BUSCA
  M&T on-line   em Revistas
LOGIN e-mail
senha
esqueceu sua senha? Clique aqui para se
cadastrar na M&T As novidades da M&T em seu computador
gravar senha

Edição #239
agosto de 2011
 Revista
Índice da Edição
Audio-Technica AT4080
Coincidindo com esta época em que estivemos falando a fundo dos microfones de fita, tive a felicidade de receber para análise um microfone que justamente usa esta tecnologia, só que com diversos aprimoramentos - o Audio-Technica AT4080.

 Colunas
Lugar da verdade
Trabalhando nas alturas
No seu home studio
Como funcionam os compressores
Plug-ins, etc.
O conceito de plug-in de software - parte 2

 Serviços
Áudio Teste
Downloads
Galeria de Fotos
Cursos
Agenda
Hot Links
Classificados
Loja M&T
Anuncie
Expediente
As novidades da M&T em seu computador

 Enquete
Você tem interesse em utilizar o iPad, tablet da Apple, em suas produções fonográficas?
Sim, pois ele possui recursos que valem ser testados.
Sim, sendo que já utilizei e conquistei bons resultados.
Sim, pois é uma ferramenta útil. Por outro lado, não é autossuficiente.
Não, pois não acredito que poderá acrescentar algo ao meu trabalho.
Não. Jamais utilizaria ferramentas deste tipo.
 
Enquetes anteriores
sexta-feira, 1 de dezembro de 2006
 Lugar da verdade voltar 
"O equalizador tá mexendo sozinho." por Enrico de Paoli
Então, estamos mixando uma bela música e claro que a maioria de nós tende a fazer o que a gente aprendeu com alguém. Ou o que simplesmente estamos acostumados a fazer. Novamente estou falando do fantasma chamado paradigma, que nos persegue.

Quem viveu a transição do estúdio analógico para o digital sabe que, há não muito tempo, mesas com automação eram artigo de muito luxo. Como tudo no universo analógico, pra funcionar, tem de haver os componentes físicos. A automação das mesas limitava-se a faders e mutes através de deslizantes motorizados ou VCAs (voltage controlled amplifiers). E como tudo real, não era nada barato. Então, naquela época, engenheiros podiam memorizar nos computadores da mesa apenas o volume e on/off de cada canal. Isso inevitavelmente criou um hábito, que se transformou no paradigma da mixagem estática, ou bem limitada.

Ficamos aproximadamente duas horas equalizando o som do bumbo. esse tempo todo, porque o timbre que se encaixaria na música toda nunca chega. Na intro, o baixo não toca, e o bumbo é tocado bem leve. Quando chega o refrão, chutes à pênalti são disparados contra o pedalzinho e, claro, o som é outro. A nova geração dos engenheiros tem uma alternativa pra isso: o sound replacer. Simples, não? Joga fora aquele timbre que o engenheiro de gravação ficou horas meticulosas captando e substitui por algo usado em várias músicas da última novela. Pelo simples hábito, naturalmente sem culpados, de que automação é para volumes.

Iniciantes tendem a perguntar "qual o jeito certo de fazer algo". E, muitas vezes, o tal "jeito certo" só é assim porque antigamente era o único jeito. Bem-vindos à era digital. A mixagem no computador onde temos automação total, de qualquer coisa. Ora, mas pra que eu quero automação num equalizador do bumbo? Simples. Porque assim você pode compensar aquela falta de médias altas quando o baterista tocou fraquinho na introdução e segurar essas mesmas médias altas e talvez somar um grave quando ele quase furou a pele no refrão. Muito bem, estamos falando de um bumbo que precisa de duas equalizações durante a música. Mas e se o problema for na voz ?

A voz não pode ser substituída por um sample. Pode ser que, na introdução o cantor tenha emitido com menos pressão e, ainda tímido, virava um pouco o rosto do microfone, para tentar ler a letra da música. Acontece que, se ele virar o rosto do mic, perdem-se agudos e médias altas. Porém, se ele se afastar do mic, perdem-se graves. Pois bem, hoje devemos considerar um sistema de gravação em computador como um ferramenta onde quase tudo é configurável, automatizável e possível. Portanto, podemos abrir um plug-in de equalização de seis bandas e habilitar a automação para o ganho de todas elas. Vamos a rápidos exemplos de como isso pode ser útil:

Aquele bolo de grave em algumas sílabas pode ser facilmente resolvido com a banda de  equalização setada entre 125 e 250 Hz. Essas freqüências só precisam ser atenuadas nos momentos em que esse grave incomodar. Aquela voz encaixotada, anasalada, pode ser resolvida com freqüências entre 400 e 500 Hz, nos momentos da mix em que se fizer necessário. Bem, chegou o refrão e a cantora sobe uma ou duas oitavas pra emocionar, a voz perde então todo o corpo e fica totalmente estridente, ferindo os ouvidos... Não tem problema. Justo nessa hora podemos conter por volta dos 3500 Hz e adicionar entre 160 e 250 Hz para sustentar o corpo. E aquele sibilado que continua incomodando em um ou dois momentos da música, mesmo depois que você ficou horas regulando o de-esser ? Nesses momentos, você automa uma banda do EQ setada para 6-7 kHz (tipo assobio), 9-10 kHz (ssssssssss) ou 11-12 kHz (fffffffff)

Um bom hábito pode ser timbrar a voz o máximo possível com o processamento necessário e então inserir um novo EQ no track apenas para automação. Não há motivos para timbres de voz inconstantes durante a música. Temos equalizadores à vontade... Eles mexem sozinhos.


______________
Enrico De Paoli - Após ter tido a chance de trabalhar com artistas como Ray Charles, Djavan, Stanley Jordan,Cidade Negra e Big Joe Manfra, Enrico De Paoli hoje mixa e masteriza CDs e DVDs em seu Incrível Mundo Studio. Visite www.EnricoDePaoli.com ou escreva para cartas@enricodepaoli.com.
Versão para impressão de
“Lugar da verdade: Envie este artigo
para um amigo
 SOBRE O AUTOR
Enrico De Paoli é engenheiro de gravação e mixagem ou sound designer. Agora com seu INCRIVEL MUNDO das MIXAGENS, recebe projetos de todo o país para serem mixados, de forma que o cliente fica online

Para entrar em contato, escreva para cartas@enricodepaoli.com.

 ARTIGOS RELACIONADOS - LUGAR DA VERDADE
Outros Carnavais - 01/04/2009)
Cuidado com o que o engenheiro ouve! - 02/02/2009)
Ahn? O quê? - 03/04/2006)
Masterizar na Mix? (parte 1) - 01/09/2008)
Self-Service na Mix - 01/12/2009)

Outros artigos publicados em Colunas
Áudio Música & Tecnologia © Copyright 2000 / 2024 - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Est. Jacarepaguá, 7655 salas 704/705 - Rio de Janeiro - RJ CEP: 22753-900 - Telefone: 21 2436-1825