Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #130
maio de 2010
Índice da Edição 130
Editorial
Produtos
Destaque
em Foco
Holofote
Pergunte AO OZ
Galeria

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
em foco: Em Foco
por Tatiana Queiroz 12/05/2010
Universidade de Brasília realiza pesquisa sobre o mercado de iluminação

Com o objetivo de caracterizar o projetista de iluminação e contribuir para estabelecer uma base para a regulamentação da profissão no Brasil, a arquiteta e iluminadora Jamile Tormann está realizando uma pesquisa com profissionais da área no Brasil e no exterior para sua tese de mestrado.

O estudo, que está sendo feito no departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB), sob a coordenação da professora doutora Cláudia Naves Amorim, pretende revelar a importância do profissional de iluminação, sua trajetória, área de atuação, organização, atribuições, condições de trabalho e formação profissional, e também se o mercado está apto a recebê-lo.

A pesquisa será a base para a elaboração do projeto de lei que pretende regulamentar o setor e será apresentado à Câmara dos Deputados pelo deputado federal Luiz Paulo Velloso Lucas (PSDB/ES).

Podem participar da pesquisa, projetistas de iluminação; iluminadores; arquitetos de iluminação; fabricantes, importadores, distribuidores e locadores de equipamentos de iluminação; e professores da área, desde que possuam mais de cinco anos de atuação profissional no ramo e sejam membros de uma associação nacional ou internacional. A pesquisa está sendo feita no site www.iluminacao.arq.br até o fim de junho.


Companhia marítima abre vagas para técnicos de iluminação e áudio


Profissionais de áudio e iluminação vêm ganhando espaço a bordo. Em junho, a empresa americana Royal Caribbean estará no Brasil para recrutar 100 profissionais na área de entretenimento. Há vagas para técnicos de iluminação e áudio, DJ, e diretor de palco, entre outras. Essa é a primeira vez que a companhia vem ao país especificamente para buscar tripulantes desse ramo.

Os interessados devem ter inglês fluente, cursos na área e, no mínimo, dois anos de experiência. O salário para técnico de iluminação ou de áudio é de U$1.920. Os candidatos devem se cadastrar no site www.infinitybrazil.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (13) 3224-6202 ou (13) 3224-7734.


Jantar à luz de LEDS a 50 metros de altura


Degustar iguarias elaboradas por chefs renomados suspenso a 50 metros de altura, ao ar livre, é, no mínimo, um programa diferente. Quem esteve no Jockey Club de São Paulo, entre 18 de março e 30 de abril, pôde experimentar essa sensação de comer nas alturas ao participar do Dinner in the sky, um projeto criado na Bélgica que já promoveu mais de 700 jantares em cerca de 30 países, passando por cidades como Paris, Dubai, Londres e Las Vegas.

Em São Paulo, o evento foi realizado pelas empresas Newdining e Mídia Foods, com patrocínio da Brastemp e iluminação da Star Lighting Division.

A iluminação foi feita com seis LEDs Strobo UV, quatro LEDs Tube Star RGB e seis LEDs wash bar RGB, controlados por uma mesa Star Club 12. Também foram usados 16 metros de fita LEDs, duas centrais de controle de fitas, e um  Sky Light 4.000 W posicionado no chão, apontado para a plataforma içada.

Para saber mais, acesse: www.dinnerinthesky.com.br e www.star.ind.br.


Semana ABC 2010 reúne profissionais do cinema em São Paulo


Para comemorar os seus dez anos, a Associação Brasileira de Cinematografia (ABC) promoverá a Semana ABC entre os dias 24 e 28 de maio na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

Com o tema 2010 + 1, o evento vai reunir profissionais de todas as áreas da produção audiovisual, que participarão de painéis, conferências, apresentação de equipamentos e de novas tecnologias, traçando os rumos da cinematografia nacional e estrangeira.

