RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Primeira Vista
Sony DMX-P01
Mixer digital portátil
Sólon do Valle
Publicado em 01/06/2003 - 00h00
Divulgação
 (Divulgação)
Hoje em dia, a tecnologia digital está tão difundida, que equipamento analógico parece um luxo, ou talvez algo muito especial ou até uma curtição retrô.
Na área de gravações de externas, sejam de jornalismo (ENG) ou de dramaturgia (EFP), por incrível que pareça ainda não tinha sido lançado nenhum mixer digital, por mais vantagens que isso pudesse oferecer.
Mas a espera acabou: a Sony está lançando o DMX-P01, um mixer digital de quatro canais, carregado de facilidades operacionais e de alta qualidade, que deverá em curto tempo se tornar um dos favoritos dos profissionais e empresas que atuam na área de gravações externas.

Descrição Geral
O mixer Sony DMX-P01 mede 26,6 × 6,8 × 20,6 cm e pesa apenas 2,2kg. Tem quatro entradas analógicas para microfone ou linha, pode ser alimentado com oito pilhas alcalinas tamanho AA, e tem saídas estéreo. Possui painel de controle frontal e painéis laterais de conexões. E aqui acaba o tamanho pequeno, como veremos a seguir.
O DMX-P01 tem resolução de 24 bits e pode operar com sample rate de até 96kHz.
As entradas analógicas são em conectores XLR, balanceadas, para microfone ou linha. As entradas para microfone oferecem phantom power de 48V, necessário para a operação de microfones a condensador. Há uma entrada adicional Slate, para comunicação, e uma entrada Bus, que permite o acoplamento a outro mixer igual. A saída analógica balanceada estéreo L/R usa também conectores XLR. Há também duas saídas estéreo digitais, sendo uma no padrão AES/EBU, com conector XLR, e outra no padrão S/PDIF, usando conector tipo RCA. Para fones de cabeça, a Sony teve a ótima idéia de instalar duas saídas independentes, uma frontal com jaque P10 e outra lateral com jaque P2, permitindo por exemplo que o operador e o diretor possam monitorar simultaneamente o áudio.
Completando as conexões de áudio, existe um conector multipinos denominado Camera, que permite enviar e receber sinal de áudio da câmera ou camcorder. Com isto, pode-se usar um microfone montado na câmera, ou revisar cenas através do próprio mixer.
Além da prática alimentação interna por pilhas, o mixer pode ser alimentado por uma fonte externa de 12V ou por uma bateria BP-90, comumente usada em equipamento de vídeo. Para cada uma destas duas últimas opções, existe um conector específico.
 
Painel de controle
O painel tem, à esquerda, os controles dos quatro canais de entrada. Além do controle rotativo de ganho, cada canal tem:
" Pan-pot
" Filtro passa-altas com as opções OFF, mais dois presets A e B (freqüências de corte ajustáveis pelo usuário, de 50Hz a 400Hz)
" Ajuste de nível de entrada (trim), de -70dBu a -30dBu para microfone, ou de -30dBu a +10dBu para linha
" Chave Link, para operação conjunta entre os canais 1-2 ou 3-4.
A parte direita do painel tem, em cima, o display multifunção, opcionalmente iluminado.
Para operação em locais de muito frio, existe até um aquecedor de display para que este não congele!
Este display pode monitorar o nível da saída do master L/R, e também o nível de entrada de cada canal; isto pode ser feito com leitura de VU, mais quatro opções de PPM, mais dBFS (dB Full Scale, ideal para gravação digital).


Diagrama em blocos do DMX-P01

Além de medir níveis, o display pode ser usado para modificar os presets de usuário, o que inclui três memórias de acesso rápido a todos os presets, e ainda dez memórias de cena. Os ajustes são feitos por um soft knob com a inscrição Push Enter.

A parte inferior direita do painel é ocupada pelos controles de Master. Os dois controles de ganho L/R podem também ser linkados para operação estéreo. Tanto as saídas de Master como os canais de microfone são equipados com limitadores, importantes para se manter uma boa massa sonora sem o risco de saturar as saídas digitais.

 
Painel frontal de controle

Os canais de saída podem operar em vários modos diferentes: L/R (estéreo normal), L ou R (mono, usando só um dos canais de Master), L+R (mono com os dois canais de Mas-ter), e o útil modo M-S, que inverte a fase dos canais 2 e 4 e cria a matriz para este tipo de captação estéreo. O modo Camera permite a audição do áudio vindo da câmera.

Painéis laterais
Os painéis laterais do DMX-P01 contêm todas conexões do mixer, e alguns controles a elas relacionadas.
O painel esquerdo tem, na parte traseira do mixer, o compartimento para as pilhas e uma saída de 12V para alimentação de receptor de microfone sem fio (ou outro aparelho de baixo consumo), e a conexão Bus para acoplar a outro DMX-P01.
Do centro até a frente, ficam as quatro entradas XLR analógicas, tendo cada uma sua própria chave Line / Mic / Mic 48V. Assim, o phantom power de cada canal pode ser ligado apenas quando necessário.
O painel direito tem, a partir da traseira do aparelho, a saída P2 para fones e a saída Tape Out, também em jaque P2, com o sinal analógico de saída extraído antes do atenuador de saída. A seguir, vêm as saídas XLR analógicas e o conector Tajimi para a câme-ra. Perto da frente do mixer ficam as saídas digitais AES/EBU e S/PDIF. Finalmente, temos os conectores para fonte de alimentação e bateria externas, e a chave Sampling Rate, com as opções 48kHz e 96kHz.
 
Conexões nos painéis laterais


Especificações principais

Entradas:
" Microfone: nominal -70dBu a -30dBu, máximo 0dBu, 2,2k ohms, balanceadas XLR, phantom power opcional +48V
" Linha: nominal -30dBu a +10dBu, máximo +24dBu, 10k ohms, balanceadas XLR
" Bus: S/PDIF, 75 ohms

Saídas:
" Master analógico: -60dBu / -10dBu / +4dBu, máximo +24dBu, 600 ohms ou mais, ba-lanceadas XLR
" Master digital: AES/EBU, 110 ohms, XLR balanceada
" Master digital: S/PDIF, 75 ohms, RCA desbalanceada
" Tape: -10dBu, 600 ohms, P2 estéreo desbalanceada

Conversores:
" Resolução: 24 bits
" Sampling rates: 48kHz ou 96kHz
" Processamento interno em 32 bits

Resposta de freqüências:
" 20Hz a 20kHz (-3dB) com sampling rate = 48kHz
" 20Hz a 40kHz (-1dB) com sampling rate = 96kHz

Distorção e ruído:
" THD: menor que 0,05%
" Ruído equivalente de entrada: -126dBu (IHF-A)

Filtros passa-altas:
" 50Hz a 400Hz com sampling rate = 48kHz
" 70Hz a 400Hz com sampling rate = 96kHz
FIM DO BOX

Sólon do Valle, engenheiro eletrônico, é editor técnico de M&T.


 
 
Conteúdo aberto a todos os leitores.