BUSCA
  M&T on-line   em Revistas
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da M&T em seu computador
gravar senha

Edição #239
agosto de 2011
 Revista
Índice da Edição
Audio-Technica AT4080
Coincidindo com esta época em que estivemos falando a fundo dos microfones de fita, tive a felicidade de receber para análise um microfone que justamente usa esta tecnologia, só que com diversos aprimoramentos - o Audio-Technica AT4080.

 Colunas
Lugar da verdade
Trabalhando nas alturas
No seu home studio
Como funcionam os compressores
Plug-ins, etc.
O conceito de plug-in de software - parte 2

 Serviços
Áudio Teste
Downloads
Galeria de Fotos
Cursos
Agenda
Hot Links
Classificados
Loja M&T
Anuncie
Expediente
As novidades da M&T em seu computador

 Enquete
Você tem interesse em utilizar o iPad, tablet da Apple, em suas produções fonográficas?
Sim, pois ele possui recursos que valem ser testados.
Sim, sendo que já utilizei e conquistei bons resultados.
Sim, pois é uma ferramenta útil. Por outro lado, não é autossuficiente.
Não, pois não acredito que poderá acrescentar algo ao meu trabalho.
Não. Jamais utilizaria ferramentas deste tipo.
 
Enquetes anteriores
domingo, 16 de outubro de 2005
 Primeira vista voltar 
Pro Tools 7.0 por Sólon do Valle
foto: Divulgação
Mais interativa, mais acessível, mais intuitiva, mais rápida... que outros adjetivos poderiam se aplicar à nova  versão 7.0 do software Pro Tools, lançada pela Digidesign durante a Convenção da AES de 2005 em Nova York?
A seguir, conheça um pouco das características do novo produto e participe de nossa empolgação a respeito deste lançamento.
Segundo a Digidesign, todo o programa foi reescrito, embora mantendo a "cara" a que estamos acostumados. Com isto, sua performance - nas versões TDM, LE e M-Powered e também tanto na plataforma Mac OS-10.4 (Tiger) como Windows XP - aumentou consideravelmente. De acordo com Dave LeBolt, Presidente da Digidesign, aumentos de performance de 150% usando plug-ins RTAS podem ser esperados com a nova versão.
Aliás, por falar em RTAS, os plug-ins desta linha passam agora a ser compatíveis com as Auxiliary Inputs e os Master Faders (novidade dos sistemas HD), para máxima compatibilidade trans-plataformas.
O Pro Tools TDM 7.0 roda com hardware HD e HD Accel; o Pro Tools LE 7.0 roda com Mbox, Mbox 2, Digi002 e Digi002 rack. A versão M-Powered 7.0 traz boas novas para os donos de hardware M-Audio: além de todos os modelos em que já rodava antes, o Pro Tools M-Powered agora se estenderá também aos modelos Black Box, Ozone, Mobile Pre USB, Fast Track USB e Transit. Ou seja, teremos desde o Hyper Pro Tools até o Pro Tools de bolso!

MIDI total
A maior novidade nesta área é a criação das Instrument Tracks, uma espécie de mistura de Audio e MIDI Tracks que aumenta a integração com instrumentos virtuais e módulos MIDI - que, como todos sabem, ainda não havia chegado ao ideal no Pro Tools. É possível ter 128 Instrument Tracks no Pro Tools TDM 7.0, e até 32 no LE 7.0 e no M-Powered 7.0.
Segundo Ed Gray, diretor do Programa de Parcerias da Digidesign, vários fabricantes de efeitos e de instrumentos virtuais estão trabalhando duro desenvolvendo plug-ins especiais para o Pro Tools 7.0, capazes de tirar o máximo de proveito desta nova versão. Ele cita: Antares, Arturia, Audio Ease, Duy Labs, fxPansion, Massenburg EQ, Native Instruments, Sony Oxford, SynchroArts, TC Electronic, Waves e outras empresas.
O programa agora trabalha diretamente com arquivos de formatos populares para loops, como REX (Propellerhead) e ACID (Sony). Através do grupamento de arquivos MIDI e de áudio, ou seja, de Instrument Tracks com Audio Tracks, é mais fácil e rápido construir arranjos elaborados.
Para acrescentar um toque mais humano e dar mais swing aos arranjos, é possível usar o novo recurso de Groove Quantization às trilhas MIDI. Outro recurso sensacional é, ao copiar um trecho de trilhas MIDI, criar reproduções levemente alteradas (aleatoriamente re-quantizadas) do trecho, dando a impressão de que ele foi tocado várias vezes e não simplesmente copiado.
Com estes e outros novos recursos, o trabalho de composição e arranjo é facilitado no Pro Tools 7.0.



Edição totalmente facilitada

Algumas importantes ferramentas de edição foram acrescentadas, como por exemplo o Zoom Toggle, que permite, com um só toque, alternar entre duas aberturas de zoom bem diferentes. Com isto, é fácil rapidamente mudar entre uma nota e um trecho inteiro de uma música.
Outra nova função, Link Track and Edit Selection, permite aplicar comandos específicos de trilhas a várias delas, ao mesmo tempo.
Todas as janelas de comandos MIDI foram redesenhadas para aumentar a produtividade. Os menus foram também reorganizados e simplificados para uma operação ainda mais rápida e, sobretudo, intuitiva.
O novo comando Automate All permite armar, de uma vez só, a automação de todos os parâmetros de um plug-in, eliminando o trabalho chatérrimo de selecioná-los de um em um.
O número de Memory Locations aumentou para 995, e o número de tracks virtuais no Pro Tools TDM agora é de 160.

Ignition Pack: só para Digi
O pacote de plug-ins Ignition Pack traz enorme valor agregado para o Pro Tools 7.0. Desde setembro, o pacote foi aumentado com o Reason Adapted (Propellerhead), o Live Lite 4 (Ableton), Sample Tank 2SE, Amplitube LE e T-Racks EQ (IK Multimedia), e mais: o Melodyne Uno Essential (Celemony) e o BFD Lite (fxPansion). Infelizmente, todos são versões "lite" - ou seja, limitadas -, dos produtos, mas úteis.
Infelizmente também para os compradores do Pro Tools M-Powered 7.0, o Ignition Pack não vem incluso com o software.

Segundo o Representante de Vendas e Especialista em Produto para a América Latina, Astor Silva, o Pro Tools 7.0 estará disponível em breve no mercado.
Versão para impressão de
“Primeira vista: Pro Tools 7.0” Envie este artigo
para um amigo

 ARTIGOS RELACIONADOS - PRIMEIRA VISTA
Yamaha M7CL - nova mesa digital para PA - 07/10/2005)
G-System - 01/07/2005)
Waves MAXX BCL - 27/05/2005)

Outros artigos publicados em Exclusivas On-Line
Áudio Música & Tecnologia © Copyright 2000 / 2024 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Est. Jacarepaguá, 7655 salas 704/705 - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22753-900 - Telefone: 21 2436-1825