmente, o usuário só conseguiria baixar e armazenar materiais como gráficos DMX, manuais de equipamentos e modelos de gobos. Tabelas fotométricas e vídeos demonstrativos seriam oferecidos depois, ao passo que a adição de novos dados, produtos e atualizações está prevista para acontecer automaticamente.

A disponibilidade do Robe Product Reference para iPhone e iPod Touch foi determinada por pesquisas que definiram os dois dispositivos como os mais populares entre iluminadores e técnicos. Mas a fabricante garante que em breve lançará uma versão com gráficos e tabelas melhorados para o iPad e o iPad 2. O lançamento de um aplicativo para outros smartphones também está em estudo.

Detalhes em www.robe.cz.
Versão para impressão de
“ Edição #144:  em foco” Envie este artigo
para um amigo

 ARTIGOS RELACIONADOS - EM FOCO
Palestras, workshops e negócios durante o Festival do Rio (Edição #147 - 19/10/2011)
Em Foco (Edição #121 - 13/08/2009)
Em Foco (Edição #161 - 09/12/2012)
Em Foco (Edição #113 - 16/12/2008)
Em Foco (Edição #106 - 19/05/2008)
Luz & Cena © Copyright 2000 / 2020 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Est. Jacarepaguá, 7655 salas 704/705 - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22753-900 - Telefone: 21 2436-1825