Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #141
abril de 2011
Índice da Edição 141
Editorial
Novos Produtos
em Foco
Holofote
Final Cut Pro
Pergunte AO OZ
Galeria

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
em foco: Em foco
por Redação 26/04/2011
CRISTO ILUMINADO

No ano do 80º aniversário do Cristo Redentor, o monumento, eleito uma das sete maravilhas do mundo moderno, ganhou nova iluminação, apresentada à cidade do Rio de Janeiro no começo de março. A empresa responsável pela troca do antigo sistema de luz foi a Osram (www.osram.com), que instalou ao pé da estátua e em seus arredores 300 projetores LED da Traxon Technologies, uma de suas subsidiárias.

Segundo a companhia, os spots de LED escolhidos para iluminar o Cristo são equipados com uma lente especial que assegura fachos precisos mesmo quando há alternância de cores. O sistema inovador incorpora ainda o mecanismo especial de controle Lighting Control Engine, com o qual cada projetor pode ter sua cor e intensidade de luz alterada individualmente.

Desenvolvida pelo lighting designer Peter Gasper, a nova iluminação é variada, econômica e de fácil operação. Podendo ser programada, ativada e desligada de um computador ou telefone celular, ela reproduz até 16 milhões de tonalidades e consome de energia o equivalente a dois chuveiros elétricos, enquanto a antiga tinha um consumo aproximado ao de 40. Já em caso de falhas no fornecimento, um gerador liga-se automaticamente, garantindo a operacionalidade do sistema no modo em que ele estiver selecionado.

A Osram, além de ter ficado a cargo da reforma, aprovada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Parque Nacional da Tijuca e a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, será a encarregada da manutenção dos projetores. Pelos menos até 2013, que é quando acaba o convênio que assinou com a administradora do monumento, a Arquidiocese do Rio.


GEAR FOR A YEAR

O desafio está lançado. Pela terceira vez, a americana Chauvet, representada no Brasil pela Equipo, promove o concurso de vídeo Gear for a Year, que escolhe um iluminador para testar e avaliar produtos da marca pelo período de um ano.

Como nas edições anteriores, a competição é aberta a todos. Para participar, os interessados só precisam se inscrever no canal da Chauvet no YouTube e gravar um vídeo com comentários e uma aplicação para um equipamento do fabricante.

O prazo para upload do material no site de compartilhamento termina no dia 30 de junho. Toda postagem feita até essa data será avaliada pelos profissionais da casa. Em julgamento, estarão a originalidade do vídeo, a criatividade do seu autor, a apresentação do produto e seus recursos, assim como o número e o teor dos comentários feitos no YouTube.

O anúncio do ganhador acontecerá na semana de 18 de julho, uma semana após a divulgação dos 25 primeiros colocados na disputa. O vencedor, além de se tornar o resenhista oficial da Chauvet, ganhará todos os produtos que testar. Os outros finalistas receberão um adesivo para cases (1º ao 25º lugar) e uma camisa especial (1ª à 15ª posição). Para mais detalhes, acesse www.chauvetlighting.com.


NOVOS NEGÓCIOS

Conhecida pelos mais de 60 anos de experiência no setor de iluminação e cenotecnia, a Telem (www.telem.com.br) está maior. Em março, a companhia anunciou uma nova divisão de negócios, a Telem AV, focada na integração de sistemas audiovisuais para os segmentos corporativo e de entretenimento.

A unidade, cuja administração foi confiada ao gerente comercial Luiz Fernando Morau, é uma resposta do grupo à crescente demanda do mercado por soluções audiovisuais integradas, que envolvem, por exemplo, sistemas de reforço sonoro e de projeção de imagens em alta definição.

Outro diferencial é que, além de trabalhar com marcas premium, a Telem AV vai se dedicar à oferta de soluções Turn-Key, que englobam serviços de consultoria e assessoria, elaboração de projetos executivos, venda de equipamentos, instalação, alinhamento e comissionamento de sistemas, treinamento, operações assistidas, assistência técnica e manutenção.


LATINOS, UNI-VOS!

A Associação Brasileira de Iluminação Cênica (ABrIC) convoca os artistas e profissionais que estarão na Quadrienal de Praga 2011 (PQ 2011) para o Encontro Latino-americano da Organização Internacional de Cenógrafos, Técnicos e Arquitetos de Teatro (Oistat). O objetivo do fórum, incluído na programação oficial do Oistat Small Congress (Congresso Pequeno da Oistat), é divulgar as ações da organização aos países da América Latina.

Segundo a ABrIC, o Brasil é o único país da América do Sul a possuir um centro da Oistat. Para estimular o surgimento de novas representações nas nações vizinhas, os organizadores do encontro enviaram convites aos curadores nacionais dos países sul-americanos que estarão na PQ 2011, aos artistas individuais com trabalhos a serem exibidos em Praga e a representantes de outros países latino-americanos que já têm centros Oistat em seu território, como México e Cuba.

O Encontro Latino-americano da Oistat acontecerá no dia 18 de junho, das 13h às 15h, na Escola de Teatro Praga 1. Dois dias antes, a capital da República Tcheca terá dado início às atividades da Quadrienal de Praga, o maior evento de cenografia do mundo, que, este ano, se estenderá até 26 de junho. Mais informações em www.abric.org.br.


TREINAMENTO DE TITÂ

No mês que vem, dando sequência aos treinamentos que promoveu em fevereiro e no começo de abril, a Proshows (www.proshows.com.br) realiza mais um workshop sobre o software Avolites Titan. O intensivão acontecerá em 4 e 5 de maio, e, segundo os organizadores, deixará os participantes craques no uso do software.

Colunista da Luz & Cena, o iluminador Osvaldo Perrenoud é quem vai ministrar o curso, dividido em dois módulos: um básico e outro avançado. As aulas, limitadas a oito alunos, serão realizadas em São Paulo, na Escola de Música e Tecnologia, ao custo de R$ 190. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail proshows@proshows.com.br ou pelo telefone (51) 3554-3139.

Desenvolvido a partir do sistema operacional D4, o Titan é um software que acrescenta novas funções à mesa Diamond 4 e incorpora características deste modelo ao console Pearl Expert, também da Avolites.
Versão para impressão de
“ Edição #141:  em foco” Envie este artigo
para um amigo

 ARTIGOS RELACIONADOS - EM FOCO
Rio de Janeiro tem dois novos teatros projetados por Oscar Niemeyer (Edição #89 - 02/01/2007)
Em foco (Edição #137 - 10/12/2010)
Em Foco (Edição #108 - 09/07/2008)
Em foco (Edição #140 - 21/03/2011)
Em Foco (Edição #94 - 09/05/2007)
Luz & Cena © Copyright 2000 / 2020 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Est. Jacarepaguá, 7655 salas 704/705 - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22753-900 - Telefone: 21 2436-1825