Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #136
novembro de 2010
Índice da Edição 136
Editorial
Novos Produtos
Destaque
Holofote
Final Cut Pro
Pergunte AO OZ
Galeria

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
em foco: Especialização no exterior
por Luz & Cena 22/11/2010
Quem pensa em aprimorar seus conhecimentos aprendendo iluminação para shows fora do Brasil, atenção: a Live Design (www.livedesignonline.com), publicação norte-americana voltada para profissionais que trabalham ao vivo com luz, som, projeção de imagens e montagem de estruturas de palco, está recebendo inscrições para seu primeiro curso intensivo de light design para concertos.
As aulas acontecerão nos dias 11 e 12 de dezembro, nos estúdios do Center Staging, em Los Angeles. À frente do corpo de professores, estará o iluminador e diretor de fotografia Jeff Ravitz, que há mais de 20 anos assina a luz das turnês do cantor Bruce Springsteen.

A arte de pensar diferente, a transmissão ao vivo de eventos e os desafios associados à atividade serão alguns dos temas abordados durante o curso, cuja lista de docentes inclui ainda profissionais como Butch Allen, Marc Brickman, Bob Bonniol, Justin Collie, Patrick Dierson e Anne Militello.


Novo fórum


A LumiDesk, que projeta e desenvolve softwares para controle de luz, inaugurou recentemente o novo espaço de discussões de seu site (www.lumidesk.com). Agora, funcionários e usuários da marca podem auxiliar uns aos outros com dicas, perguntas e trocas de informações sobre produtos da empresa, distribuídos no Brasil pela Gobos.

Para participar, é fácil. Na barra superior do site, à esquerda do menu de idiomas, há a opção Forum-FAQ (dúvidas mais comuns). Ao clicar nela, o internauta é levado para a página de acesso e cadastro no fórum. Mesmo que não queira efetuar o registro, o usuário pode acompanhar as discussões. No entanto, fica impedido de comentar os tópicos e de propor temas de debates, que acontecem em inglês, francês e espanhol.


Clássico contemporâneo 
 
Até janeiro do ano que vem, aqueles que passarem pelo Museu de Arte de São Paulo Assis Chateubriand (Masp) terão uma oportunidade única: se transportar para dentro de uma das mais belas peças do arcevo local, o óleo O julgamento de Páris (1710-1720), de Michele Rocca.

Na mostra Deuses e Madonas - A arte do sagrado, com 40 obras pictóricas sobre como este universo era representado pela cultura ocidental entre os séculos 14 e 19, um dos destaques é a instalação do videoartista Eder Santos. Nela, a versão que o mineiro de BH, com criações já levadas para Nova York e Paris, fez para a tela do mestre do Rococó italiano pode ser apreciada em sete projetores e dois monitores LED 3D Samsung, marca patrocinadora da exposição.

Quem imerge no espaço, devidamente munido de um par de óculos, vê os anjos, nuvens, folhas de árvores e corpos de O julgamento de Páris em movimento. Automaticamente, o observador tem a sensação de estar sendo levado para dentro da cena retratada. A experiência possibilitada pela releitura, uma encomenda do Masp (www.masp.art.br) e também o primeiro trabalho de Eder exposto no Brasil, só foi possível mediante o registro e a remodelação digital da obra original.

Mas o museu em São Paulo não foi o primeiro do mundo a promover o encontro da tecnologia 3D com obras-primas da pintura. No madrileno Thyssen Bornemisza, na Espanha, estreou em setembro outra mostra com TVs de LED Samsung e versões 3D de quadros de Picasso, Velasquez e Goya. Já em Paris, foi o Petit Palais, um dos cinco maiores museus da capital francesa, que até outubro exibiu releituras tridimensionais para duas das 40 pinturas reunidas em uma exposição.


Alta fusão 

Duas das maiores companhias do mundo na fabricação de riggings, estruturas e palcos, a holandesa Prolyte Products Group e a britânica Litestructures uniram suas atividades há pouco mais de um mês. Com a fusão, a marca do Reino Unido desaparece e passa a ter seus produtos comercializados sob o nome da antiga concorrente.

Se separadas as empresas já eram umas das mais competitivas no mercado de turnês mundiais, a expectativa é que, unindo suas especialidades, produtos, materiais e recursos humanos, elas gerem ainda mais oportunidades de negócio e expandam seu raio de atuação por toda a Europa.

A nova companhia vai ser administrada de Wakefield, no Reino Unido, por Lee Brooks, que já era o executivo-chefe da Prolyte (www.prolyte.com). Adrian Brooks, fundador da Litestructures, integrará o Conselho Administrativo do grupo. A fabricação de equipamentos, por outro lado, será dividida entre as unidades de produção existentes em solo britânico e na Holanda, ao passo que a distribuição ficará a cargo da divisão Prolyte Products Group HQ, com escritórios na cidade holandesa de Leek.


Ordem na casa

A Anolis, divisão da Robe Lighting para iluminação arquitetural a LED, segue adotando as mudanças administrativas previstas no plano de expansão que implementou este ano. A mais recente delas foi a nomeação do especialista Alfred Vallaster para o cargo de gerente de desesenvolvimento de negócios internacionais.

Alfred, que em mais de 25 anos de atuação no mercado montou uma extensa agenda de contatos, vai trabalhar para ampliar e fortalecer a rede de distribuidores e suporte da marca, tanto nas regiões onde ela já está presente como naquelas em que pretende iniciar negócios.

Respeitado na Europa Central, no Oriente Médio, nos Estados Unidos e na Ásia, o especialista foi consultor técnico de inúmeros projetos de destaque internacional, como o do aeroporto de Dubai, nos Emirados Árabes, e é conhecido por defender a substituição das fontes de luz tradicionais. Outro que há pouco tempo entrou para o time de profissionais da Anolis foi Ian Farrow, que assumiu como gerente de especificação de produtos.
Versão para impressão de
“ Edição #136:  em foco” Envie este artigo
para um amigo

 ARTIGOS RELACIONADOS - EM FOCO
Em Foco (Edição #132 - 14/07/2010)
Em foco (Edição #137 - 10/12/2010)
Fórum Latino-Americano de Iluminação será realizado em São Paulo (Edição #120 - 06/07/2009)
Em Foco (Edição #105 - 16/04/2008)
Em Foco (Edição #99 - 17/10/2007)
Luz & Cena © Copyright 2000 / 2021 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Est. Jacarepaguá, 7655 salas 704/705 - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22753-900 - Telefone: 21 2436-1825