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Revista Luz & Cena
Produto
Harrison Mixbus - Versão 3.3
Olhando para o futuro, pensando no passado
Manny Monteiro
Publicado em 12/06/2016 - 00h00

A Harrison é uma empresa norte-americana que fabrica mesas para estúdios de gravação com uma longa história de importantes conquistas na área de áudio profissional. Incontáveis discos antológicos foram feitos nas mesas Harrison, de artistas como Michael Jackson, Queen, Abba e Led Zeppelin, para mencionar alguns, que têm gravado e mixado seus trabalhos nestes consoles desde 1975.

Até os dias atuais a Harrison mantém sua reputação em mesas de gravação e mixagem para cinema, tendo instalado suas mesas digitais, que chegam a custar mais de um milhão de dólares, em alguns dos maiores estúdios e teatros de dublagem de cinema do mundo.

O Mixbus, tema deste artigo, é a empreitada da empresa para aplicar sua especialidade - a incrível sonoridade analógica em mesas digitais - em um sistema DAW (Digital Áudio Workstation). Ao invés de construir um sistema DAW do zero, a Harrison achou que seria uma ideia melhor pegar uma infraestrutura já existente e modificá-la, adicionando novos componentes redesenhados.

O Ardour (www.ardour.org) é um workstation que funciona em diversas plataformas (MAC/ PC/ Linux) e tem uma grande base de usuários, além de oferecer a habilidade de ter a sua configuração e programação modificadas. Os engenheiros da Harrison usaram a fundação deste software, mas fizeram algumas sérias modificações.

O Mixbus disfruta de processamento multicore, disponível em 32-bit e 64-bit. O número de canais mono, estéreo e busses adicionais são restringidos apenas pelo poder de processamento do computador utilizado. O Mixbus apresenta funções que normalmente são reservadas para produtos muito mais caros, como gerador de LTC (SEMPTE) com função sync, abertura e fechamento de visualização de vídeo e "undo persistente" (pode-se utilizar a função undo mesmo depois de se fechar e reabrir a sessão!).

O Mixbus tem controle de input trim, além de funções de mixagem totalmente automatizáveis, e funciona com até dois monitores de vídeo. Naturalmente, o Mixbus também ofecere a opção de se criar canais MIDI e abriga um MIDI Tools Kit com mais de 50 plug-ins. Logic Protocol ou

Generic MIDI foram os padrões adotados pela Harrison para os Controlers MIDI compatíveis com o Mixbus. O Mixbus depende do "Jack", que é um servidor de áudio de baixa latência gratuito (jackaudio.org). O Jack funciona como um patchbay dentro do Mixbus, viabilizando a comunicação entre aplicativos compatíveis de coreaudio, permitindo, assim, a transmissão de áudio entre estes diferentes programas.

TRABALHANDO COM O MIXBUS

À primeira vista, novos usuários do Mixbus vão achar o software um tanto familiar. O programa pode ser operado com um mouse de dois botões, embora o mouse de três botões com anel de rolagem seja altamente recomendado pelo fabricante. Existem apenas duas janelas principais: Editor e Mixer. O Editor, além de apresentar do lado esquerdo o channel strip do track selecionado, apresenta, na parte de cima da tela o timeline, os marcadores, o transporte e opções de edição.

Os tracks de áudio seguem o arranjo horizontal convencional, e os plug-ins, automação e outros controles ficam superposicionados ou apresentados separadamente de forma gráfica abaixo de cada waveform. O transporte e opções de edição estão todos apresentados na parte superior da página. A janela de edição pode ser expandida para full screen, ganhando de 15% a 20% de espaço para que se possa executar edições precisas em sessões que contenham muita informação.

A janela de edição é moderna e apresenta funções altamente profissionais, como a sobreposição com transparência entre os áudio clips, além de funções de trim e fade de fácil acesso. Uma barra lateral, que pode ser ocultada pelo usuário, apresenta a administração de regiões, além dos tracks e grupos. Cada canal suporta saídas diretas, todas configuráveis, utilizando o software adicional Jack, que transforma o Mixbus em um gravador multipistas.


O mixer é exatamente como o de uma mesa de mixagem analógica real. Cada canal já contém embutidos equalizadores semiparamétricos de três bandas com filtro passa-altas modelados a partir dos consoles analógicos Heritage, da Harrison. Tratam-se de equalizadores bastante musicais, no quais, conforme o volume de uma frequência é aumentado, o sino ou fator de mérito do equalizador vai se fechando.

O mixer já vem carregado com master fader e oito mix busses. Cada canal apresenta um botão post fader que pode ser utilizado como effect send ou submix para cada um dos oito mix busses. Também em cada canal encontram-se compressores com quatro modos diferentes de operação: Leveler, Compressor, Limiter, e Sidechain. O master Fader vem equipado com um "K-Metering", sistema de medição criado pelo famoso engenheiro de áudio Bob Kat, que tem como foco a média de volume próximo a 0dB VU enquanto permite 14 dB de margem dinâmica.

O master fader, que também abriga um brickwall limiter com função lookahead, e os oito mix busses vem acompanhados de leitores de VU estilo analógico, que indicam quantidade de saturação de fita introduzida pelos botões de drive adjacentes, permitindo se regular a quantidade de sonoridade "vintage" analógica em cada um dos mix busses e master fader.


Os mix busses e master fader apresentam equalizadores stereo de três bandas, com frequência fixa nos shelving de graves e agudos e semiparamétrico nas frequências médias. Oferecido ao mercado por um preço bem competitivo, o Mixbus pode ser adquirido e baixado pela Harrison Web Store em http://harrisonconsoles.com/site/store-mixbus.html.

Vejo no Mixbus a revelação surpreendente de um novo sistema DAW no mercado de áudio profissional, com funções de edição altamente profissionais, que irão, sem dúvida, melhorar ainda mais a cada nova versão e com uma janela de mix como a que sempre sonhamos... Um console de um milhão de dólares em versão virtual.


ADICIONANDO PLUG-INS

Além de ser compatível com a maioria dos plug-ins de diferentes desenvolvedores nos formatos AU para Mac, VST para Windows e LV2 e LADSPA para Linux, que podem ser inseridos pre ou post fader nos tracks de áudio do Mixbus, a Harrison Web Store oferece um considerável número de plug-ins originais para o Mixbus, desenvolvidos a partir dos famosos plug-ins utilizados nas sua afamadas mesas digitais. Entre eles, destaque para Plugin Essentials Bundle, Character Plugin Bundle, XT-DS De-Esser Plugin, XT-EG Expander/Gate Plugin, XT-EQ Equalizer, XT-ME Mastering Equalizer, XT-MC Multi-Band Compressor e XT-LC Lookahead Compressor.


Também há plug-ins desenvolvidos por importantes parceiros, todos com excelente sonoridade e operabilidade, destre os quais estão o ArdourXchange, x42-Meter Plugin Bundle e x42 - 4 Band Parametric EQ.


Manny Monteiro é produtor fonográfico vencedor do Prêmio Sharp e engenheiro de áudio formado pelo Institute of Audio Research NYC. É diretor do Curso Dinâmico de Áudio, sediado na Faculdade de Música Souza Lima (www.cdaudio.com.br), em São Paulo. Contato: cdaudio@cdaudio.com.br. Para saber mais, confira sua página na Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Manny_Monteiro.
 
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