RSS Facebook Twitter Blog
Revista Luz & Cena
Notícias de mercado
notícias de mercado
Áudio Música & Tecnologia
Publicado em 07/12/2010 - 17h07
Congresso da AES Brasil, em São Paulo

De 11 a 13 de abril, acontece no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo (SP), o IX Congresso Nacional da AES Brasil. Este ano, o evento contará com a presença da presidente mundial da organização, Theresa Leonard, além da vice-presidente para a América Latina, Mercedes Onorato.

Durante o congresso, haverá exposição nos estandes das 30 empresas participantes. Simultaneamente, acontecerão os seminários.

Como uma forma de incentivo ao estudo do áudio profissional no país, o XI Congresso Nacional da AES Brasil reserva espaço para a apresentação de, aproximadamente, dez trabalhos acadêmicos, selecionados pela comissão organizadora do evento. Além disso, a Sessão estudantil oferecerá palestras sobre áudio básico.

Nos dois primeiros dias do evento, as atividades começam às 13h e encerram às 21h. Nestes dias, haverá shows gratuitos do grupo de crianças e jovens da ONG Meninos do Morumbi. No último dia, o congresso funcionará até às 18h.

Confira abaixo a programação do evento:

Dia 11 de Abril - Segunda-feira

Distribuição digital - o áudio na Internet, players e celulares, com Paulo Lima.
Integração de sistemas digitais utilizados em pós-produção, com Adinaldo Neves e Carlos Ronconi.
Sistemas isolantes para estúdios, com José Carlos Giner.
Não-linearidades de alto-falantes, com Rosalfonso Bortoni e Homero Sette Silva.

Dia 12 de Abril - Terça-feira

Sala de audição crítica multicanal, com José Carlos Giner.
Amplificadores digitais , com Rodolfo Rohr.
Masterização DVD, com Carlos Freitas.
Restauração de documentários, com Jade .
Palestra Shure.
Palestra Midas - Aplicações de mesas de áudio digitais.
Projeto de Cluster central, com Homero Sette Silva e Walter Ullman.
Caixas e alto-falantes excitados por amplificadores de corrente, com Rosalfonso Bortoni.
Diretividade de subwoofers, com Salvador Castañeda.
Medições e análises eletroacústicas em diversas plataformas de medição, com Swen Muller e José Carlos Giner.

Dia 13 de Abril - Quarta-feira

Limitando a potência em drivers e alto-falantes, com Homero Sette Silva.
Projeto de line array e aplicação, com Salvador Castañeda.
Mixagem em plataformas digitais e diagrama de fluxo de sinal (AES Estudantil)

IX Congresso Nacional da AES Brasil

Centro de Convenções Rebouças
De 11 a 13 de abril
Av. Rebouças, 600 - Cerqueira César - São Paulo
Tel: 11 3898-7850
e-mail: rebouças@hcnet.usp.br


Curso de áudio básico em Rio Claro

A loja Musical Braguinha, de Rio Claro (SP), promoveu um Curso de Áudio Profissional, na Associação Comercial e Industrial de Rio Claro - a ACIA - ministrado por Wladinei Damálio. O curso abordou, além de noções básicas de áudio, questões relacionadas a microfones, mesas de áudio e equalizadores. Conceitos sobre compressores e limiters, gates, crossover, alto-falantes, caixas, amplificadores e efeitos também foram discutidos.

Studio Eliérim, em BH

O Studio Eliérim fica em Belo Horizonte (MG) e presta serviços de gravação em geral, produção fonográfica e gráfica. Sob a direção técnica de Cristiano Braz, um de seus proprietários, o estúdio está há cinco anos no mercado. Junto com o diretor, trabalham o produtor e arranjador Fabinho Gonçalves e a proprietária e programadora visual Mireille Bruno Braz.

Ocupando uma área de 90m2, o Studio Eliérim dispõe de duas salas - estúdios A e B. O primeiro é composto por uma técnica de 8m2, uma de captação de 32m2 e uma de espera que mede 5m2. Na segunda, há uma sala técnica de 10,5m2 e uma de captação com 16m2. Ambas têm isolação com drywall e sistema box-in-na-box em seu projeto acústico, desenvolvido pelo engenheiro Ronaldo Carvalho.

Os estúdios são equipados com consoles Mackie, com 32 canais, e Behringer, com 24 canais, Eurorack UB2442FX-Pro, caixas Monitor One, da Alesis, e Truth B2031, da Behringer. Alguns dos pré-amplificadores e compressores disponíveis são o Tube Ultraflex, da Behringer, e o Alesis 3630. Para captação do áudio, o Eliérim conta com microfones Shure SM57 e SM58, AKG C3000B, JTS TX-2, entre outros. A mais recente aquisição do estúdio é um Pro Tools Digi 002.

