RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Tecnologia e Arte - Miguel Ratton
Opiniões, ideias e novidades sobre tecnologia, música e áudio
Listando posts com a tag DX7.
Postado por Miguel Ratton em 30/04/2012 às 11:13
M.Ratton
Nada como o original (M.Ratton)
Nada como o original
Comprei um Yamaha DX7 em 1986, através do amigo de um amigo que gentilmente o trouxe da Europa. Naquela época, comprar um sintetizador era bastante complicado, porque as importações eram muito dificultadas e o dólar extremamente caro. Assim que recebi o instrumento, foram noites e noites me deliciando com as novas sonoridades que a síntese FM era capaz de produzir.

Durante mais de uma década, usei e abusei daquele tanque de guerra, levando-o pra tudo quanto era lugar onde havia a oportunidade de tocar com mais alguém. Mesmo depois de adquirir outros sintetizadores e sample-players mais modernos, continuei a usá-lo por causa de alguns de seus sons bem peculiares, que nenhum outro conseguia fazer. Na virada do século, comecei a experimentar plug-ins e achei que havia alguns que poderiam substituir aquele teclado. Então, depois de quase 18 anos de serviços prestados, acabei vendendo o instrumento para um músico do Paraná.

Mas a vida dá voltas. Há seis anos me mudei para Curitiba e, recentemente, por uma incrível coincidência, encontrei o paradeiro do meu antigo instrumento. Acabei recomprando o sintetizador com tudo o que eu havia vendido com ele: cartuchos, breath controller e até um case feito artesanalmente por mim.

Por ser um instrumento projetado para durar, com exceção de alguns arranhões, lá estava ele, firme e forte. Tive pouco trabalho para colocá-lo de novo em perfeito funcionamento, tendo apenas que trocar o potenciômetro de volume e soldar na placa principal um novo soquete para a bateria de lítio.

Com mais de 25 anos de idade, o velho DX7 faz parte novamente do meu setup, em um lugar de honra. Mesmo com aquele ruídozinho de fundo, vários dos timbres que criei para ele na década de 1980 ainda são inimitáveis pelos plug-ins de síntese FM que testei até agora. Nada como o original.

------------------------

PS: Vale destacar as preciosas informações sobre manutenção de sintetizadores antigos que consegui nos seguintes sites:
Gearslutz.com
Negatron Blog
Yamaha DX7 Unofficial Resource Centre
+ Notícias
Autor: Fábio Henriques
(196 páginas)
R$ 54,00
Pronta entrega
 
Autor: Roberto Gill Camargo
(140 páginas)
R$ 40,00
Pronta entrega