A Semana será aberta com a palestra sobre as câmeras RED, ministrada por Félix Monti, diretor de fotografia do longa-metragem argentino O segredo dos seus olhos, vencedor do Oscar 2010 de Melhor Filme Estrangeiro.

Na lista de convidados internacionais, ainda estão Anthony Dod Mantle, diretor de fotografia de Quem quer ser milionário?, ganhador do Oscar 2009 de Melhor Filme; Katie Trainor, responsável pelo departamento de projeção do Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova York; a diretora de arte Anastasia Masaro, indicada ao Oscar 2010  pela direção de arte do filme O mundo imaginário do doutor Parnassus; Marcos de Aguirre, engenheiro de som de filmes latino-americanos, entre eles A menina santa; e Stephan Ukas Bradley, representante da Arri, que vai apresentar a câmera Alexa Arri Digital.

Confira a programação completa na agenda da Luz & Cena em www.luzecena.com.br ou no site da ABC, www.abcine.org.br.


Lauro Escorel  discute a relação entre a direção de fotografia e a direção de arte


O diretor de fotografia Lauro Escorel vai ministrar uma aula na Escola São Paulo, no dia 25 de maio, das 19h às 22h.

Durante a aula, serão discutidas as relações entre a direção de fotografia e a direção de arte na construção do universo visual do filme; as matérias visuais e espaciais sob o ponto de vista da fotografia - a conformação do espaço e o movimento de câmera -; a perspectiva e as lentes; e a composição.

A aula custa R$ 160 à vista ou duas parcelas de R$ 80. Inscrições e outras informações no site: www.escolasaopaulo.org.


Arri, Fujinon e Zeiss anunciam parceria estratétiga

A Arri, Fujinon e Zeiss anunciaram, em abril, uma união  estratégica que vai favorecer os profissionais das áreas de vídeo e fotografia. O acordo consiste em uma troca aberta de ideias, normas e tecnologias, e uma estreita cooperação no desenvolvimento de novos produtos.

A Carl Zeiss é mundialmente conhecida pela alta qualidade de suas lentes prime, já a Fujinon é líder de mercado de lentes zoom, enquanto que a Arri é a maior fabricante de câmeras profissionais de vídeo.

Zeiss e Arri já têm uma parceria de longa data, que tem como fruto as lentes prime. A Arri também é parceira da Fujinon, juntos desenvolveram as novas lentes zoom Alura. A união das três empresas promete proporcionar melhores soluções aos profissionais que trabalham com imagens de entretenimento.
 
O grupo vai impulsionar desenvolvimentos para incentivar maior integração e comunicação entre as câmaras e lentes, além de soluções que respondam às necessidades da indústria e também combinem acessibilidade com maior transferência eletrônica de dados, simplificando assim os fluxos de trabalho de pós-produção - especialmente aqueles que incorporam elementos de efeitos visuais.
 
Para mais informações, acesse: www.arri.de, www.zeiss.de e www.fujinon.co.jp.

Avolites disponibiliza Titan V3 para download gratuito

Já é possível fazer, gratuitamente, o download do software Titan V3 para as mesas Tiger Touch e Pearl Expert no site da Avolites. Editor de atributos, rápida gravação, thumbnails do servidor de mídia, e exibições de reprodução são algumas das novidades do sistema. Para download, acesse o site: www.avolitesdownload.com.
Versão para impressão de
“ Edição #130:  em foco” Envie este artigo
para um amigo

 ARTIGOS RELACIONADOS - EM FOCO
Em Foco (Edição #124 - 06/11/2009)
Em foco (Edição #137 - 10/12/2010)
Teatros de Porto Velho, Palmas e Rio Branco (Edição #106 - 19/05/2008)
Atrações internacionais marcam a virada do ano em Ipanema (Edição #91 - 12/02/2007)
Em Foco (Edição #150 - 27/01/2012)
Luz & Cena © Copyright 2000 / 2020 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Est. Jacarepaguá, 7655 salas 704/705 - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22753-900 - Telefone: 21 2436-1825