Para saber mais sobre o estúdio e seus equipamentos, acesse o site www.estudiobh.com.br ou mande um e-mail para estudiobh@estudiobh.com.br. Para entrar em contato por telefone, os números são (31) 3421-0598 e (31)3082-3134.

Tudo sobre contrabaixo

A Editora H.Sheldon lança o Dicionário brasileiro de contrabaixo elétrico, do músico Jorge Pescara. Após cerca de 11 anos de pesquisa no assunto, Pescara reuniu teoria e prática em uma única obra. O livro consegue tratar bem de assuntos como notação musical e história do contrabaixo, além de ser repleto de exercícios para desenvolver habilidades técnicas e de alongamento para os dedos. São 470 páginas de conteúdo útil para músicos e admiradores do instrumento. A edição ainda vem acompanhada por um CD de exercícios.

M&T errou

A edição 162 de M&T (março) saiu com um erro de informação. A matéria Do outro lado do Atlântico afirma que a gravação do DVD de Paulo Flores foi feita por Egídio Conde. Na verdade, o equipamento para a gravação foi o de Egídio e quem a realizou foi André Sangiacomo, sob supervisão de Chico Neves.
 
Também erramos ao dizer que Florência Saravia masterizou o CD do Quintal do Semba. A engenheira de som participou da gravação (ao lado de Joselito Oliveira), da edição (junto de Lucas Marcier e Maurício Pacheco) e da mixagem do disco. A masterização ficou a cargo de Carlinhos Freitas, da Classic Máster
 
A redação de M&T pede desculpas por qualquer aborrecimento que essa falha possa ter causado.

Disconildo agora com loja de seminovos

Quem quer se desfazer de equipamentos usados ou obter material em bom estado por um preço em conta já tem novo ponto de encontro no Rio.

É que a Disconildo inaugurou no início de 2005 uma loja de Seminovos.

Localizado na Rua da Constituição, número 33, no mesmo  endereço da loja para DJ e áudio profissional, o estabelecimento vai aceitar equipamentos como pagamento para a compra de itens também usados.

Mais informações pelo telefone: (21) 3852-1131.

Tukasom estréia line array EAW KF 760

A Tukasom estreou no Festival de Verão do Guarujá (SP) seu novo line array, adquirido em outubro do ano passado, o EAW KF760. O festival foi escolhido para a estréia por causa de sua diversidade de gêneros musicas, explica Tuka, proprietário da locadora de som.

Ele garante também que o namoro com a EAW já é antigo. "Todos sabemos que a linha da EAW é muito flexível, que você pode utilizar esses equipamentos em diversas aplicações e em diferentes gêneros musicais, além da robustez que a estrada exige", elogia Tuka.

O proprietário da Tukasom conta que foi depois de algumas audições das KF760, KF761 e de suas potenciais concorrentes, que a equipe da Tukasom chegou à conclusão de que não havia dúvida sobre em qual line array investir.  "Normalmente, em um sistema com a tecnologia line array, temos uma sensação de pouca potência, em função da baixa distorção e fase coerente do sistema. Tivemos uma grata surpresa quando uma KF760 rende mais de 140dB SPL, o que é considerável para essa tecnologia. Opiniões? Podemos dizer que após a primeira audição  a preferência foi unânime",  diz.

Ainda de acordo com Tuka, tudo correu bem durante a estréia do equipamento. A parte mecânica do sistema é simples e funcional. "[Acho que este line array prova que] toda vez que há pesquisa, projeto, empenho e experiência, o resultado é o melhor que se pode obter com a tecnologia do momento", afirma.

O Terço celebra sua volta aos palcos

Depois de anos, a banda de rock com influências progressivas O Terço está de volta ao cenário musical. Com Flávio Venturini (teclados e voz), Sergio Hinds (guitarras e voz) e Sérgio Magrão (baixo e voz), o grupo se apresenta no dia 4 de maio, no Canecão, no Rio de Janeiro, para comemorar o retorno com a gravação de um DVD.

Produzido pelos selos independentes Elemental Records e Caleidoscópio Produções Artísticas, o show terá em seu repertório canções dos discos Casa encantada e Criaturas da noite, com os mesmos arranjos da década de 70, época em que foram lançados. Algumas participações já estão confirmadas, entre elas a de Marcus Viana, a do grupo Sagrado Coração da Terra, a de Ruriá Duprat e a do baterista Sérgio Melo.

A direção artística, a mixagem e a autoração do DVD ficam por conta de Paulo Henrique Castanheira e sua co-produção é da Elemental Records e da BR-Plus. Carlos Ronconi assina a gravação. A produção executiva do DVD é de Analu Paredes.

Completando a celebração, a Elemental Arts relançará o álbum O Terço ao Vivo, de 1976.

Além do Rio, o grupo se apresentará no dia 17 de junho, no Chevrolet Hall, em Belo Horizonte (MG).
 
Conteúdo aberto a todos os leitores.