Luz & Cena
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da L&C em seu computador
gravar senha

Edição #110
setembro de 2008
Índice da Edição 110
Editorial
Produtos
em Foco
Holofote
Pergunte ao Oz
Galeria

Cadastre seu e-mail e
receba nossa Newsletter
As novidades da L&C em seu computador
mercado: Locadoras do Brasil
A baiana Luzbel
por Rodrigo Sabatinelli 10/10/2008
Fundada há 12 anos, em Salvador, Bahia, pelos irmãos Junior e Ricardo Luzbel e por Ricardo Gordilho, a Luzbel Entretenimento é, hoje, a maior locadora de equipamentos audiovisuais do nordeste do país.

Especializada em iluminação para grandes shows, camarotes, convenções corporativas, casas noturnas e eventos esportivos, a empresa não se limita ao ramo e também agencia DJs, além de alugar sistemas de som, painéis de LED e projetores multimídia.

Com uma ampla gama de serviços, ela tem em seu currículo mais de 6000 projetos realizados para clientes de peso como o Grupo Timbalada, as produtoras Caco de Telha, de Ivete Sangalo, Canto da Cidade, de Daniela Mercury, e Cheiro Produções, da banda Cheiro de Amor, além do Festival de Verão Salvador, do Banco do Brasil, a TV1 e o tradicional Hotel Pestana.

Para acomodar seu arsenal, a Luzbel conta com um galpão de cerca de 1000m², que tem ainda uma sala de aula - destinada à realização de cursos técnicos de som e luz, reuniões e elaborações de projetos -, um refeitório, diversos dormitórios e um departamento de manutenção. O transporte de seu material é feito em uma carreta Ford Cargo 1317e.


UMA DÉCADA DE INVESTIMENTOS


Antes de se chamar Luzbel, a firma dos irmãos Junior e Ricardo surgiu no mercado nordestino como uma franquia da empresa de montagem e projetos de iluminação Íris, que pertencia ao tarimbado lighting designer Peter Gasper.

Entrando devagar no mercado, contava com poucos equipamentos, como pequenos setups de lâmpadas PAR, alguns mini brutts e setlights e um console Ditel, e tinha como foco eventos de médio porte. Mas não demorou muito e logo foi feito o primeiro grande investimento.

No início de 1997, ou seja, um ano depois de sua fundação, a locadora adquiriu 12 Intellabeans com controle LCD. Em seguida, foi a vez de comprar uma série de estruturas como box truss, talhas, cintas e Q-30, além de moving heads, strobos, sky walkers e consoles de ponta, como os Avolites.

"Ali nós começamos a crescer e a fazer com maior freqüência grandes eventos", conta Junior, que, naquela época, deixava de se dedicar exclusivamente a Luzbel e passava também a trabalhar como iluminador de artistas locais. "Hoje, temos equipamento suficiente para atender, simultaneamente, a um megafestival, como o Festival de Verão Salvador, e a outros eventos de grande porte", completa.

Iluminador dos mais disputados na cidade, o profissional se orgulha de ter feito parte da equipe de alguns dos maiores sucessos de público do país. Atualmente, Junior está de volta ao comando das luzes da cantora Ivete Sangalo. Ele substitui o amigo Robson Natal, que morreu em um acidente, no ano passado, a quem havia passado o cargo quando precisou assumir a Luzbel em sua totalidade.

Quando não está na estrada com a musa baiana, Junior se divide entre a administração da empresa e a elaboração de projetos de luz. "Já desenhei mapa de palco pra muita gente. Cheiro de Amor, República do Reggae, Parangolé e Mulheres Proibidas, além do cantor Guilherme Arantes, entre outros", diz.

Entre os principais projetos feitos pelo iluminador estão a concepção do rider de luz e a direção de fotografia do espetáculo 20 anos de Asa de Águia, realizado em março de 2007, no Estância Alto da Serra, em São Bernardo do Campo, São Paulo.


DOMINANDO O FESTIVAL DE VERÃO


A relação profissional entre a Luzbel e o Festival de Verão Salvador, um dos maiores festivais de música do país, é o case de maior sucesso da locadora. Desde a primeira edição do evento, realizada há dez anos, a empresa aluga seus equipamentos para o palco secundário e para seus camarotes.

No entanto, em 2006, ela assumiu a iluminação do palco principal, que recebeu atrações de peso, como Chiclete com Banana, Jota Quest, Daniela Mercury, Skank e Babado Novo. Junior conta que já aguardava por essa oportunidade, que se concretizou após ele ter feito um alto investimento em equipamentos no setor de refletores inteligentes.

"Anunciamos nessa edição do festival, através de uma parceria com a paulista HPL e a italiana DTS, o lançamento da linha de moving lights XM 1200, de 1200W de potência. Foi, indiscutivelmente, nosso maior investimento até aquele momento", lembra, dizendo que "a intenção era atender com conforto ao rider proposto pelo lighting designer do festival, Marcelo "Mazão" Marino".

No ano seguinte, a Luzbel repetiu a dose e surgiu com os inéditos aparelhos XR9, uma versão turbinada do XR7, também da DTS. Em 2008, foi a vez de a firma estrear 40 Giottos e fornecer a luz de platéia do festival.

Além do Festival de Verão, neste ano, a empresa cedeu equipamentos para eventos realizados na região, como o Coca Cola Zero Festival, o Skol Tropical Beats, o Sauípe  Fest e o República do Reaggae.


RELAÇÃO DE EQUIPAMENTOS

Aparelhos
6   Palco SGM (LED)
40 Giotto 400 (SGM)
12 XM 1200 (DTS)
8   Mac 500 (Martin)
8   Mac 600 (Martin)
40 Moving Heads (DTS)
6   Mac 250 (Martin)
20 Atomic 3000
400 PAR 64
250 Setlight
40 Mini brut

Consoles
6 Avolites Pearl
1 Régia 2048 SGM

Efeitos
8   Máquinas de fumaça
12 Canhões seguidores
4   Sky Walker
8   Main Power de 36 canais de dimmer

Estruturas
40 Box Truss
120 Q-30

Luzbel Entretenimento
www.luzbel.com.br
luzbel@luzbel.com.br
71 + 33138404 e 33127181


_______________
Quer ver sua locadora em Luz & Cena?
Mande informações, lista completa de equipamentos
e fotos para
locadoras@luzecena.com.br
e espere a gente entrar em contato.
A idéia desta seção é divulgar locadoras de
equipamentos de iluminação em todo o Brasil.
 

  
Versão para impressão de
“ Edição #110:  mercado” Envie este artigo
para um amigo

 ARTIGOS RELACIONADOS - MERCADO
Reforçando o time (Edição #164 - 14/04/2013)
Desembarque internacional (Edição #139 - 21/02/2011)
Stop Promoções (Edição #114 - 21/01/2009)
N.A. Equipamentos (Edição #133 - 12/08/2010)
Templuz (Edição #144 - 21/07/2011)
Luz & Cena © Copyright 2000 / 2024 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Est. Jacarepaguá, 7655 salas 704/705 - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22753-900 - Telefone: 21 2436-1825