Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #143
junho de 2011
Índice da Edição 143
Editorial
Novos Produtos
em Foco
Holofote
Dir de Fotografia Para Vídeo
Final Cut Pro
Pergunte AO OZ
Galeria

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
em foco: Em Foco
por Redação 20/06/2011
Miragem no deserto

O festival Coachella, que acontece todos os anos nos Estados Unidos, é frequentemente apontado como um dos maiores eventos indie-cool do planeta. Não é para menos. Nele, nomes consagrados do mundo da música costumam dividir o palco e a atenção do público com artistas 'lado B', bandas em ascensão, tendas de ritmos alternativos e uma programação visual para lá de caprichada. Tudo sob o sol escaldante do deserto californiano.

Na edição 2011 do festival, realizada em abril, não foi diferente. Aproximadamente 225 mil pessoas suaram a camisa assistindo aos cerca de 170 shows programados para os três dias do evento. E não faltaram brasileiros em meio às atrações. A banda Cansei de Ser Sexy, o rapper Emicida, a dupla eletrônica The Twelves e o veterano DJ Marky fizeram bonito ao darem sua contribuição para a mistura de ritmos que é o Coachella. Mas não foram os únicos representantes tupiniquins a passarem por lá.

O paulista Muti Randolph também foi destaque. Colaborador do Creators Project (www.thecreatorsproject.com), iniciativa global que busca integrar arte e tecnologia, o artista multimídia criou a instalação Mirage, montada na tenda Sahara, famosa pista de dança do festival. A aplicação, inspirada no visual do clube D-Edge e composta de painéis de LED transparentes, exibia grafismos que se movimentavam e mudavam de cores a partir de um software desenvolvido pelo próprio Randolph, já confirmado para o evento que o Creators Project promoverá em São Paulo de 29 de julho a 2 de agosto. 

Melhores do ano

No mês passado, a Live Design, publicação norte-americana voltada para profissionais que trabalham com luz, som, vídeo e estruturas de palco, promoveu mais uma noite de premiação, desta vez para distinguir os melhores produtos lançados pela indústria do entretenimento entre 2010 e 2011.  Escolhidos por programadores e iluminadores de prestígio, os vencedores na categoria Lighting Products of the Year foram:

Luminária: Sharpy (moving beam light da italiana Clay Packy que se destaca pela potência, tamanho compacto e velocidade dos movimentos; indicado para eventos fechados e a céu aberto).
Console/Mesa de controle: EOS v1.9.5 (versão atualizada do console lançado pela americana ETC em 2006).

Software/Aplicativo: Lighting Handbook (desenvolvido pelo britânico Andrew Derrington, reúne informações técnicas de mais de 650 equipamentos produzidos por 42 fabricantes internacionais).
Staging/Rigging: BAT Truss (fabricado pela PRG e usado na turnê Home and Home, dos rappers Eminem e Jay-Z; tem altura regulável, mecanismo para absorção de choques ajustável e design próprio para backstages apertados).

Arte em suspensão

Até o dia 26, quem visitar a Fundação Eva Klabin, no Rio de Janeiro, terá a chance de conferir de perto a intervenção Regra de dois, do paulista Carlito Carvalhosa. O arquiteto, convidado para expor no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) ainda este ano, é o participante do 13º Projeto Respiração, que desde a primeira edição, em 2004, escolhe artistas contemporâneos para intervir no circuito expositivo da casa-museu.

Com o propósito de propiciar novas leituras do acervo local, que abrange quatro mil anos de história da arte, Carlito decidiu explorar os espaços entre os objetos expostos levando para a fundação dois elementos ausentes em seu interior: luz e natureza. A partir deles, o artista criou um contraponto à ordem simétrica que a colecionadora Eva Klabin estabelecera para dar coerência às obras de arte de sua coleção.

Assim, na Sala Renascença, um dos vários ambientes da casa, os móveis foram erguidos a uma altura de 20 cm do chão sobre um 'tapete de luz' construído com lâmpadas fluorescentes tubulares. O resultado impressiona. De imediato, o visitante tem a impressão de que todo o mobiliário está flutuando. Depois, percebe que a intervenção, com curadoria de Marcio Doctors, faz saltar aos olhos as singularidades e diferenças que os objetos guardam entre si.

Intercâmbio
 
O Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação (Iatec), que há 12 anos forma profissionais para atuarem na iluminação, sonorização e produção de shows e eventos da indústria do espetáculo, agora oferece a seus alunos cursos de nível internacional e a oportunidade de estudar no exterior.

A novidade é fruto de um convênio assinado entre a escola carioca e o Restart - Instituto de Criatividade, Arte e Tecnologia, com sede em Portugal. Segundo a parceria, professores de um país serão convidados para dar aulas no outro. Além disso, os estudantes serão estimulados a trocar experiências e conhecimento por meio de trabalhos e estudos de caso que envolvam técnica e elementos da cultura de cada nação.

O primeiro curso realizado pelo Iatec em associação com a Restart será de Esteroscopia, com o português Telmo de Campos Martins, realizador de Karma, primeiro filme em animação 3D de Portugal. As aulas, que acontecerão de 12 a 19 de julho, serão ministradas sempre às terças e quintas-feiras, das 10h às 19h. O valor a ser investido, de R$ 510, pode ser dividido em até três vezes ou pago à vista, com 10% de desconto.

Já o intercâmbio entre alunos das duas instituições funcionará da seguinte maneira: o representante do Iatec que for para Lisboa ficará hospedado gratuitamente na casa de um colega da Restart durante 15 dias. Nesse período, o estudante assistirá a aulas, participará de workshops e integrará a equipe técnica de cinco espetáculos em cartaz na capital portuguesa. Na volta, deverá retribuir a hospitalidade a um aluno português.

À procura

A Francal, promotora da Expomusic (www.expomusic.com.br), maior feira de áudio e iluminação da América Latina, está empenhada em acertar no mix de expositores da edição 2011 do evento. Para identificar as marcas com potencial para diversificar e ampliar o número de participantes, estreitar o relacionamento entre técnicos e empresários, e aumentar o volume global dos negócios, a empresa iniciou um levantamento junto a representantes de diferentes setores.

A sondagem começou há pelo menos três meses, quando profissionais e entidades como a Associação Brasileira de Iluminação Cênica (Abric-Oistat) e o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão de São Paulo (Sated-SP) foram procurados para ajudar no mapeamento. A ideia é que, em conjunto, as partes ouvidas sugiram novos ocupantes para os estandes da Expomusic, que, entre 21 e 25 de setembro, voltará a ocupar o Expo Center Norte.

A Abric já iniciou as consultas aos seus associados. A estes, é perguntado "Qual empresa de prestação de serviço da indústria do entretenimento em geral ou de vendas de material que você conhece e poderia estar presente na feira?". Em troca da colaboração, a associação terá acesso privilegiado ao evento, um espaço para a divulgação de suas atividades e presença garantida na programação de palestras.
Versão para impressão de
“ Edição #143:  em foco” Envie este artigo
para um amigo

 ARTIGOS RELACIONADOS - EM FOCO
Em Foco (Edição #154 - 24/06/2012)
Em Foco (Edição #139 - 21/02/2011)
Em Foco (Edição #107 - 12/06/2008)
Em Foco (Edição #161 - 09/12/2012)
Em Foco (Edição #94 - 09/05/2007)
Luz & Cena © Copyright 2000 / 2024 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Est. Jacarepaguá, 7655 salas 704/705 - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22753-900 - Telefone: 21 2436-1825