Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #122
setembro de 2009
Índice da Edição 122
Editorial
Em Foco
Holofote
Pergunte AO OZ
Galeria

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
Em foco: Em Foco
por Áudio Música & Tecnologia 15/09/2009
Cristo Redentor recebe iluminação especial

Uma das principais atrações turísticas do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor, ganhou nova iluminação feita especialmente para o Dia dos Pais. O lighting designer Peter Gasper criou o projeto que deu vida ao monumento ao lançar luzes avermelhadas sobre o coração esculpido do Cristo, simulando os batimentos cardíacos. O efeito foi realizado por dois Syncrolites SX de 3K.

A estátua também ganhou mais brilho com a adição de luzes azuis, dando a impressão de estar mais branca a quem a olhasse de longe. "Teríamos assim um contraste extremamente acentuado, destacando a figura do fundo", explica Gasper. Foram utilizados 36 projetores Sagittario da Faeber com lâmpada vapor metálico azul de 1.000W.

Por trás do Cristo, foram instalados sete canhões Syncrolites SX de 7K, que  projetaram no céu uma aura ao redor da cabeça dele. A aura se transformava em fachos de luz que pareciam sair das mãos e braços da escultura. "Esta iluminação transformava uma imagem monumental em uma imagem de imenso cunho religioso e esplendorosa", diz o lighting designer, que também usou no projeto 24 projetores Sagittario da Faeber com lâmpada vapor metálico branca de 4.000ºK. Os aparelhos foram locados da Íris Iluminação.


Rosco lança filtro para câmera RED One


A pedido de alguns diretores de fotografia dos EUA, a Rosco Laboratories desenvolveu um filtro que corrigi a falha na impressão dos vermelhos da câmera RED One. O TruColor IR foi apresentado pela primeira vez aos profissionais na NAB Show de 2009, realizada em abril, em Las Vegas. No Brasil, o produto foi mostrado na Broadcast & Cable, em agosto, em São Paulo.

O TruColor IR restaura a saturação de cor, quando ela é reduzida pelo filtro de Densidade Neutra (ND), usado pelos operadores de câmera, normalmente, na montagem e correção de luz do set de filmagem. Em alguns casos, quando esses filtros são utilizados com câmeras digitais, eles podem interferir no equilíbrio de cor. O desequilíbrio entre a luz visível - atenuada pelo filtro ND - e a luz infravermelha - não afetada pelo filtro ND -  confunde os sensores digitais da câmera, que são sensíveis à luz infravermelha. O novo filtro da Rosco equilibra as luzes visível e infravermelha, permitindo que os sensores digitais da câmera captem apropriadamente a saturação, recuperando a fidelidade de cor na composição final.

O filtro TruColor IR foi desenvolvido com a assistência do diretor de fotografia Michael Morlan, da Austin Film Tools, no Texas, EUA, que pediu ajuda da Rosco para resolver um problema que afetava seu trabalho com a câmera RED One.


Quinta edição do Colóquio de Moda será realizada em Recife

O 5º Colóquio de Moda será realizado de  27 a 30 de setembro, na Faculdade de Boa Viagem, em Recife. Aberto a pesquisadores, docentes e acadêmicos de moda, além de profissionais de Design, Artes Plásticas, História, Psicologia, Sociologia, Marketing, Jornalismo, Administração e áreas afins, o evento tem como objetivo promover a reflexão, o questionamento e as relações entre as diversas abordagens da moda.

Serão discutidos temas, como Moda e experiência de consumo; Moda, performance, figurino e cena; Moda, política e ações comunitárias e Cultura de moda. Também serão apresentados trabalhos relativos à área.

Paralelamente ao Colóquio, será realizado o Fórum de Escolas de Moda, que se propõe a  ampliar o conhecimento e debate de temas de interesse da Academia,  como pesquisa; fomento; currículo, processos de autorização e avaliação dos cursos; modalidades (bacharelados, tecnológicos, técnicos, lato sensu, stricto sensu); avaliação dos cursos; avaliação discente (Enade); diretrizes curriculares; capacitação docente; entre outros.

Os interessados em participar do congresso como ouvintes podem se inscrever no site www.coloquiodemoda.com.br, onde também está a programação completa do evento.

O Colóquio de Moda será realizado no Campus I da  Faculdade de Boa Viagem, que fica na Rua Jean Émile Favre, 422, Imbiribeira.


