|
 |
|
 |
EDITORIAL: Made in Brasil
por Elisa Menezes
|
14/03/2008
|
 |
Atrás do gigantesco palco montado para o show em que a cantora Claudia Leitte estreou em sua carreira solo é que se percebe a quantidade de profissionais e infra-estrutura envolvida na realização de um grande evento. E ali atrás estão todos falando português, do camareiro ao técnico de som, passando pelo diretor de fotografia até o iluminador. Uma superprodução 100% brasileira.
De cima do palco, a 17 metros da areia, vendo os milhares de pessoas que aguardam o show é possível imaginar a responsabilidade de quem está nos bastidores. Vídeos sincronizados com música e luz, câmeras posicionados, no ar, na terra e no mar, bailarinos, trocas de roupa, convidados, elevadores, plataforma, praticável...
Após a apresentação, a festa era da equipe que comemorava o sucesso do trabalho, o alívio de ter saído quase tudo perfeito, fora um problema de retorno aqui, uma música excluída ali. Muitos profissionais que trabalharam no show também fizeram parte da equipe técnica do concerto dos Rolling Stones em Copacabana, mas um deles me confidenciou: a satisfação de fazer parte de um espetáculo desse tamanho, mas totalmente brasileiro, é ainda maior do que ver o show de Mick Jagger e companhia dar certo.
Assim como no Rio, há equipes brasileiras criando e montando superproduções pelo país afora. Como o Festival Verão Salvador, que chegou a sua décima edição este ano e que você pode conferir na página 19. Ou o Planeta Atlântida, festival de música no sul do país cuja cobertura você vai encontrar na edição de abril de L&C. Bom, para quem assiste, melhor ainda para quem trabalha. Que venham mais produções, pequenas, médias e grandes, pois experiência, criatividade e talento nós já temos de sobra.
|
|
|