BUSCA
  M&T on-line   em Revistas
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da M&T em seu computador
gravar senha

Edição #239
agosto de 2011
 Revista
Índice da Edição
Audio-Technica AT4080
Coincidindo com esta época em que estivemos falando a fundo dos microfones de fita, tive a felicidade de receber para análise um microfone que justamente usa esta tecnologia, só que com diversos aprimoramentos - o Audio-Technica AT4080.

 Colunas
Lugar da verdade
Trabalhando nas alturas
No seu home studio
Como funcionam os compressores
Plug-ins, etc.
O conceito de plug-in de software - parte 2

 Serviços
Áudio Teste
Downloads
Galeria de Fotos
Cursos
Agenda
Hot Links
Classificados
Loja M&T
Anuncie
Expediente
As novidades da M&T em seu computador

 Enquete
Você tem interesse em utilizar o iPad, tablet da Apple, em suas produções fonográficas?
Sim, pois ele possui recursos que valem ser testados.
Sim, sendo que já utilizei e conquistei bons resultados.
Sim, pois é uma ferramenta útil. Por outro lado, não é autossuficiente.
Não, pois não acredito que poderá acrescentar algo ao meu trabalho.
Não. Jamais utilizaria ferramentas deste tipo.
 
Enquetes anteriores
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
 Lugar da verdade voltar 
Nível de prontice para gravar por Enrico de Paoli
Sim, outro dia eu estava lendo um artigo na web, e este termo me chamou a atenção. Não me lembro ao certo, mas alguma banda comentava sobre o quão prontos estão os artistas independentes quando produzem suas gravações. As dificuldades são tantas - formação da banda, ensaios, repertório, instrumentos, arranjos, produtor (se é que existe um), engenheiro (idem), e por aí vai -, que no exato momento da gravação todos já estão estafados do projeto. Assim sendo, obviamente, o que é captado está longe de ser o melhor. Se já não bastasse a conhecida frieza do estúdio, bem diferente da troca de energia existente em uma performance ao vivo.

Cada vez mais percebo que as preocupações existentes durante a produção de um projeto estão com os valores invertidos. O que você vai gravar e para quê? Você "precisa ter um disco" ou não aguenta mais manter toda aquela obra contida aí dentro de si? Independente do motivo, o resultado tem que ser incrível. Aliás, eu não uso esse termo à toa. Que músicas vai gravar? Lembre-se, não é preciso gravar 12 músicas se só existem 11 que mereçam estar no projeto. Aliás, se você só tiver uma música, também não precisa deixar de gravála porque só tem ela.

Suas músicas não precisam ter metais ou solos de sax. Mas podem ter. Se uma música fica bem com percussão, pode ser que todas as outras não fiquem. O mesmo com os vocais. Qual é o problema de apenas duas ou três músicas terem vozes abertas? Para mim, se a personalidade musical do artista é forte, ele pode variar à vontade na sonoridade, que ainda vai continuar tendo um projeto coerente. Use instrumentos eletrônicos quando quiser sons eletrônicos, é simples assim. E não existe guitarrista melhor ou pior, existe um estilo que combina com aquilo que está fazendo. Um pouco vago, não? Sim, é bem difícil dizer como fazer para soar bem. Entretanto, é bem fácil ouvir algo e perceber que não está legal. Não está? Troca. Faz de novo. Ou, simplesmente, esquece esse instrumento, ou até mesmo a música.

É você quem vai arranjar e tocar? E gravar e mixar, também? Masterizar? Bom, não está escrito em nenhum lugar que é possível, ou não, fazer tudo isso, mas cuidado com o barato que sai caro. Afinal, o mais precioso de tudo é o seu tempo. Você não quer um CD. Você quer um CD bom, ou melhor do que isso!

Escolhido o repertório (gaste bastante tempo nessa etapa, pois, afinal, o repertório é a obra), e concebidos os arranjos e estilos no estúdio (finalmente), não corra. Preste atenção nas pegadas dos músicos. Combinam? Atenção no que vou dizer agora: uma música que soa muito bem, redonda, na hora da gravação, tem chances enormes de soar ótima mixada. Uma música que está estranha, ou engraçada, no dia da gravação, provavelmente não vai soar tão melhor do que isso quando pronta. Grave, regrave, mas não passe do ponto. Descanse e ouça com ouvidos frescos. Nem que sejam frescos depois de apenas cinco minutinhos ouvindo outra coisa. E, finalmente, vá ao banheiro do estúdio e olhe no espelho. Você sente orgulho de quem vê ali? O final desse artigo é a sua resposta (se a prontice ocorreu, ou não)!

 

 

 

 
Versão para impressão de
“Lugar da verdade: Nível de prontice para gravar” Envie este artigo
para um amigo
 SOBRE O AUTOR
Enrico De Paoli é engenheiro de gravação e mixagem ou sound designer. Agora com seu INCRIVEL MUNDO das MIXAGENS, recebe projetos de todo o país para serem mixados, de forma que o cliente fica online

Para entrar em contato, escreva para cartas@enricodepaoli.com.

 ARTIGOS RELACIONADOS - LUGAR DA VERDADE
Ahn? O quê? - 03/04/2006)
Cidade musicada - 01/06/2009)
Trabalhando nas alturas - 03/08/2011)
Quantos anos tem o seu som ? - 01/11/2006)
Vácuo! - 06/12/2010)

Outros artigos publicados em Colunas
Áudio Música & Tecnologia © Copyright 2000 / 2024 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Est. Jacarepaguá, 7655 salas 704/705 - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22753-900 - Telefone: 21 2436-1825