Ponte no México ganha iluminação com LEDs

Cento e oito LEDs iluminam a nova ponte de Pachuca, capital de Hidalgo, no México. Esse número deve dobrar com a iluminação da segunda metade da estrutura. A iluminação é feita com 130 COLORados 1 e 50 COLORados 6 da Chauvet distribuídos em 60 colunas, a mais alta com cerca de 25 metros, em 228 setores da ponte. 






Exposição reúne figurinos criados por Lacroix para os palcos

Até 1º de novembro, o Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) abriga a exposição Christian Lacroix - Trajes de cena, que reúne 20 anos de criações do estilista francês, de 58 anos,  para óperas, peças de teatro e balés.

São aproximadamente 100 figurinos e 80 desenhos originais, criados por Lacroix para montagens em diversos países. As peças vieram de avião diretamente do Centre National Du Costume de Scène, na cidade de Moulins, na França, e estão divididas, na exposição,  em vitrines e salas temáticas.

Gaîté parisienne traz figurinos criados para esse balé, com música de Jacques Offenbach, em montagem do American Ballet Theatre, de Nova Iorque, de 1988. Espanha reúne figurinos para a montagem de 1989 da ópera Carmem, de Bizet, e para o balé flamenco Arsa y toma, montado em 1996.

As artes florescentes conta com figurinos criados por Lacroix para as óperas Dido e Enéas e Acteon, em 2001;  A descida de Orfeu aos infernos e As artes florescentes, em 2004, e A mulher sem sombra, em 2005.

A exposição destaca ainda trajes criados em 1995 para as peças Otelo, de William Shakespeare, e Fedra, de Jean Racine, ambas com direção de Anne Delbée; o balé Sherazade, em 2001, e óperas como Eliogabalo, Cosi fan tutte e O rei pastor, além de um figurino para The tarnished angel, balé coreografado por Karole Armitage, com música de Charles Mingus.

A exposição tem entada gratuita e está aberta de terça a sexta-feira, das 10h às 20h, sábado, domingo e feriado, das 13h às 17h. O Museu de Arte Brasileira da Faap fica na rua Alagoas, 903, em Higienópolis, São Paulo. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (11) 3662-7198.


Cast disponibiliza para download nova atualização do Wysiwyg

Já está disponível para assinantes,  no site da Cast Softaware, o download da atualização Release 24 do Wysiwyg. A empresa prevê que, até o fim do mês, o lançamento esteja acessível para todos. Esta é a última parte da trilogia de atualizações, que garantem aos usuários visualizar viartualmente com precisão o que será feito na realidade.

O R24 conta com o Shaded View aprimorado, que dispensa a renderização do projeto, e também permite mellhor representação dos equipamentos de LED. Segundo o fabricante, tudo o que é  pré-visualizado no Shaded View é exatamente igual ao que será visto no set de filmagens, no show, ou projetado em um edifício. Com a ferrmanenta, é possível também simular condições ambientais e climáticas em eventos externos.

O R24 conta ainda com melhoria na visualização do feixe e do rastro de luz, e das sombras; meios para calcular e visualizar com precisão a saída do feixe de luz; e uma nova técnica de sombreamento, que permite melhor visualização do palco e das pessoas.

Entre as novidades também estão: distribuição dos  rastros de luz baseados nos dados fotométricos dos equipamentos; biblioteca com informações de lâmpadas de diferentes potências e temperaturas de cor; protocolo CITP, que permite fazer stream de vídeos com as mesas direto para o Wysiwyg, através de uma rede, possibilitando serem visualizados em uma painel ou equipamento DL.

O R24 possui um sistema aperfeiçoado de segurança para entrada de dispositivos vias USB e ferramentas de design mais intuitivas e lógicas. O download do R24 pode ser feito em www.castlighting.com.

 

 
Versão para impressão de
“ Edição #122:  Em foco” Envie este artigo
para um amigo

 ARTIGOS RELACIONADOS - EM FOCO
Em Foco (Edição #111 - 17/10/2008)
Em Foco (Edição #150 - 27/01/2012)
Em foco (Edição #141 - 26/04/2011)
Em Foco (Edição #103 - 14/02/2008)
Em Foco (Edição #132 - 14/07/2010)
Luz & Cena © Copyright 2000 / 2024 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Est. Jacarepaguá, 7655 salas 704/705 - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22753-900 - Telefone: 21 2436-1825